Caminhos da Lei

Caminhos da Lei John Grisham

Resenhas - Caminhos da Lei

Guilherme 11/04/2024

Este livro é um compilado de John Grisham com histórias curtas das mais diversas do seu repertório que tem como tema ou mesmo pano de fundo o mundo jurídico americano e questões sociais que com certeza geram grandes debates. Vale sim a leitura.

Neto.Antonelli 30/08/2023

Boms contos
Histórias curtas, personagens bem desenvolvidos, mas não consigo colocar esse livro de contos dentro do patamar que JG sempre foi conhecido. Vale, mas não espere tanto.

Mauro 19/03/2023

Interessante, mas não é o melhor do autor
Fazia tempo que eu não lia algo de John Grisham. Ele é um escritor de BestSellers que na maioria são suspenses que se passam no mundo jurídico.
Este livro, porém, é diferente. O único livro de contos do autor, com um nome traduzido enganador em Língua Portuguesa. Em inglês o livro se chama "Ford County" (Condado de Ford) pois conta histórias que se passam na fictícia localidade do Mississipi, que Grisham usa em alguns de seus livros. Mas aqui, o livro se concentra em contar 7 histórias onde o mundo jurídico é apenas tangencial à história principal, concentrando-se mais em casos fora do comum que ocorrem no interior dos Estados Unidos. Cinco das histórias possuem um humor sombrio, enquanto outras duas são mais sérias. É um livro interessante, mas longe do melhor do autor.
Nota: 6,5

bernadete.dalla 06/02/2023

O livro apresenta contos sempre com a participação de advogados, todos como plano de fundo a cidade de Clanton.

mere 01/07/2022

Um livro que não me pegou. Não é todo ruim. Um livro de contos. Não sou fã de contos. Mas gostei de dois.

Mara.Soares 02/01/2022

Diferente dos outros livros de John Grishan, esse não me agradou. As histórias são interessantes, mas os finais são previsíveis. Fiquei, em cada história, criando expectativas, esperando uma virada, um ponto alto, mas nada. Não me agradou.

Pandora 28/02/2021

Li este livro para um grupo de leitura. Nunca havia lido nada do John Grisham. Talvez o escolhesse há alguns anos, mas atualmente tenho procurado por leituras mais incômodas, que me fazem refletir por muito tempo após o término. Porém, adoro contos e devo reconhecer que achei estes aqui muito bons.

É inegável que o autor tem o domínio técnico da escrita e uma ótima construção de personagens. Também sabe criar histórias interessantes, colocando pontos de tensão na medida exata. Talvez pelo próprio formato, há algumas coisas que ficam sem explicação, mas que não me incomodam. Num livro de contos, em geral, há altos e baixos, mas Grisham consegue manter um nível aqui. Gostei de todos os contos; uns mais do que outros, lógico, mas nenhum que eu não tenha gostado.

Outra coisa que achei bacana é que mesmo tratando de temas sérios, há leveza. Também achei bem colocada a ordem das histórias: fui do riso às lágrimas e o conto final, Garoto Estranho, fechou muito bem esta série de pequenas narrativas. Me diverti com as trapalhadas de uns caipiras em Memphis; partilhei a angústia de uma pobre mãe; fui cúmplice de um advogado mau-caráter; observei a transformação de um pacato cidadão em jogador profissional; testemunhei a triste sina de uma família; observei o ardiloso plano de um funcionário de asilo e no fim me deparei com o retrato de uma bela amizade e a ideia de que é isso que fica. É o que importa, afinal.

Enfim, foi uma boa experiência.

danda 11/02/2021

Pequenos contos.A maioria não gostei. Foram muito resumidos. Gostei de fato,de uns 4.

Viviane573 25/01/2021

Livros composto por vários contos
Um livro de John Grisham diferente dos outros, pois é composto de 07 contos e não de uma história única, como geralmente são os livros dele. Achei interessante esse formato. Gostei dos contos, prenderam minha atenção, me fizeram querer lê-los inteiros para saber o fim.

Rodrigo 15/09/2014

Não recomendo
Gosto bastante dos livros do John Grisham mas este realmente não recomendo. Nem parece livro do mesmo autor.

jota 10/06/2013

Contos de Grisham
Há quem afirme que John Grisham não passa de um fabricante de best-sellers, mas isso não me incomoda de modo algum: já li vários de seus livros com histórias de crimes, prisões e tribunais, que quase sempre me agradaram bastante.

Em Caminhos da Lei temos sete histórias curtas (média de 45 páginas cada uma) e quase todas são ótimas: se esticadas um pouco pelo próprio Grisham certamente resultariam em bons livros e até mesmo em interessantes filmes se adaptadas para a tela grande.

No primeiro conto, A Corrida do Sangue, extremamente bem-humorado, temos três amigos que saem de casa para doar sangue a um conterrâneo acidentado e acabam sucumbindo às tentações da cidade grande (Memphis, capital do Tennessee, no caso).

No segundo, Em Busca de Raymond, este um tanto lúgubre e até certo ponto comovente, o personagem principal é um assassino metido a escritor, mas quem rouba a cena é sua mãe, que vai visitá-lo no dia da execução.

Terceiro conto, Os Arquivos-Peixe nos traz um eufórico advogado falido diante da grande chance de sua vida: largar tudo, trabalho, família, etc. e ir viver num paraíso tropical.

Em Cassino, a quarta história, uma dívida inusitada é acertada nas mesas de blackjack. É bom, mas vai parecer o menos empolgante para quem não aprecia jogos de azar.

Depois, em O Quarto de Michael, um advogado é sequestrado para um ajuste de contas com seu passado recente, quando venceu um processo que impossibilitou que uma vítima fosse ressarcida por um grave erro médico. Impossível não se comover com essa história.

Sexto conto, Quiet Haven, é uma casa para idosos que não trata tão bem assim seus velhinhos e vai ser alvo de uma denúncia por um cuidador ali infiltrado, que vive desse expediente.

Por último, e uma das melhores histórias desse livro, temos Garoto Estranho, que é sobre um jovem aidético que vem de São Francisco para morrer em sua pequena (e, como não podia deixar de ser, preconceituosa) cidade sulista.

Gostei muito dos sete contos deste livro que, depois de comprado há quase dois anos, quase me fez ficar arrependido do ato. Engano meu, reconheço agora. Mas não o recomendo para ninguém que busca alta literatura, pois é daqueles que servem muito bem para entreter e muito pouco para pensar. Mas que cumpre fielmente seu propósito. Como quase todo livro de John Grisham.

Lido entre 06 e 10/06/2013.
Arsenio Meira 15/06/2013minha estante
Jair, excelente a sua análise; especificamente dos contos destacados, e mormente a compreensão do livro e dos propósitos do autor.

Neste volume, no entanto, creio que Grisham deu ao leitor algumas pausas para refletir sobre a respeito de alguns episódios da vida humana, como pro exemplo, no citado conto "Garoto Estranho", que você tão bem destacou.

Considerando a brevidade do conto, e por isso o seu elevado grau de dificuldade, Grisham demonstra alguma maturidade literária. Eis uma prova de que se ele quisesse poderia muito bem deixar os thrillers de lado e enveredar por caminhos mais altos.

AH, também pouco se me dá o que acham dele: sou leitor dos seus romances, dentre os quais destaco A Câmara de Gás, Os Litigantes, Tempo de Matar e o Sócio.

Abraços

Joao 09/09/2012

Na verdade, um livro de contos...
Não se vê uma história que envolva elementos do poder judiciário, norte americano. É uma reunião de várias história sobre de como a lei influencia as pessoas. Boa coletânea eu diria.

San... 05/11/2010

Particularmente, prefiro mesmo os grandes livros de Grisham. Embora os contos deste livro sejam bons, por se tratarem de histórias curtas, faltou-lhes espaço suficiente para toda a gama de sentimentos que as obras do autor usualmente despertam no leitor. Tive a impressão que as pequenas estórias narradas nesta obra tratavam-se de esboços para o desenvolvimento de livros individuais e vale dizer que alguns, realmente, dariam ótimas obras, daquelas que ocasionalmente ganham as telas dos cinemas, como muitos de seus livros ganharam.