Introdução ao pensamento de Bakhtin

José Luiz Fiorin

Resenhas - Introdução ao pensamento de Bakhtin

Daia 29/04/2021

Leitura que ajuda
Li como leitura completar da faculdade e me ajudou a entender os gêneros de Bakthin. É uma leitura tranquila e cheia de explicação e principalmente exemplos.

Leandro257 06/05/2022

Conhecendo o universo bakhtiniano
[Concluído em 13 de abril de 2022]
Livro indispensável a todos os estudantes iniciantes de Letras. Adorei a escrita do Fiorin, um livro simples, bastante didático e rico em informações.

Prof. Wollace Silva 18/02/2023

Introdução ao Pensamento de Bakhtin
Quando o livro é escrito por José Luiz Fiorin, pode começar a ler sem medo que vale muito! A leveza com que ele aborda cada tema do Escritor Russo Bakhtin é louvável!
Fiorin começa conceituando compreensão e discurso, trazendo - com as palavras do próprio Bakhtin - que não existe discurso puro, uma vez que é de caráter absorvedor e heterogêneo. Também traz o conceito de forças centrípetas e centrifugas, ptolomaicas e galileicas presentes no discurso.
Mais à frente, a intertextualidade e o terceiro conceito do dialogismo Bakhtiniano entram em forma para que possamos migrama para os gêneros do discurso, que por sua vez, se trata de qualquer meio pelo qual o discurso toma forma, este texto que vos escrevo por exemplo, é um gênero discursivo, assim como os possíveis comentários que surgirão - ou não.
A obra é riquíssima! Em meios simples, Fiorin nos apresenta o pensador Russo e de maneira clara e objetiva conseguimos entrar em sintonia com o seu pensamento acerca dos discursos e o romance.

laricanrs 23/10/2022

O homem que eu ouço tanto sobre mas nunca tinha estudado nada sobre
Peguei esse livro na intenção de conhecer melhor o pensamento do Bakhtin e acabei gostando até demais das suas teorias, já coloquei mais alguns dele e sobre ele na minha listinha de estudos. Tudo que é trazido nesse livro com uma linguagem fácil e com ótimos exemplos, é muito bom, pois cria aquela ponte entre quem está lendo e quem escreveu. Realmente uma ótima introdução para quem está começando e não sabe por onde começar.