Uma criatura dócil

Resenhas - Uma Criatura Dócil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jeane Tertuliano 20/02/2023

Intrínseca
Excelente novela! Dostoievski é especialista em produzir obras que detalham a condição humana de forma visceral, latente. Aqui, um homem enamorado que busca ser amado, sofre de um jeito penoso, mendigando um afeto que não terá.

Cindy 12/02/2023

Esse ano eu não iria escrever resenhas, mas...
Comecei as minhas leituras de 2023 muito bem! Uma criatura dócil é meu primeiro contato com o Fiódor Dostoiévski e com toda certeza não será o único. A literatura russa sempre me deixou bastante curiosa, mas nunca tinha lido nada até então. Anonimato, um casamento, segredos e um narrador que não se pode confiar ao contar sobre a morte da esposa. Esse conto/novela - Não sei definir - me prendeu do começo ao fim com a forma com que o narrador descreve o ocorrido e sempre mantém diálogos com o leitor na tentativa de convence-lo no que diz. Se tem uma coisa que aprendi com Machado de Assis, Clarice Lispector e Agatha Christie é que nem sempre se pode confiar nos seus narradores. Esse é o tipo de texto que mais gosto, em que a desconfiança está sempre presente e não se consegue distinguir o real do falso. Os diálogos são tão carregados de ansiedade e uma extrema necessidade de colocar tudo o que aconteceu para fora que você se pega lendo com rapidez para sentir o mesmo que o narrador está sentindo. Os personagens não são nomeados em momento algum, são apresentados como, dono de uma casa de penhores e a jovem órfã , o que me deixou curiosa quanto a motivação do autor para o anonimato dos personagens, creio que seja para reforçar o mistério envolvido no enredo, mas de certo deve haver algo mais relacionado isso. Ambos os personagens são muito bem desenvolvidos e colocados no enredo, mas o dono da casa de penhores prendeu totalmente a minha curiosidade em conhece-lo melhor. Em seus diálogos ele se derrama e se expõe em cada palavra narrada, mas cada vez mais se torna complexo e misterioso. Sempre que pensava ter finalmente entendido sua personalidade ele me mostrava uma nova face que não conseguia relacionar com as anteriores e tão pouco entende-la. Um detalhe que me deixou bastante desconfortável é a grande diferença de idade entre eles, a personagem tem 16 anos enquanto que ele sempre é descrito com bastante idade, mas isso faz parte de conhecer diferentes literaturas… expor-se a sentimentos bons e ruins. Enfim, eu gostei muito da escrita do Dostoiévski e quero conhecer mais obras dele.

Noblejie 10/01/2023

eitakkkkk
eu achei que só ia passar raiva com esse livro, pra ser sincera.

O papinho machista lá da página 40 não tava entrando na minha cabeça, até chegar mais para o fim do livro e ele explicar o porque foi expulso do exército. Quando ele demonstrou toda aquela necessidade por qualquer um que fosse, qualquer um que simplesmente não o desprezasse... Pra mim foi quando a chavinha virou.

Só queria ter conseguido compreender o lado dela melhor... Daria tudo por uma versão do livro no ponto de vista dela, seria incrível.

**** SPOILERS****

Na minha cabeça, a cena da garota pulando da janela com a imagem da Virgem é lindíssima!!!! Com certeza foi o ponto alto da obra pra mim!

@deize6 01/12/2022

Ai
Meu primeiro contato com o autor, e foi uma bela surpresa, acho que acabei gostando mais do que esperava.

Marcos Santos 07/11/2022

Uma drama familiar que conta a história de um casal que vivem em conflito que não se comunica. onde cada um vivem em sua bolha. uma narrativa curta, porém, bem intensa e com final trágico.

Julia5048 05/11/2022

Me fez lembrar da escrita de Kafka
Primeiramente, esse autor veio antes de Kafka e pelo que parece serviu de inspiração para o mesmo.
O livro retrata os sentimentos de um agiota que se apaixonou por uma de suas "clientes" endividadas que mais pra frente vem a se suicidar (seguindo a linha cronológica em que o personagem conta ) .
No livro nunca é mencionado o nome da protagonista mas consegui entender e interpretar o ponte de vista dela, suas dores e entre outros....
Gostei muito.

Davi.Paiva 11/09/2022

Seco e regular.
Link Amazon: https://amzn.to/3RZzDJ3

Conheci este livro em uma lista de livros que podem ser lidos em um dia. E embora ele seja uma novela, não quis colocá-lo em minha lista de contos, novelas e poesias. Já que ano passado eu listei "Bartleby, o Escriturário" em minha lista de livros lidos, achei que "Uma Criatura Dócil" também merecia isso.

Não foi uma leitura prazerosa e nem foi enriquecedora. Muito menos creio que vou guardar a lembrança por muito tempo. Se eu pudesse resumir o livro de uma forma, eu diria que é a jornada de um homem convivendo com uma mulher amável e que descobre que ela não é tão amável assim com tudo já narrado em flashback em meio a uma narração pra lá de introspectiva. Só.

Não achei a abertura cativante, não vi nenhum diálogo marcante e nem um personagem de camadas ou carisma. Foi tudo muito seco e regular.

Sem mais.

Isis.Borges 30/05/2022

uma criatura perdidinha
A "criatura dócil" é uma órfã de 16 anos, que numa situação de vulnerabilidade, acaba aceitando casar-se com o narrador dessa história, um homem de 41 anos, dono de uma loja de penhores.
A menina ia até a loja de penhores com frequência, porque precisava de dinheiro para anunciar no jornal sua disponibilidade para trabalhar. Com um discursinho de bom moço de que seria bom para ela, conseguiu a convencer e enfim casaram-se.
Ele era louco por ela, mas nada rolou entre eles, Dostoiévski foi muito discreto em relação a isso, mas acho que eles nunca dormiram juntos, o que o deixava louco, ele era um cara perturbado e extremamente tóxico, ele tinha pensamentos doentios do tipo:

"... aos meus olhos ela estava tão derrotada, tão humilhada, tão esmagada, que às vezes torturava-me de compaixão por ela, se bem que, apesar de tudo, às vezes a ideia da sua humilhação decididamente me agradasse. Agradava-me a ideia dessa nossa desigualdade."

Ele gostava da desigualdade, tanto de idade, como de se sentir superior a ela, de sentir que ela deveria ser grata a ele, etc. Eu detestei ele do começo ao fim, ele precisava de uma terapia e não de uma esposa.

Como a história é contada por ele, jamais saberemos porque ela fez o que fez. Mas, uma pessoa não faz isso se está feliz e satisfeita, ela não iria recorrer ao último recurso de um ser encurralado se não estivesse sem um pingo de fé na vida. Fiquei com dó dela, não sei se era uma criatura dócil, mas com certeza era criatura perdida, precisava tanto de uma orientação, acho que sentia muita a falta dos pais.
moumiller 25/11/2023minha estante
com certeza! ele prendia ela, não deixava ela ter liberdade e ela tinha nojo dele tanto que quando ele "beijava o pé dela" ela tinha crises, provavelmente porque ela não sentia atração por ele. com certeza se matou por não ser feliz

Déa 28/05/2022

Para ler com um nó no estômago
Para início de conversa, Dostoiévski nunca me decepcionou, mas também não li tantos livros assim. Que seja! Sobre esse em específico a história vai causando um embrulho na barriga pelas circunstâncias que se sucedem. O narrador cumpre seu papel com maestria, mas seus atos foram a todo minuto questionados por mim. A tal criatura dócil, é dócil e caminha sobre uma teia de aranha, de onde a única direção que tem, é a boca do predador. De formas e fatos que a vida é para a maioria da população, só resta esse caminho de sujeitar-se a um destino insalubre ou tirar a própria vida.

Marina 03/05/2022

Infuriante em momentos, doce em outros. É uma novela incrível que me deixou enfurecida por me emocionar pelo protagonista, um homem que, lendo seu ponto de vista, me dava vontade de arrancar os cabelos de tão frustrante que era. Dostoievski tem um jeito fantástico de nos fazer se identificar pelos mais insuportáveis dos personagens. Uma ótima leitura, quase chorei um pouquinho, mas ninguém viu então não conta.

Ju 25/03/2022

Já imaginava o que viria
Gostei. Foi uma leitura extremamente rápida e que me surpreendeu um pouco com o final, mesmo já esperando algo nesse estilo.

Super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5