A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Angel 15/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
?????Giovanna é uma adoscelente que vive na parte nobre e alta de Nápoles, sua família mostra tem uma opinião sobre as pessoas da parte baixa de Nápoles, que são pessoas sem instrução e dinheiro.
?Giovanna ainda está construindo sua personalidade, e tudo que acontece afeta essa contrução e muda sua opinião sobre a vida.
?Um dia escuta seu pai, que era um exemplo para ela, a comparar com sua tia, uma tia que todos dizem ser feia e sem instrução.
?Daí em diante a mente de Giovanna não é mais a mesma, e ela decide que quer conhecer sua tia, para saber se ela é como dizem, e porque dizem que ela está ficando como ela, será que está ficando feia, como dizem que a tia é?
?Ao conhecer sua tia, ela se apaixona pela forma como sua tia a trata, como uma adulta, como a vida dela é diferente, e ela fica dívidida entre a versão da história de sua tia e de seus pais.
??????, ??? ?? ??????? ???? ??????, ? ?? ?????? ???????? ??? ????? ? ???????? ??????? ??????? ??????? ?? ???? ? ??????? ?? ????? ??? ?? ??? ??? ??? ????????? ?? ????? ????.
?Até que uma atitude de seu pai, destroe completamente o respeito que ela tem por ele, mudando assim sua visão da vida.
??ã? ?á ? ??? ??????????, ?ã? ?á ? ??? ????????. É ??? ?????ã? ?? ?é.?? ???ê ????????, ????????. ???ã?, ?ã?.
?O livro retrata a vida de uma adolescente , sua visão de mundo e seus sentimentos, mostrando como os momentos e palavras afetam a construção do carácter de uma pessoa, e que a história sempre tem dois lados, mesmo que ambos sejam errados.

Paula.Peixoto 14/07/2020

A Vida Mentirosa dos Adultos
A escrita de Elena Ferrante não me prende. É maçante e repetitiva. Se prolonga muito em detalhes pouco relevantes, enquanto deixa de desenvolver aspectos mais interessantes. Já havia tido esse mesmo sentimento quando li sua ?quadrilogia?, porém, como esse novo título veio no Clube Intrínsecos, decidi dar uma nova chance, vai que eu me surpreenderia, não é mesmo?!

Enfim, o início da leitura foi bem ?arrastado? e precisei me obrigar a continuar... Do meio para o fim fluiu melhor e terminou sendo ?menos sofrido?.

O tema é válido para discussões, mas acredito que que o enredo poderia ter sido melhor trabalhado!

Não acredito que futuramente eu tenha vontade de adquirir mais algum outro título da autora (ou autor - afinal, quem é Elena Ferrante, não é mesmo?!).

Carvalho 13/07/2020

Terminei. Finalmente terminei, de verdade não sei se gostei. Teve momentos que pensei em desistir, claro que teve, mais fui persistente. Acho que o problema não só nesse livro mais na vida e a tal da expectativa criada. Confesso que queria muito ler algo da Elena e fui com muita sede pra cima desse livro, porém, quase não rolou, mais como já disse superei a frustação, e depois da página 135 o livro começou a ficar interessante. Enfim, quem for ler e espero que leiam, vao sem muita sede pra esse livro e desde já vos informo, tem personagens extremamente chatos, bipolares (as principais) mais com o decorrer do livro vocês até que os intendem, ou não.

Obs: Essa frase acabou comigo.

?será que é tão fácil ? pensei ? morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver??

Andrea 13/07/2020

Maturidade
Uma fami?lia perfeita. Os pais se amam e sa?o companheiros. A filha e? obediente, estudiosa e tem no pai a figura de um hero?i. Mas um dia a borboleta bate as suas asas e tudo se transforma na?o somente na casa de Giovanna, mas tambe?m a sua volta.

O bater de asas aqui e? quando Andrea, pai de Giovanna, apo?s saber pela esposa que a filha havia tirado notas ruins afirmou: Na?o tem a ver com a adolesce?ncia: esta? ficando a cara de Vittoria. Escondida escutando a conversa, ela espera pela defesa da ma?e, que na?o vem.

Narrado em primeira pessoa e dividido em sete partes, A Vida Mentirosa dos Adultos trata tanto das mudanc?as de uma menina em mulher, do estilo de se vestir, o reconhecimento da sexualidade, seus questionamentos sobre religiosidade, as amizades, o primeiro amor ate? a desmistificac?a?o dos adultos que a cercam. No caso de Giovanna, mais do que perder o olhar de hero?i para os pais, as revelac?o?es sobre os mesmos sa?o desagrada?veis. Entre a ma?goa e o amor, os lac?os sa?o modificados, e ela precisa descobrir quem e?.

Mas apesar da juventude da nossa narradora, na?o pense que o livro e? para adolescentes, pois a leitura e? bastante reflexiva. Comec?ando pelo posicionamento das mulheres da histo?ria, temos ma?es, esposas, amigas, viu?vas e amantes. A devoc?a?o das mulheres adultas pelos homens e? bem curiosa, um amor que resiste as mentiras, e norteiam o seu modo de vida.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2020/07/a-vida-mentirosa-dos-adultos.html?m=1

Jessica 12/07/2020

Definitivamente não gosto de romance
O livro não atingiu as minha espectativa apesar de pincelar em assuntos como traição , diferença social , determinismo , o livro não se aprofunda em nada , não consegui sentir empatia com os personagens ,e falta alguma coisa para que seja mais atrativo, retomando o título , talvez não seja problema essencialmente do livro, talvez por conta que eu realmente não consigo gostar de romances ... No mais a escrita da autora é boa e até fluida , só não teve algo que me prendesse ao livro

Leticia Loiola 12/07/2020

Giovanna
Giovanna é uma pré-adolescente que está descobrindo que seus pais podem não ser tão perfeitos como ela imaginava.
Quando ela decide conhecer a detestável irmã do pai dela, vemos a Giò mudar muitas coisas no seu modo de pensar e agir.
Há algumas reviravoltas impressionantes que fazem com que o leitor queira logo terminar de ler.
A história acontece na belíssima Nápoles e podemos nos sentir realmente dentro dos locais que a Elena Ferrante descreve.
Os capítulos são curtos, muitas vezes não concordamos com o que a protagonista faz e acho que o final poderia ter sido diferente. No geral, é um bom livro e que nos proporciona uma boa visão das questões profundas da adolescência.

Ju Rocha 12/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
La vita bugiarda degli adulti
Autora: Elena Ferrante
Páginas: 429

Essa é uma obra que conta a história da Giovanna, uma jovem de 12 anos que vive com os pais na cidade de Nápoles. Era uma vida perfeita, pais amorosos, atenciosos e uma casa confortável . Até que um dia nossa protagonista, que começou a sofrer com a queda de notas e falta de concentração pra estudar, ouviu uma conversa dos pais e a seguinte frase: Não tem nada a ver com a adolescência: está ficando com a cara de Vittoria

Vittoria era irmã do pai de Giovanna, ambos não tinham contato por desentendimentos que envolveram a vida amorosa de Vittoria anos antes. Porém aquelas palavras ditas pelo pai mexem com Giovanna e a fazem querer descobrir quem é essa tia e porquê ela está ficando com a cara dela. Talvez a tia seja feia, talvez não seja inteligente, talvez, talvez...

Durante as 429 páginas deste livro você encontrará temas como:
1. Busca da identidade
2. Descoberta do corpo e da sexualidade
3. Traição
4. Felicidade x medo
5. As dificuldades de se tornar mulher
6. Religiosidade x castidade
7. Hipocrisia

Sao temas polêmicos com descrições de mudanças do corpo e descobertas sexuais na adolescência, portanto não recomendado para menores rsrsrsrsrsrs.

Brevemente a Netflix lançará uma série sobre este livro, então corram pra ler e se chocar com a vida e os dramas experimentados por Giannina.

Obs.: o final não é dos mais empolgantes, mas não desmerece o lindo trabalho de escrita dessa autora.

Trechos destacados no video:
Você faz bem em ter medo. É preciso sentir medo mesmo quando não é necessário, para nos manter em alerta. (Pág. 66)

O pecado existe: é quando não existe amizade, não existe amor, e desperdiçamos uma coisa bonita. (Pág. 138)

O amor é bom, supera até as longas ausências, resiste a tudo. (Pág. 255)

Obrigada @dialugando por me incentivar a assinar a Intrínsecos.

eiller 10/07/2020

CRIE SEUS PRÓPRIOS CONCEITOS
Quando peguei esse livro, automaticamente verifiquei as últimas resenhas postadas sobre ele. E mais uma vez fui provado a desenvolver minhas críticas acerca das minhas experiências, e não me deixar ser levado pela grande massa.

A Vida Mentirosa dos Adultos tem uma história que flui bem. Não espere encontrar reviravoltas surpreendentes muito menos plots de tirar o fôlego. Ferrante nos apresentou uma vida monótona de uma adolescente como todos nós já tivemos um dia. Decepções com os pais, divergências com parentes, amizades sendo postas a prova, paixões platônicas.

Mas é nessa vida tão comum que consegui encontrar uma história que prendeu minha atenção do início ao fim. Ferrante conseguiu demonstrar beleza nessa trajetória de auto-conhecimento e nos prova que certos remendos em nossa vida só são possíveis quando nos colocamos à prova e estamos dispostos a encarar a fissura do passado que não nos pertence mas que marca pra sempre quem somos.

Concluo então que, nem de longe esse livro é o melhor lido por mim em 2020. Mas definitivamente não foi uma decepção, o que me faz estar aberto a novas possibilidades e histórias escritas por Helena Ferrante.

Monica.Fusco 09/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante.
Mais um livro de Elena Ferrante que não decepciona e mostra bem detalhado os relacionamentos de personagens sempre marcantes.

Taize @viagemliteral 07/07/2020

"O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça das pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores do que os répteis?"

Após Giovanna ouvir aos sussurros a afirmação de seu pai de que ela estava ficando a cara da sua tia Vittoria, a garota imediatamente interpretou que estava ficando feia igual a tia, cuja a fisionomia era desconhecida por ela, mas ouvia muito sobre sua personalidade ruim, então a imaginava não apenas uma pessoa de atitudes feias, mas fisicamente também.

A partir daí, Giovanna começou sua busca por fotografias da família em que a tia estivesse presente, mas esse ato foi totalmente falho; Passou então a arriscar-se pela periferia de Nápoles procurando conhecer aquela a quem foi comparada.

Em suas idas e vindas, ela descobre que nem tudo é o que parece, e que todos, não apenas a tia Vittoria, tem suas feiúras guardadas a sete chaves.

Em "A vida mentirosa dos adultos", acompanharemos uma das fases mais críticas da vida do ser humano: a adolescência.
Dividida em 7 partes e 4 conflituosos anos, veremos toda a trajetória de Giovanna, a menina que necessitava acima de tudo ter sua própria identidade, e não viver a mercê do que os pais, a tia ou as amigas achavam importante.

Elena Ferrante tem uma escrita extremamente crua, e não se preocupou em romantizar os assuntos aqui abordados, pelo contrário, ela fez questão de mostrar a vida como ela é.
Trouxe-nos personagens que podemos encontrar características em qualquer um de nós, afinal, todos temos conflitos e segredos, talvez até algumas mentiras para o "bem geral da nação".

Não posso dizer que essa é uma obra extraordinária, apesar da leitura ser fluida, muitas vezes parece sem objetivo específico, mas, ao final, percebemos que a abordagem do processo de transformação da criança para a adolescente Giovanna, desde seus dramas familiares, revoltas, até sua ânsia por buscar respostas, se compara ao processo que cada de um de nós vivemos entre os 12 e 16 anos de idade - talvez um pouco mais intenso -.

Monolice 07/07/2020

O quanto ignoramos nossa própria adolescência?
Sempre digo que carregamos por toda vida eventos da adolescência, pois é nesta fase que fazemos as maiores descobertas. Marca o fim da infância, das brincadeiras inocentes e a descoberta da própria identidade.
Neste livro, acompanhamos Giovanna, filha única de um casal de acadêmicos, enquanto percorre sua infância protegida para uma adolescência atribulada de perguntas. Mas quem não passa por isso? É assim que Giovanna nos cativa, e nos mantém presa em sua narração. Até mesmo sua preocupação com sua aparência física não escapa, em uma fase em que nos sentimos estranhos no próprio corpo. Com suas dúvidas e curiosidade nata, desnuda e disseca episódios e brigas familiares, até então desconhecidas em sua infância. Crescer é doloroso, a percepção de que seus pais muitas vezes tem comportamentos que eles mesmos ensinaram que eram errados, e essa noção da realidade faz com que a passagem pela adolescência levante tantos questionamentos.
Foi meu primeiro livro de Elena Ferrante, e foi uma leitura muito recompensadora. Elena nos mostra a adolescência de um ângulo fascinante, sem episódios piegas, e logo nos identificamos com Giovanna, inevitavelmente nos recordando de nossa própria adolescência.

Patty 07/07/2020

Me decepcionou.
A Vida Mentirosa dos Adultos nos apresenta a jovem Giovanna que sofre ao ouvir do pai que está ficando a cara da tia, que ela sabe que é feia e odiosa, mas decide conhecê-la para ter certeza e com isso irá descobrir um mundo novo, o qual ela até então desconhecia completamente.
O livro é ambientado na cidade de Nápoles, na Itália, e mostra de uma maneira meio nua e crua a passagem da infância para a adolescência e a vida adulta.
Em alguns momentos até dá para nos identificarmos com a personagem, o que ajudou a leitura a fluir muito bem, de forma que eu não queria mais largar o livro, porém, o final me decepcionou, me deixando com a sensação de "sério? É esse o fim???".
Foi a primeira vez que tive contato com a escrita da autora e confesso que tenho dúvidas se lerei outro depois desse final desanimador.
Enfim, para mim foi uma boa leitura, deu para entender o porque da fama da autora, só que ao meu ver o final poderia ter sido melhor.

Paty Conectando livros lidos 07/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
Livro morno. Eu esperava muito mais, baseada no título. É bem a vida como ela é, na sua grande maioria.Porém sem emoção de nada.

Patricia.Sattler 05/07/2020

O que está acontecendo Intrínseca?
Começa devagar, torna-se instigante e com uma leitura bem fluída, a trama te envolve nas histórias familiares, mas WTF?????? Que final decepcionante!