A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

ElisaCazorla 06/11/2023

Que coisa mais chata!
Dou por encerrada as leituras dessa autora porque, embora seja uma leitura fluida, seus tramas me amarram no começo mas logo depois me perco nos enfadonhos personagens e seus problemas adolescentes sem a menor graça.
Terminei esse porque me obriguei. Os personagens tão interessantes do começo desaparecem para darem lugar aos chatos adolescentes, o que parece ser a fixação da autora nos últimos livros.
Não encontrei a potência que li em Um Amor Incômodo ou Dias de Abandono ou A Filha perdida.
Foi bom enquanto durou, Ferrante, mas tchau, bela!
Silvana (@delivroemlivro) 07/11/2023minha estante
Além da capa medonha...

ElisaCazorla 08/11/2023minha estante
Essa capa é um horror mesmo!

Nalaura9 31/12/2023minha estante
Primeiro contato com a Elena, tinha muita expectativa e gostei até da escrita, mas abandonei. História CHATA, personagem INSUPORTÁVEL e sem paciência nenhuma pras ""questões"" da adolescência.

Nina Madruga 06/11/2023

Resenha meses atrasada
Acabei de perceber que nem tinha feito a resenha desse livro? o que diz muita coisa sobre minha leitura ?

Amo Elena Ferrante e defendo ela SEMPRE. Se ela escrever uma lista de compras eu leio achando bom. Esse livro foi bem a cara dela, com personagens expondo o lado mais cru e humano que existe.

Adoro como ela é meticulosa ao descrever expostamente a puberdade feminina e os desafios da maturidade, as mudanças no corpo e na mente das adolescentes e suas relações com os pais e com a sociedade.

Senti falta de um apego maior aos personagens, como a autora costuma garantir na maioria dos seus livros, e também de um aprofundamento maior nos personagens secundários. Gostei bastante do livro mas não senti tanto prazer na leitura. Aos amantes de Elena Ferrante: vão em frente. Aos que ainda não a conhecem: comecem pela amiga genial :)

Carolina317 21/10/2023

Escrita nua e crua de Elena Ferrante
Adoro os livros dela, sua escrita é muito realista, nua e crua, sem rodeios, sem romântização, mas como as coisas são.
Nesse livro retrata a transição da infância para a adolescência e vida adulta da personagem, de modo a nos recordar as estranhezas desse momento, suas nuances, inseguranças e pensamentos.
A leitura nos faz recordar como algumas verdades e modos de ser adulto é de fato tão peculiar, e muitas vezes sem sentido.
Pensar que a vida mentirosa dos adultos na verdade é uma sátira ao nosso modo de ser gente, nas nossas faltas de verdade com as coisas e com nós mesmos. Que possamos refletir com essa leitura sobre isso, e lembrar que podemos ser nós mesmos, podemos ser mais autênticos e mais despreocupados com as verdades da vida.

profa_ana_paula 19/10/2023

Como é difícil a vida do adolescente
O livro conta a trajetória de uma adolescente que ao mesmo tempo em que vive os conflitos típicos da idade, descobre que a verdade dos adultos nem sempre é tão sólida quanto ela acreditava. O livro é bacana, possui vários elementos da prosa de Elena Ferrante, como miudezas da vida acadêmica e a forte imersão em Nápoles.

Paulinha 19/10/2023

Elena ferrante é elena ferrante e não tem como errar.
Conta a história de uma adolescente virando adulta, todas as decepções e descobertas.
Gosto da maneira que a elena conduz a trama, envolve a gente demais.
Indico, vale a pena

ana !! 18/10/2023

só faltou o final
é um livro interessante, mesmo que não aconteça "nada" (entre muitas aspas) é bom ver o desenvolvimento da personagem e como as coisas mudam ao seu redor
só não gostei que o fim é meio do nada, não acontece nada de extraordinário nele e parece até que a autora morreu antes de terminar o livro e aí publicaram mesmo assim. fora isso também tem o fato de que tanto a protagonista quanto as pessoas ao seu redor estão sempre beeeem pertinho assim de cruzar a linha que tornaria eles insuportáveis.
mas no geral é uma leitura ótima e eu adorei!! além de ser bem rápida e fluida, me fez querer ler mais livros da autora

Alexandra153 18/10/2023

Descreve a descoberta do eu na adolescência de uma rapariga italiana acompanhando a separação dos pais e a construção da sua rede de amizades.
Não surpreendeu, poderia ter ido mais além.

@eusoudanivieira 16/10/2023

A vida mentirosa dos adultos
Meu primeiro contato com a escrita da enigmática ferrante foi com este livro e meu pensamento ao findá-lo foi

'que fim degradante para uma estória idem!'

achei tudo um grande causo digno daquele programa de auditório 'casos de família'

a surpresa foi encontrar nesta narrativa um gênero (por aqui muito) amado:
um romance de formação e, ainda por cima, sob um olhar adolescente!

a narrativa é eloquente, te puxa inteira e de qualquer jeito pra dentro da estória pois mexe com algo inato do ser humano: a curiosidade.

porquê fulana é tão ruim?

(afaste-se dela)

porquê fulano é tão perfeito?

(mire-se em seu exemplo!)

a vida baseada em convenções sociais...

tantos porquês e 'paraquês' numa das fases de nossa vida em que nem sabemos o motivo de estar aqui.

não sabemos lidar com o que sentimos, chissà com o mundo mascarado da vida adulta.

me senti muito envolvida com o que estava sendo contado.

não sabia o que esperar do final, só não esperava aquele final.

o que me leva a sempre questionar:

quem é você quando ninguém está olhando?

Sarah 13/10/2023

Prazo de 5 dias úteis pra concluir o processamento
Quis ler Elena Ferrante porque queria me introduzir ao gênero literário "mulher maluca". esse foi o primeiro livro dela que eu li e preciso concordar com outras pessoas que postaram resenha por aqui... De fato não dá pra ter certeza se é uma boa leitura introdutória à autora

digo isso porque achei a história confusa, não em relação à linha do tempo, mas em relação aos sentimentos e interpretações que ela traz. realmente é uma descrição nua e crua da transição adolescência-vida adulta, da pra ver direitinho a Giovanna saindo da filha ideal pra adolescente que se afasta totalmente daquilo que os pais quiseram propor pra vida dela. Mas, ao mesmo tempo, por ser uma personagem ainda adolescente e que ainda tá se descobrindo, as reflexões interiores não são claras, então você precisa ruminar cada ação dela pra poder entender o que a levou a fazer aquilo - não vou mentir, a iminência de uma traição da Giovanna contra a Giuliana me angustiou demais; ao mesmo tempo, são situações assim que ocorrem no decorrer da história que mostram que, mesmo querendo fugir, ela ainda era muito parecida com toda a família dela. Tem cenas desconfortáveis, tem falas desconfortáveis, e tem diversos momentos em que você só quer dar um chacoalhao na Giovanna, seguido de um abraço.

enfim, talvez seja um livro pra discutir, talvez eu não entenda 100% mesmo o que ele me trouxe, talvez eu só não seja tão maluca ainda a ponto de entender esse tipo de história. A única coisa que tenho certeza é que é engracadissima a forma que ela descreve o personagem dentuço do livro.

Camila Felicio 13/10/2023

"A obediência é uma doença de pele?"
Outro livro incrível da Elena Ferrante!! Mentiras e mentiras, a loucura napolitana, o desejo de fulga, o arrogante que fala italiano e o degradado que fala dialeto! Temas que a Ferrante tanto ama encontramos também nesta obra.... Além de muita traição, que após reflexão eu também cometerei kkk, durante meus 18 anos como leitora sempre tagarelei sem pestanejar que a Allende era minha alma literária, pois veio 2023 e trouxe à luz meu lado Ferranter!
Estou apaixonada por esta mulher, até minha má experiência com "Um amor incômodo", não foi de todo mal, foi.. incômodo mesmo... Tanto que farei releitura, quem sabe minha versão de 2023/2024 entenda melhor o livro!
Sobre "A Vida mentirosa dos Adultos" eu me surpreendi com a fluidez, achei muuuito mais fluído que a Amiga Genial, super profundo, tenso e cheio de momentos hiper marcantes, e como todo livro que já li da autora, passei do amor ao ódio com
vários personagens, neste caso com Vittoria e Andrea!
Super recomendo, mas não creio ser uma boa leitura inicial!
Fabio 13/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Camila! ????
Adorei!

Camila Felicio 13/10/2023minha estante
Obrigadaaaaaaa!!!!!! tou apaixonada pela autora kkk

Fabio 13/10/2023minha estante
Percebi, Camila kkkkkmk, e sua empolgação está me empolgando a ler mais livros dela! ?

Camila Felicio 14/10/2023minha estante
KKKKKK Queeee bom!!!!!!! Quero ver se sigo a tetralogia dela ?

Fabio 14/10/2023minha estante
Vou acompanhar todas as suas atualizações!?

Camila Felicio 14/10/2023minha estante
??

@wesleisalgado 12/10/2023

Catastrofés do cotidiano
Esse é o primeiro livro da autora que eu leio, já tinha assistido a adaptação de A FILHA PERDIDA, e tive exatamente a mesma sensação. Eu ficava esperando uma grande virada ou um grande desastre em algum momento da história e ele nunca veio. E o modus operandi de escrita dela é aparentemente esse, nos fazer encarar as catástrofes cotidianas.

Achei a escrita bastante segregada para um público feminino, sendo a perspectiva da Giovanna durante todo o livro, o que muitas vezes não me prendia apesar de ter capítulos relativamente curtos. Estou assistindo a adaptação na NETFLIX e achando também bastante mediana.

Michele394 10/10/2023

Descobrindo Elena
Foi minha primeira leitura da Elena. Acho que criei expectativa demais. Mas a leitura é boa, fluida. Um mergulho na vida adulta tal qual ela é. O choque de realidade da saída da adolescência, de sair da fantasia sobre os pais.
Recomendo, mas vá sem muita pressa. É uma leitura leve e reflexiva.

Marina 09/10/2023

Gostei muito da leitura. Um texto fácil e ágil que prende desde o início.
Através de Giovanna acompanhamos a entrada na vida adulta. Um tempo confuso, mas que nos define. E pode nos dobrar.
Recomendo!