A Obrigação como Processo

A Obrigação como Processo Clóvis V. do Couto e Silva




Resenhas - A Obrigação como Processo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Rafael Loureiro 04/01/2023

Embora acompanhado de inúmeras citações às doutrinas alemãs, as quais, por vezes, são utilizadas como supedanêo na conclusão das teses propostas, a "obrigação como processo" atende satisfatoriamente ao esperado, demonstrando a evolução do vínculo obrigacional com vista a satisfação do interesse de ambos os contraentes, notadamente quanto ao adimplemento.
comentários(0)comente



Fê Galego 25/03/2021

Uma introdução ao íntimo das obrigações
Esse livro, embora um pouco carregado com uma linguagem que exige um mínimo de conhecimento prévio das bases do Direito Civil - em específico no campo das obrigações - traz reflexão e contexto para entender e adentrar mais profundamente no direito obrigacional e seus nuances
comentários(0)comente



TalesVR 24/06/2019

Obrigações
A partir de uma visão civil-constitucional Clóvis do Couto e Silva traz a ideia de que a obrigação é um processo, uma totalidade dinâmica a qual o fim é o adimplemento do credor. É interessante notar como o método dialético pode ou não ser utilizado, dependendo da interpretação que o leitor utilizar, porém o fato é que credor e devedor não devem ser vistos como partes distintas e abstratas, mas sim figuras situadas no mundo da vida que juntas buscam o objetivo, com seus direitos e deveres.

A parte desse conceito principal, ao longo da obra algumas explicações também vão sendo dadas, como boa-fé, interpretação da boa-fé, inadimplemento absoluto e relativo, etc; o que ao meu ver extrapola o conteúdo proposto de uma forma positiva, isso é ótimo para o estudante.

Obra básica da matéria de Teoria das Obrigações, parte do Direito Civil, e que serve para um primeiro contato com a matéria. É crucial entender a razão da obrigação ser vista como um processo e foi dessa dissertação que essa concepção ''tomou corpo''.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3