A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Dandara Sousa 01/07/2020

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS
Um livro muito aguardado pelos fãs da autora e que já chegou dividindo opiniões. Particularmente, não tive uma boa experiência.

Começando pelos personagens, são desinteressantes e não me fizeram sentir empatia por eles. Até mesmo Giovanna é um pé no saco. Mimada, egoísta, egocêntrica, acha que tudo gira em torno dela, que tudo tem que ser dela e por ela e com ela, só ela …. ranço amores!

Até tentei entendê-la pois é uma adolescente que tá passando por momentos difíceis e tem que enfrentar sozinha o turbilhão de incertezas que a vida dela se tornou. Mas mesmo assim é uma personagem chata.

A história é rasa, com reviravoltas que deveriam ser instigantes mas que só me deixou cansada. Algumas relações têm um longo desenvolvimento enquanto outras são completamente superficiais.

O final é mal resolvido e tem uma solução muito rápida. A narrativa serve como um amadurecimento para a Giovanna mas de repente ela encontra a luz e tudo se resolve.

O livro tem um bom potencial para gerar discussões sobre a hipocrisia da vida adulta mas o conteúdo se perde e se limita apenas a alguns momentos que te tocam mas logo são esquecidos.

Um ponto positivo é que a autora não separa os bons dos maus. Aqui não existem mocinhos e vilões de forma caricata. Todos tem seus aspectos positivos e negativos. E as decisões que cada um toma são as que definem o rumo das consequências.

Esse é o meu primeiro contato com a autora e a escrita dela é muito satisfatória. Simplesmente não dá vontade de parar. É uma leitura bastante confortável e que te prende muito fácil.

Mesmo não gostando de nada do enredo nem dos rumos da história não conseguia largar o livro de tão imersiva que eu estava.

site: https://www.instagram.com/p/CCEBOgXD4kI/

Cley 01/07/2020

Nápoles, década de 90.

"Dois anos antes de sair de casa, meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia...
Não tem a ver com a adolescência: está ficando a cara de Vittoria."

Esse comentário, feito pelo pai de Giovanna, desencadeia uma curiosidade pela sua tia, uma mulher que, segundo seu pai, só pensa em si desestruturou toda a família. Isso causa em nossa protagonista uma onda de pensamentos que farão com que ela mesma tire a prova e entenda se Vittoria é quem seu pai diz ser ou não.

Essa leitura foi minha primeira experiência com a escrita da Ferrante, uma autora que tinha curiosidade em conhecê-la, pois, suas histórias tecem uma linha que aprecio: drama familiar.
Narrado do ponto de vista da Giovanna, distribuída em sete partes em que cada uma exibe pontos específicos da vida da protagonista, a obra é uma configuração de um crescimento regado a muitas inverdades.
Através dos pensamentos da Giovanna, percebemos uma garota que descobre que nem tudo é o que parece, que os adultos escondem coisas que eles querem que fiquem escondidas.

A escrita da Ferrante não é uma linguagem difícil de ser compreendia, porém, sua maneira poética e culta de narrar os acontecimentos, pode desfavorecer alguns leitores.
Como o livro é narrado em primeira pessoa, é impossível medir o caráter de cada personagem, eles são construídos para que tenhamos a mesma visão da Giovanna, mas esse prisma me inquietou, porque gostaria de ter tido um aprofundamento maior em alguns deles, por exemplo, Vittoria, tia dela.

Não há grandes acontecimentos na narrativa. Nos deparamos com situações que poderiam acontecer em qualquer família. Não posso dizer isso com exatidão, mas penso que o objetivo da autora em seus livros, é fazer com o leitor se veja naquilo que é exposto.
Giovanna me intrigou, e acredito que a construção em cima da personagem garante que a visão entre fazer o certo e errado, ser quem você é, ou viver à margem de outra é o que vai nos definir. E está no caminho certo ou errado é só uma questão de perspectiva.

Felipe 01/07/2020

Um livro bem peculiar, na perspectiva de um adolescente! Nos apresenta inimizades, traições, classes sociais! É um bom livro que apresenta uma visão direta sobre a puberdade!

Tina 01/07/2020

Elena Ferrante
O que dizer desse livro? A escrita dela é fluída mas não curtir muito o livro.
Ainda não teve um livro de Elena Ferrante q me conquistou.
Vamos ver a adaptação como será?

Rafaela1643 02/07/2020

uma experiência bacana para o público adolescente
Não quero ser injusta com Elena Ferrante ou com os fãs. Ainda não li os outros livros da autora e que são tão elogiados, então só posso falar da minha experiência com a história e não do livro em si.

Quem me dera ter sido apresentada a uma obra como essa quando tinha por volta dos 12 anos. O livro conta a história de Giovanna uma adolescente de classe média alta que é apresentada de um dia para o outro a um mundo que ela não conhecia, com ruas e bairros totalmente diferente ao que ela vive. Ele mostra de uma forma crua a transição de Giovanna para a adolescência, o modo como trata a puberdade de modo tão aberto é um dos motivos de achar que a obra é necessária para o público adolescente e um dos maiores atrativos da história, por ser a única construção que foge um pouco do padrão das histórias adolescentes, de resto achei muito mais do mesmo.

Me chamou um pouco mais de atenção também o típico ?socialismo?do ar condicionado, que Giovanna nos mostra implicitamente como o pai e os colegas do trabalho tratam tanto das questões humanas, das desigualdades e injustiças em longas reuniões, no entanto, além não fazerem parte desse mundo, no caso do pai de Giovanna, não mais. A filha não conhece esse mundo de verdade até ir conhecer a tia. Então na minha experiência eu tirei uma reflexão bem grande de como pensadores falam tanto de questões humanitárias mas que não saem das suas salas grandes cobertas de luxo.

Klênyo 02/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
Meu primeiro contato com Elena Ferrante. Posso dizer que fui contagiado pela #FerranteFever... Amei, odiei, me identifiquei com a protagonista, a leitura me despertou emoções variadas, cumpriu seu papel. Já quero ler a Tetralogia Napolitana! Questões levantadas por outros leitores, como a linguagem de baixo calão, a forma crua de retratar a realidade, vejo mais como um recorte cultural do país, ou da região em específico, o que diverge muito do nosso lugar de fala, dos nossos costumes. Um ponto a mais para o livro nesse sentido. Senti falta de alguns desfechos, quem sabe terá continuação, já que virará uma série da Netflix? Enfim, deixou um gosto de quero mais.

Letícia Lopes 02/07/2020

Entre altos e baixos , fiquei nos baixos !!!
Pra mim é um livro ok !!
Mas não amei!!

Aline Guedes 03/07/2020

Crescer é compreender a vida mentirosa dos adultos
Adoro a escrita de Elena Ferrante. Ela possui uma fluidez distinta, como um fluxo de pensamentos.

Acompanhar Giovanna no decorrer dessa história foi interessante, pois ela nos mostra de forma nua e crua que seus pais não são quem ela pensava ou como os via sob seus olhos de criança.
Agora que está entrando na adolescência, percebe que os pais também erram, também possuem falhas e nem sempre a vêem como a filhinha perfeita que ela achava que era. Não é fácil absorver tudo isso, justamente na fase da vida que estamos tendo tantas mudanças físicas e emocionais
A adolescência é o início de uma nova perspectiva de tudo o que nos cerca. E aqui podemos acompanhar Giovanna nessa jornada tão árdua, mas ao mesmo tempo tão bela em suas descobertas.

bryanskiller 03/07/2020

Ótimo livro!
Deixo no link abaixo uma resenha com as minhas impressões, que no geral são bem positivas.

Rita 03/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
A história basicamente é ela contando sobre a sua entrada na puberdade e vida adulta apartir dos problemas da família dela e a tia Vitória que foi uma das que ajudou ela a ver isso, apesar do relacionamento conturbado entre o pai dela e a mãe dela com essa tia. Ao mesmo tempo em que vai se desprendendo da sua infância e tendo contato com esse novo mundo apartir de novas pessoas que entram no seu convívio social. Pelo menos foi isso que entendi. Fiquei incomodada em algumas partes porém a leitura é ótima, a autora escreve maravilhosamente bem e a história por si só é bastante interessante.

Suelen Matos 04/07/2020

Horrível e decepcionante
Este foi meu primeiro contato com a autora e, devido a intensa propaganda da editora intrínseca, estava com altas expectativas.
O livro aborda a transição de uma criança para a adolescência e vida adulta. Apesar de retratar cenas reais, como problemas familiares e mudanças físicas e emocionais, pelas quais provavelmente todos já passamos, Elena faz uma abordagem cruel sobre sexo adolescente com trechos que nos deixaram abaladas!
A grande maioria dos personagens são cruéis, individualistas, mesquinhos e tem atitudes más. Não consegui me aproximar de nenhum deles. Entendo o objetivo da autora, mas não considero uma leitura agradável, nem necessária.
O livro é bem escrito, mas a leitura não fluiu bem e o final foi decepcionante.

Marcele 04/07/2020

Surpreendente
Iniciei a leitura sem pretensão, mas ela me arrebatou e gostei muito das personalidades e dos personagens.