Uma criatura dócil

Resenhas - Uma Criatura Dócil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael 14/01/2021

A força filosófica de Dostoiévski
Dostoiévski, que não é preciso explicar a genialidade, trata de um temas delicados com uma extrema coerência filosófica. A ideia de um homem se apaixonando por uma menina de 16 anos, que era "comum" à época, ainda choca. Mas, diante da "normalidade" contida no período, outros fatores se destacam, como o amor aparentemente não correspondido e, por fim, o suicídio. O homem reflete as causas desse fato, do que levou a "jovem dócil" a cometer tal ato.

As reflexões do personagem, que deveriam ser focadas na sua amada, acabam se tornando reflexões pessoais. O rapaz acaba refletindo sobre o seu percurso até ali. A expulsão do regimento, os anos sofridos de mendicância, o início do seu negócio e o que o levou a se apaixonar e levar aquela menina para morar junto a ele. Isso nos leva à ideia de que é tudo sobre si, que apesar do amor relatado pelo rapaz, ele reflete sobre seus próprios atos (mesmo que isso influencie na questão do suicídio). A impressão é que ele nunca conheceu àquela com quem dividia o teto, e que o interesse, mesmo que acobertado pelas declarações, era mínimo. O fim é o arrependimento, o grito desesperado do que já pereceu.

Hofschneider 19/03/2021

basicamente um estudo de personagem e mudanças psicológicas dentro de um casamento arranjado, consegui perceber algumas criticas a esse tipo de estrutura de relacionamento, quanto a falta de liberdade financeira feminina no casamento.

Leonardo 04/07/2011

Dostoiévski e seus devaneios fantásticos
Disponível em: http://catalisecritica.wordpress.com

Estava na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em Brasília, procurando um livro para meu irmão, Reinaldo, que aniversariava justamente naquele dia. Já havia comprado outro livro de presente, mas queria comprar outro. E queria Dostoievski. Ele queria “Os Possessos”, mas este está fora de catálogo, segundo me informou o vendedor.

Vi alguns livros mais conhecidos e acabei deparando-me com este “Uma Criatura Dócil”. Comprei-o por um motivo, eu confesso: é da Cosac Naify.

O fato de eu ter comprado Os Miseráveis, de Victor Hugo e três livros de Faulkner (O Som e a Fúria, para Reinaldo, presente meu e de Eduardo, Luz em Agosto e A Árvore dos Desejos) me deram a conhecer a excelência da qualidade dessa editora. “Reinaldo merece um Cosac Naify”, pensei, o que não deixa de ser uma metonímia que insulta bastante Dostoievski.

Eu nunca havia ouvido falar dessa novela do russo, e como estava com bastante tempo, li ali mesmo, antes de comprar. Já falei algumas vezes que, para mim, a literatura definitiva está toda contida em O Sonho de um Homem Ridículo, de Dostoievski. É um conto perfeito, que resume tudo que eu espero das letras. Enquanto lia Uma Criatura Dócil, uma luzinha acendeu na minha mente, especialmente quando li o seguinte:

“Sou mestre na arte de falar em silêncio, passei minha vida toda conversando em silêncio e em silêncio acabei vivendo tragédias inteiras comigo mesmo.”

O livro fala muito sobre mim, sobre como eu sou naturalmente: amigo do silêncio, sem que isso signifique necessariamente uma coisa boa. Lembro que no começo do meu casamento, quando brigava com a minha esposa, eu simplesmente ficava calado, parecendo o protagonista da história, esperando que ela compreendesse tudo por ela mesma. Como eu ficava calado, eu nunca falava o que não devia, mas também não falava o que devia. E isso era uma crueldade com a minha esposa, essa sim, falante, que esperava por minhas respostas. Com o tempo, fui amadurecendo – é natural do cristão querer ser melhor, superar seus defeitos – e hoje já não pareço tanto assim com o narrador da novela.

Mas como fala forte em mim aquela citação!

Ju 25/03/2022

Já imaginava o que viria
Gostei. Foi uma leitura extremamente rápida e que me surpreendeu um pouco com o final, mesmo já esperando algo nesse estilo.

Super recomendo!

Marcos Santos 07/11/2022

Uma drama familiar que conta a história de um casal que vivem em conflito que não se comunica. onde cada um vivem em sua bolha. uma narrativa curta, porém, bem intensa e com final trágico.

Bottonlina 25/01/2022

Quem realmente é docil? O que é ser assim?
Diversos questionamentos sobre o que é ser bom, justo e dócil. Não se pode apontar a ninguém nenhuma afirmação celestial. É fato.
A moça que peça, o velho que sofre, a raiva refletida nela, o castigo da perda.
Grande pequeno livro. Recomendo!

Julia 17/03/2020

Minha primeira experiência com audiobook
Foi ótimo escutar essa história, pois o narrador dava a ênfase necessária em algumas parte e conseguia passar a gravidade necessária com a voz. Recomendo.

Retalhos e Prefácios 24/04/2020

Descomplicando Dostoiésvski
Dostoiévski é conhecido por escrever histórias densas e este livro traz um bom exemplo dessa característica.
Um homem, sem nome, está diante de sua jovem esposa morta após cometer suicídio. Ele passa, então, a discorrer sobre a vida conjugal dos dois. Indo e vindo em suas memórias, desde o dia em que a conheceu.

Através da mente desse homem, vamos conhecer cada nuance desse matrimônio. Cada dor, conflito, sentimentos aflorados e confusos... Tudo!

E, por mais que em um primeiro momento soe absurdo que um homem resolva escrever em um momento tão delicado como esse, seus devaneios vão ficando cada vez mais realistas.

Temos aqui a desconstrução da bondade humana, realizada de maneira envolvente. No entanto, não devemos esquecer que trata-se de uma narrativa toda realizada através do ponto de vista do narrador, ou seja, do marido.

Um livro bem gostoso e rápido de ler. Prazeroso, reflexivo e baseado em uma história real!

Recomendo muito! Principalmente para quem ainda tem "medo" de ler um Dostô.

site: @aquelaepifania

Jai 05/03/2021

#18 Uma criatura dócil
Este livro é narrado em primeira pessoa, por um narrador confuso que tenta entender o que aconteceu na sua vida conjugal. Apresentando ao leitor o seu ponto de vista sobre os acontecimentos que aconteceram na sua vida.
Recomendo a leitura deste livro.

?Tudo está morto, e há cadáveres por toda parte. Os homens estão sozinhos, rodeados pelo silêncio?.

Marina 03/05/2022

Infuriante em momentos, doce em outros. É uma novela incrível que me deixou enfurecida por me emocionar pelo protagonista, um homem que, lendo seu ponto de vista, me dava vontade de arrancar os cabelos de tão frustrante que era. Dostoievski tem um jeito fantástico de nos fazer se identificar pelos mais insuportáveis dos personagens. Uma ótima leitura, quase chorei um pouquinho, mas ninguém viu então não conta.

Eduarda Sampaio 23/04/2014

Uma Pequena Grande Obra
Uma Criatura Dócil é um livro do submundo, da pobreza e da humilhação. Seus personagens são extremamente solitários, infelizes e atormentados. É uma obra que mexe profundamente com o leitor, justamente porque explora tudo aquilo que insistimos em jogar embaixo de tapete. Não temos aqui personagens adoráveis com os quais nos identificamos. Os sentimentos variam entre pena, asco, confusão e revolta. Esses são personagens acima de tudo marcados por uma realidade cruel e por uma vida injusta. O casamento é para essa menina de 16 anos uma possibilidade de sobrevivência, já que seus pais estão mortos, suas tias a exploram e ela não consegue um emprego. Já para o proprietário da casa de penhores, o casamento é uma chance de ser amado, idolatrado e respeitado por alguém, o que apagaria um passado humilhante e covarde. São duas criaturas à deriva que acabam destruindo-se.

Para ler a resenha completa, clique no link ;)

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/04/uma-criatura-docil-fm-dostoievski.html

Micael 13/07/2020

Vale a pena
Bem leve, rápido e fácil de ler.

Jéssica 14/07/2013

Essa novela, de pouca páginas, certamente é uma ótima ideia para alguém que esteja querendo começar a ler Dostoiévski. Lá estão presente muitos dos elementos da sua escrita. Nessa novela, encontramos o personagem febril de sempre, inquieto e com uma vida interna extremamente intensa e delirante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5