A Vida Mentirosa dos Adultos

A Vida Mentirosa dos Adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Bru 27/08/2023

Ferrante descreve com detalhes personagens complexos, e que em algum momento da vida identifica com o leitor.

O desconforto que me causou essa leitura em algumas cenas também é característica de encontrei em outros livros que li dessa autora.

22/08/2023

Helena ferrante não erra nunca
Esse livro é absurdamente realista, eu nunca pensei que alguém fosse conseguir explicar tão bem a mente de uma garota de 13 anos, simplesmente me identifiquei com a gianni o livro quase todo

ao mesmo tempo que vemos ela tomar decisões irresponsáveis e péssimas pra ela, conseguimos sentir todas as emoções, os motivos e o desespero dela ao tomar consciência tão rápido do mundo ao seu redor

Daianebcs 19/08/2023

Primeiro
Primeiro livro da Elena que leio. Apesar dela escrever em narrativa que é meu jeito favorito, sem muitos diálogos, essa história italiana de dialetos e napolitana não me agrada muito. Não é um livro ruim, mas tbm não é nada espetacular. Longo demais para um desfecho simplório. Poderia ter metade e faria o mesmo efeito.

Yasmin1031 16/08/2023

Chatinho
Totalmente diferente da escrita que encontrei em Um amor incômodo, cujo achei que era a marca registrada da Elena Ferrante. Esse foi muito divergente, com uma linguagem bem mais tranquila e acontecimentos fáceis de entender. Acontece que... não era o que eu queria dessa vez???? o que eu queria era aquela escrita lírica e filosófica, que nos faz refletir horrores, mas acho que escolhi o livro errado.
Além do mais, me panfletaram que o livro seria para recém adultos perdidos na vida (eu) e recebi sofrimentos de pré adolescência e adolescência :((( oh genteee, panfletem direito!!
Enfim, o livro é bom, sim. Fala sobre muitas coisas, mas principalmente sobre crescer e sobre viver uma vida de expectativas construídas pelas pessoas ao seu redor. É sobre se libertar das amarras dos pais e perceber que, no final, eles também são apenas pessoas confusas, errôneas e perdidas, afinal, estão vivendo a vida pela primeira vez, assim como nós.

Bárbara Lis 15/08/2023

As controvérsias de ser humano
Não há espaço para sutilezas na escrita de Elena Ferrante. Isso faz com que possamos nos identificar muitas vezes com os personagens em algum aspecto. Também é incrível a capacidade da autora de construir uma narrativa repleta de camadas a partir de acontecimentos cotidianos. A história de Giovanna me fez recordar muito os estudos de Psicologia na Adolescência realizados na graduação.

Após entreouvir seu pai comparando-a a sua tia Vitória, uma mulher desprezível segundo seus pais (Nella e Andrea), Giovanna começa a se questionar sobre sua própria beleza e índole. Ela decide então conhecer essa tia de quem nunca sequer havia visto uma fotografia. Esse novo vínculo familiar lhe proporciona uma série de descobertas e (auto)análises, tanto sobre si quanto as relações interpessoais que a cercam.

Desde sempre aprendera a se enxergar a partir da óptica dos pais, sendo a validação deles algo muito importante em sua vida. Crescera testemunhando as grandes discussões de Andrea e seus colegas de profissão, e o admirava por ser tão entendido sobre coisas tão complexas e profundas. Mas tudo muda quando Giovanna ouve o conselho da tia e passa a observar mais atentamente o comportamento daqueles por quem nutria tanta admiração, seus pais.

Cassia_kk 14/08/2023

Vida real?!
Meu primeiro contato com essa autora tão aclamada e já tô super curiosa para ler os outros sucessos.
Consegui me identificar super com a história, achei os personagens bem reais, alguns um pouco exagerados, mas muito bem escritos.

Conseguir fazer várias relações legais. Gostei bastante, leitura bem fluida e gostosa.

Kel 13/08/2023

Como pode a literatura mostrar a vida real?
Acredito que esse livro me trouxe muito mais do que eu esperava, como aquele mano booktuber disse "um livro conta duas histórias, a primeira é a contada pelo autor e a segunda é a experiência do leitor". Esse livro me fez sentir uma mistura de sentimentos dos mais vergonhosos e excruciantes enquanto me jogava nos pensamentos de uma garota que cresce e experiência de forma crua a vida.

Não costumo me demorar na leitura, mas ano passado quando comecei essa, sabia exatamente o que eram esses sentimentos que cresciam na protagonista, inveja, vergonha, raiva, angústia, curiosidade e tristeza. Era claro que ela não desligava o cérebro um segundo sequer, não conseguia não se importar ou não se preocupar com os possíveis pensamentos dos outros, por causa disso tive que largar a leitura tendo percebido que não era um bom momento pra mim, mas hoje eu DEVOREI esse livro e digo com firmeza que o amo e o lerei novamente no futuro.

Eu li naquelas páginas o amadurecimento de uma criança a se tornar mulher e somente outra mulher entenderia o que aquelas últimas sentenças significam.

Bruna.Moreira 11/08/2023

Comecei a ler esse livro 01/01/2022 e fui terminar 11/08/2023 e ele nem é longo e eu nem sou lerda kakaka. Acredito que incialmente a personagem não me cativou, me parecia uma criança muito chata e crítica sem nada a agregar, só petulância e isso me incomodou e me fez por o livro de lado. Mas esse mês eu estava sem dinheiro, então decidi retomar a leitura de livros já comprados e esse livro simplesmente caiu nas minhas graças.

No intervalo de um ano pra mim e alguns meses para a personagem, sinto que nós duas amadurecemos e encontramos um canal de comunicação. Finalmente passei a entender as angústias dela e até a me solidarizar. Esse livro me lembrou muito minha infância e adolescência, só percebemos quão complexa é essa transição de fases quando nos deparamos como um observador externo. Aprendi muito e revi muito de mim mesma e de épocas esquecidas. Elena Ferrante continua como deusa e feiticeira magnética, dona de um escrita inigualável ?

Kah 10/08/2023

A vida mentirosa dos adultos
Fala sobre a percepção de uma adolescente em Nápoles e sua relação com os conflitos familiares, traições, amor, separação, descobertas, amizades e a busca pelo autoconhecimento.

juliapassos14 07/08/2023

Elena Ferrante... que habilidade de criar personagens que nos fazem acreditar que são mais do que personagens, e sim pessoas que de fato existem.

Em 'A vida mentirosa dos adultos', conta-se a história de Giovanna. Uma garota de 13 anos que cresceu tendo o pai como herói, até que o escuta dizendo que ela está se tornando uma imagem de Vittoria (a irmã dele, com a qual tem uma péssima relação e sempre foi taxada como a definição de tudo que existe de ruim). A partir desse momento, Giovanna se vê interessada em saber quem é Vittoria e o porquê do pai ter chamado ela de algo que sempre teve uma conotação tão negativa em sua casa.

A história passa retratando os próximos anos da vida de Giovanna, até sua adolescência, passando por aspectos de traição, de entender que em sempre os adultos falam a verdade, de entender sua sexualidade, inseguranças e medo.

O livro é muito fluido e não consegui largá-lo até terminar a leitura. Doloroso de ler, mas muito bom.

Nidia Lysney 05/08/2023

Elena é uma autora intrigante, consegue escrever sobre assuntos difíceis de forma extremamente fluida. A obra nos apresenta um retrato cru da perda da inocência, da chegada da vida adulta com suas mazelas. A personagem principal tem um pouquinho de Lenu da tetralogia napolitana.

Dani (@danimoura1) 05/08/2023

Deixando de ser menina
"Eu a considerava uma adulta, eu era uma garotinha. Eu certamente não teria sido capaz de uma lucidez tão impiedosa, nos momentos mais críticos, sabia como me esconder até de mim mesma".

Elena Ferrante tem o dom de escrever verdades incômodas sobre o que é ser mulher.

Mari 04/08/2023

Ferranter de carteirinha
O que é essa mulher, gente? Perfeita!!
O livro mostra as indiossincrasias, contradições, confusões mentais e descobertas próprias da adolescência.
Acho incrível e não canso de me surpreender como Elena Ferrante é capaz de sair desconstruindo peça por peça cada personagem, e tornando cada pecinha mais e mais complexa, depois unindo tudo num grande quebra-cabeça confuso, saboroso e tão real, pois somos assim, humanos, complexos e cheios de contradições.
É lindo ver como ela consegue mostrar a quebra das ilusões que muitas crianças criam sobre seus pais e como tudo muda na adolescência, como a vida vai desfolhando novas facetas.
Uma obra-prima.