A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

clara 18/04/2024

Esse foi meu segundo contato com a elena. só dei uma segunda chance por causa de uma LC incrível. odiei A filha perdida mas AMEI A vida mentirosa.
a escrita da elena me pegou de jeito nesse livro. em alguns momentos o livro é bastante incômodo mas é praticamente impossível parar de ler. não consigo mais pensar em Itália sem lembrar de Giovanna.

Sofia 17/04/2024

Gente? ACABOU DO NADA!!!!!!!! Elena Ferrante pq vc faz isso sempre??? ???? mas como sempre, IMPECÁVEL!! Ameiiiiiiiiiii

Paloma F. 16/04/2024

Eu tinha um pouco de expectativa (não li a sinopse quando baixei o e-book). Jurei que seria algum tipo de drama com adultos, ganhei o drama sendo narrado por um adolescente ? a personagem não entrega carisma e achei bem chatinha. O livro até flui bem, mas não consegui ter nenhum tipo de apego

Erica 14/04/2024

Esperava mais
O começo do livro é mais envolvente, dá curiosidade pra saber o que vai acontecer, a segunda metade é meio arrastada e sem muito sentido. Acho q por ser narrado por uma adolescente o caos é esperado, mas não me agradou mto. O final é bem frustrante.

Anna1924 11/04/2024

Vários tapas na cara, como sempre.
É mto dificil fazer uma resenha boa e original de um livro da Elena...incrível.
Sou suspeita pra falar pq sou apaixonada pela escrita dessa autora, seus livros não passam batidos sem causar nenhum sentimento a quem tá lendo.
Amei acompanhar a Giovanna se descobrir com o passar dos anos enquanto ia vendo que a verdade sobre a família dela ( e sobre a vida ) não é tão simples quanto na infância. O final é tenso e angostiante, assim como o ato que marca a passagem dela pra vida adulta.
Enfim, não sei se consegui dizer muito kkk mas recomendo demais!

Thai 08/04/2024

é bom, mas frustrante
Confesso que não posso dizer que é um péssimo livro, ou com uma péssima história mas ai mesmo tempo não me apeguei a nenhum personagem (só na Vittoria), mas ainda assim todos tem uma complexidade que vai crescendo conforme a Giovanna conta.

Se você gosta de histórias com inicio, meio e fim, tudo bem explicadinho e com boas evoluções de personagens, talvez não goste tanto desse livro assim.

Não sei se gosto do final, além de achar a Giovanna uma chata, típica adolescente (o que me faz achar o livro bem real tbm kkk).

Jaine Franco 07/04/2024

Primeira leitura favorita do ano!
Esse é o segundo livro de Elena Ferrante que eu leio, e assim como ~a filha perdida~ esse também virou um favorito!
Eu gosto muito da forma como essa autora consegue escrever personagens tão complexos e humanos... E nos apresenta a eles de forma tão simples e direta.
Acho que a tetralogia Napolitana finalmente vêm aí! ?

"Por que vivenciar a experiência da morte se depois voltamos à vida por toda eternidade? E que sentido tinha a vida eterna em meio a uma multidão de mortos ressuscitados? Era mesmo uma recompensa ou uma condição de intolerável horror?"

airallis 06/04/2024

Decaiu demais
A primeira metade desse livro é maravilhosa, me cativou muito, eu lia desesperada pra saber mais e mais e mais, mas depois a história inteira mudou, o enredo de antes foi abruptamente cortado e o livro mudou de assunto. Estou decepcionada. Tava gostando DEMAIS da leitura, ia com certeza ser um 4,5, mas um monte de coisa tão sem pé nem cabeça foi acontecendo e o livro acabou decepcionando. Me dá dó dar uma nota de ?razoável?, porque o começo é realmente muito bom, MUITO interessante e envolvente, mas eu tive que fazer tanto esforço pra terminar que não consigo dar uma nota melhor.
sab. 07/04/2024minha estante
dei a mesma nota ?

airallis 10/04/2024minha estante
depois que eu dei a nota fui na hora ver seu perfil KKKK concordo 100% com a resenha

sab. 10/04/2024minha estante
eu também concordei super com a sua kkkkkkk elena infelizmente decepcionou muito nesse ?

Nehctarina 03/04/2024

O inferno é uma garota adolescente
A escrita de Elena Ferrante é leve, flui, por isso sentimos cada momento impactante como uma tijolada bem no meio do nariz.
Ela aborda diversos temas importantes a partir da perspectiva de Giovanna, uma menina que está se tornando adolescente, se despedindo de sua infância e entrando em outro mundo, um mundo sobre o qual Giovanna não sabe nada e não tem ninguém para guiá-la pois os adultos em sua volta apenas mentem.
Muitas de nós não sabemos apontar o exato momento em que a nossa infância acabou e as dores da adolescência nos dominaram, mas Giovanna sabe: Quando ela ouve o seu pai lhe comparando com sua tia Vittoria, uma mulher que ela conhecia por ser má e feia.
Para mim, a Vittoria é quase um ser místico, ela é linda e feia, ausente porém constante e muda a vida de todos que se aproximam, direta ou indiretamente. É uma personagem complexa e extremamente bem escrita.

sab. 31/03/2024

Finalmente li esse livro ? que me trazia tanta ansiedade ?, e posso afirmar, que perda de tempo.

de imediato, eu estava curtindo muito a ideia e a narrativa sendo construída. mas depois de um tempo, notei que estava no mesmo lugar.o enredo promete e não anda muito, sempre volta para a reflexão do fim da infância muito pouco infundada.

todos os personagens são meio insuportáveis ? (e identificáveis) ?, e acaba que depois da metade, a história mais parece ser narrada pela giovanna colocando foco sob a giuliana e o roberto do que de fato algo que deveria ser sobre a giovanna. a gente só acompanha ela divagando o tempo inteiro sobre a relação dos dois, o comportamento encantador do roberto e a insegurança constante de giuliana. as comparações dela de roberto como uma versão de seu pai também são bem discutíveis e pouco desenvolvidas. na verdade, grande parte dos elementos aqui são pouquíssimos desenvolvidos e construídos de uma maneira realmente eficiente. elena ferrante pessoalmente me decepcionou bastante nessa obra.

extremamente fraco, sinto que 'um amor incômodo' e 'a filha perdida' conseguiram criar uma complexidade e uma linearidade bem mais satisfatórias e bem-sucedidas do que 'a vida mentirosa dos adultos'. é um livro de 430 páginas que ainda deixa muito a desejar.

estrelas apenas pela escrita ? que apesar da pouca desenvoltura do enredo ?, me teletransportou pela tamanha expressividade.

Snowxmann 27/03/2024

Ser adolescente é um inferno
Que fase chata da vida em que cada mínima coisa e cada mínimo comentário se entranha em nossa cabeça e abala todas as nossas certezas.
Elena ferrante como sempre consegue dar uma narrativa cativante para histórias do cotidiano (brigar pelo terreno dos pais,que família nunca?), histórias comuns, sem muito apelo mas que a autora consegue tornar intrigantes, curiosas.
Giovana faz todas as escolhas erradas, toma todas as decisões que não deveria e é terrivelmente real e adolescente, tentando sobreviver no desmoronamento de sua vida enquanto passa por uma batalha hormonal e a falta de auto conhecimento.

Mai_peereira 24/03/2024

Segundo livro que leio dessa autora, todos os dois vc n vai gostar dos personagens kkkkk. Mas ela retrata mt bem a vida adulta o dia dia as escolhas que fazemos e em a vida mentirosa dos adultos não é diferente, que família conturbada. Achei meio arrastado no final. Achei meio nada haver o último capítulo +18, mas ok é o q ela estava procurando o livro todo

Beatriz 24/03/2024

A vida mentirosa dos adultos
Primeiro livro que leio da Elena Ferrante. Achei muito interessante ler sob a perspectiva de uma adolescente, entendendo os dilemas do que ela acredita ser a vida adulta.

agostiniaziul 23/03/2024

Angustiante de uma forma boa?
Demorei um tempo para me interessar pra valer por esse livro, achei o começo bem lento e mesmo depois de engajar, fiquei de saco cheio em algumas partes.

Acredito que esse desconforto me ajudou a gostar ainda mais do livro, já que os personagens são completos e despertam todos os tipos de sentimentos em quem está lendo.

Achei tudo muito duramente e lindamente real, sem rodeios e romantizações.

Quero ler mais livros dessa autora.

svmelo 20/03/2024

?Será que é tão fácil ? pensei ? morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver??