A cultura popular na idade média e no renascimento

A cultura popular na idade média e no renascimento Mikhail Bakhtin




Resenhas - A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Maurino 05/03/2011

Uma imagem fantástica do carnaval.
Este sim, é um livro simplesmente imperdível! Posso dizer, sem sombra de dúvidas,que é um dos melhores que eu já li. Nele,o russo Mikhail Bakhtin, um dos mais importantes teóricos da literatura universal, analisa a obra do mais popular escritor do Renascimento, o padre e médico francês François Rabelais.Construída em estilo picaresco, a partir de uma mescla entre romances, farsas e lendas da Idade Média e do Renascimento, a escatológica obra de Rabelais, marcada pela subversão simbólica dos valores oficiais, expressa a cultura popular européia da época em suas múltiplas manifestações:nos ritos, na alimentação, no vestuário, nos gestos, nas atitudes, no vocabulário, nas festas e na narração oral e escrita. Nessa, que talvez seja uma das maiores obras de estética literária de todos os tempos, Bakhin mostra-nos como a imagem grotesca do corpo na obra de Rabelais, sobetudo em "Gargantua" e "Pantagruel", expressa de forma ambivalente e visceral o imaginário social na Idade média e no Renascimento, sobretudo no que tange ao alegre drama carnavalesco pelo qual todos se tornam protagonistas na simultaneidade entre a morte de uma concepção agonizante do mundo e o libertário nascimento de novos laços entre as palavras e as coisas. Respire fundo e leia-o, com urgência, pois vale a pena!
comentários(0)comente



Taina 16/04/2021

Sobre cultura (e linguagem) popular
O texto do Bakhtin transita facilmente entre diversos campos de estudo: história, sociologia, antropologia...
É um texto que, antes de mais nada, tem a intenção de mostrar a genialidade de Rabelais e a verdadeira contribuição dele à Idade Media: a de ter eternizado as práticas e o linguajar popular de sua época.
Com foco na comicidade, o livro se mostra surpreendente pois faz uma verdadeira imersão social para explicar a cultura da época, os motivos de seus festejos, a ambivalência de sua produção cultural, o provocativo palavreado...
Recomendo este livro não somente aos estudiosos do tema, mas também a todos que gostam de história e que desejam enriquecer seu conhecimento (conhecimento este que não se restringe à Idade Media pois é possível ver inúmeras coincidências desse período com os dias atuais!).
Leitura fácil e prazerosa.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR