O Anel do Poder

O Anel do Poder Jean Shinoda Bolen

Resenhas - O Anel do Poder

Eclipsenamadrugada 14/08/2021

Se não tivesse um anel, não faria nenhuma diferença, isso na minha opinião.
O livro é uma explicação de como surgiu o patriarcado, e de como eram os obrigações das mulheres, das filhas mulheres e dos filhos homens, que na realidade é o que vemos ainda hoje nos países de religião islâmicas. Quer dizer são tratadas como seres de 2ª classe. O que não dá pra entender que nos dias de hoje ainda exista praticas dessa natureza. Um absurdo na nossa atualidade..

douglaseralldo 21/07/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANEL DO PODER, DE JEAN SHINODA BOLEN
1 - Integrante da Biblioteca Junguiana de Psicologia Feminina, O anel do poder se propõe a observar a partir da ópera de Wagner, O Anel dos Nibelungos como o ciclo do anel "penetra as emoções da vida real e reflete diante de nós temas que vivemos". Para isso, a autora se dedica "à descrição de cada ópera" combinando comentários baseados na psicologia arquetípica junguiana, a psicologia dos relacionamentos deficiente e do patriarcado;

2 - De acordo com Bolen, ela, "na qualidade de psiquiatra e analista junguiana" tenta ao longo da obra "reconhecer o que tem sentido em termos psicológicos. É com esse "ouvido", e não com o de um músico, que ouvi O Anel dos Nibelungos". Seu olhar volta-se então para "o poder que tem o mito de ressoar nas camadas mais profundas da nossa psique";

3 - Em síntese o que faz a autora no livro é justamente isto, partindo dos arquétipos junguianos ela nos fornece um estudo psicológico dos diferentes arquétipos presentes no ciclo do anel, observando, especialmente, as relações destes com os sistemas patriarcais. Assim, é também uma obra acerca do poder do patriarcado em nossa sociedade e suas reverberações na psicologia humana;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/07/10-consideracoes-sobre-o-anel-do-poder.html

douglaseralldo 21/07/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANEL DO PODER, DE JEAN SHINODA BOLEN

Natalia 06/09/2022

Atravessa os tempos
A análise feita sobre o mito do anel dos nibelungos é um esclarecimento de fácil entendimento até por não estudiosos de psicologia para melhor compreensão do funcionamento do patriarcado na prática de sociedade e nas psiques do homem e da mulher. Além do mais, um aprofundamento no simbolismo das obras de Tolkien que estão em voga atualmente. Todos deveriam ler para melhor aprofundamento sobre a sua própria história.

Tatiana221 04/05/2023

Um dos melhores livros relacionados a psicologia do abandono por pais autoritários, cada parágrafo se torna um soco no estômago, vc nunca mais será igual após ler esse livro.