Breve historia do pensamento filosofico de S.Martin e J.Boehme

Breve historia do pensamento filosofico de S.Martin e J.Boehme Adilio Jorge Marques



Resenhas - Breve historia do pensamento filosofico de S.Martin e J.Boehme


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Adilio 21/08/2010

Influência destes pensadores
Provavelmente nenhum pensador influenciou tanto a teosofia dos iluminados e dos românticos quanto Jacob Boehme. Chamado de “O Filósofo de Gorlitz”, Boehme recebeu forte influência das doutrinas de Paracelso, Franck, Valentim Weigel, além de outros autores alquimistas, astrólogos e místicos. Boehme marcou muitas correntes do pensamento europeu dos séculos XVIII e XIX, tais como a martinesista e o pensamento do "filósofo desconhecido", Louis Claude de Saint Martin. Este, sobre o qual trata a primeira parte deste livro, traduziu as obras de Jacob Boehme para o francês e as fez repercutir nos ambientes cultos alemães e franceses. Neste livro busca-se trazer à luz alguns dos temas legados à posteridade por Saint Martin e seus seguidores, com aspectos históricos e filosóficos de cunho idealista-místico discutidos por Martinistas de todo o mundo. Na segunda parte, faz-se breve passeio pelo pensamento hermético boehmista, influenciador do idealismo alemão e de figuras como Fichte, Schelling e Hegel.
comentários(0)comente



Adilio 18/09/2010

Descrevendo Saint Martin e Jacob Boehme
Este opúsculo divide-se em duas partes e pretende abordar alguns aspectos da filosofia dos pensadores Louis Claude de Saint Martin e Jacob Boehme. Ambos, em especial o primeiro, foram relegados praticamente ao esquecimento acadêmico. Propuseram filosofias sobre o ser, a Criação e a Divindade que estavam de acordo com o momento histórico no qual viviam.
O francês Saint Martin, o “Filósofo Desconhecido”, circulou por várias doutrinas, algumas pouco ortodoxas, para refletir o pensamento francês de sua época (século XVIII). Foi influenciado por importantes pensadores, tais como o próprio Boehme, Voltaire, Espinosa, Rousseau e Montesquieu. Viveu e entendeu o Iluminismo propondo, contudo, as bases de um romantismo nascente. Seus livros e pensamentos mostram que buscou também compreender desde o funcionamento da natureza até os alicerces das religiões judaica e cristã, buscando uma unicidade mística e filosófica naquilo que chamou de “Livro da Natureza”.
A segunda parte versa sobre Jacob Boehme, místico alemão que influenciou a teosofia do século XVII e posteriormente dos românticos alemães. O “sapateiro de Gorlitz” foi figura proeminente da corrente místico-filosófica do protestantismo europeu, com vasta produção até hoje mal compreendida. Tais obras, extremamente herméticas, acabaram por influenciar a “NaturFilosofia” ou Filosofia Natural, importante forma de ver o mundo desde os gregos antigos e que acabou por ter participação no desenvolvimento da ciência moderna.

comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR