O Amor de Pedro por João

O Amor de Pedro por João Tabajara Ruas

Resenhas - O Amor de Pedro por João

dora79 02/03/2022

joão guiné e dorival eternos ícones
confesso que enquanto lia não dei a devida atenção e o carinho que esse livro merece. a trama com uma linha do tempo se entrelaça de maneira única e complexa me fez, por vezes perder o interesse, mas ainda bem que decidi reler e pude perceber que OBRA PRIMA de livro eu tive em minhas mãos.

Na 04/03/2021

é um livro marcante e pesado
É pesado e te prende do começo ao fim, por ser uma construção não linear das histórias e encarar a ditadura no Brasil e nos países vizinhos de diferentes perspectivas. Tem cenas que me marcaram muito no livro e te fazem até sentir a dor dos que sofreram aquilo.

Luu 29/11/2020

Um quebra-cabeça narrativo com cenas de ação e emoções
O que mais marca nesse livro é a forma inusitada que o autor decide contar a história. Ele possui 6 focos narrativos, com tempo e personagens diferentes, que se desenvolvsm juntos nos subcapítulos. Esses se ligam por flashback e detalhes colocados de forma espontânea e quase imperceptíveis,amarrando o enredo. Tentar entender o que aconteceu com cada personagem e situar isso no tempo certo, é o mais difícil, enquanto a leitura é bem fluida e fácil.

A história conta sobre esquerdistas jovens e velhos que, por causa da ditadura brasileira, são forçados a fugirem para o Chile, onde ocorre um golpe por Pinochet que os fazem fugirem novamente. No meio disso, muitas cenas e ação e romance, misturados com sentimentos de vingança e medo. Os último capítulo são muito legais de ler e, pra mim, o final do Alemão foi o mais incrivel.

Não me arrependo de todo o esforço que tive ao ler o livro e o recomendo pra todos que tiverem vontade de tentar juntar todas as peças da história.

Ricardo 07/01/2016

O amor de Pedro por João de Tabajara Ruas
O amor de Pedro por João apresenta uma construção bem pouco convencional: com quebra na linearidade do enredo, texto fragmentado e monólogos interiores. O enredo é baseado no período das ditaduras militares na América Latina e trata não apenas das formas de tortura e controle da população pelas ditaduras, mas também da relação de companheirismo e medo em que viviam as pessoas que se propunham, em núcleos organizados, combater e resistir ao governo, lutando por seus ideais. Uma história que retrata desde o início da resistência com assaltos a bancos e sequestros de diplomatas estrangeiros para a troca de prisioneiros políticos até a queda de Salvador Allende no Chile e o exílio político de vários brasileiros na Europa.

Rafaagliardi 30/06/2015

motivos para abandonar
A história do livro retrata as ditaduras do Brasil e Chile, e é uma história muito interessante de se ler, o problema é que a história não acontece em ordem cronológica, os pensamentos das personagens se misturam com o que está acontecendo, e muitas vezes fica confuso quem está na narrando alguma parte da história...
Denise365 15/11/2023minha estante
Precisamos ter muita atenção para não nos perdermos, mas o livro é fantástico. Estou relendo e amando.