A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Maddu / @litera.poesia 05/06/2020minha estante
O tema de abuso infantil foi jogado no lixo!!! Tinha TUDO para ser uma leitura agradável, se ela tivesse se posicionado sobre algumas coisas.

Lua 12/06/2020minha estante
Tive a mesma impressão.

Nathália 13/06/2020minha estante
SIM CARA! chateada com isso

Leticia 08/05/2021

Ameii!!
A vida mentirosa do adultos conta a história de Giovanna e sua transição da pré adolescência, adolescência e vida adulta. Uma história envolvente, intensa e que nos faz lembrar em diversos momentos da nossa transição para a vida adulta.

Cheio de tramas familiares, desentendimentos, dores, dúvidas e muito mais! Leitura muito fluida, emocionante, daquelas que a gente não quer largar até chegar a última página.
Fernanda Mathias 08/05/2021minha estante
Nossa quero muito ler, principalmente por está passando por essa transição para a vida adulta...

Leticia 08/05/2021minha estante
É muito bom!! Me lembrei de vários momentos que passei nessa fase!!

HiLuiza 15/01/2023

Quando comecei a ler esse livro não imaginei q teria tanto impacto e observações a fazer sobre todo o enredo. A evolução de personalidade e caráter da personagem principal é chocante ( até por que ela tinha tudo para ser uma garota pródigo e tal). E além disso, existe o cenário da Itália (amo porém reconheço os ?defeitos?) e achei super gostosinho de imaginar as paisagens e tal. Enfim,so leiam, muito bom!
EliGë 15/01/2023minha estante
Gostei do livro, apesar de discordar de alguns pontos.

HiLuiza 15/01/2023minha estante
Quais?

Sthefany.Ribeiro 09/01/2023minha estante
Me diverti mais lendo sua resenha do que o livro. Hahahahha

books7 11/01/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q bom q meu desabafo dessa bomba divertiu alguém

Karen 17/01/2023

Eu penso que Elena Ferrante se tornou uma "autora" bastante conhecida e quase que uma obrigatoriedade no mundo literário. Mas, não é uma leitura para todos.

E, não falo isso com prepotência, falo sobre a difícil digestão de uma escrita crua sobre ser e crescer mulher e, em alguma instância, sobre o que nos constitui como humanos. Sobretudo, sobre as mentiras e as histórias que contamos para sustentá-las.

Esse é recém o segundo livro que eu leio da autora, mas o sentimento que fica é amargo. Eu sei que o livro é excelente porque eu vou ficar dias remoendo uma narrativa desprezível sobre a vida.

Não, não é um livro que exalta o cenário de Nápoles, aliás, cada vez mais tenho certeza de que a autora odeia o ethos interiorano da Itália. Então, se você procura um romance onde americanos viajam para a Itália a procura de viver um grande amor, esse livro não é para você. Não, não se trata exclusivamente de retratar a passagem da infância para a adolescência e em seguida para a vida adulta. É sobre desigualdade social, relações familiares, religião e filosofia. E, é bem mais do que isso, mas eu precisaria ser a própria Elena Ferrante para descrevê-lo.

Por fim, queria dizer que o final do livro pode até ser abrupto, mas é um final excepcional para um enredo (no sentido de emaranhado) familiar que não parecia ter fim. Senti alívio no último parágrafo, uma espécie de libertação.
Namaria 18/01/2023minha estante
Sim. Meu deus concordo com tudo. Eu fiquei com a mesma impressão, não é para todos.

Karen 18/01/2023minha estante
Namaria, também gostei muito do seu comentário sobre o livro. Realmente, é muito latente na narrativa o impacto que as impressões dos outros (os estimados familiares adultos e detentores do saber) nos causam, a ponto de virar uma tragédia. Principalmente, quando nos encontramos num processo de transformação e crescimento conturbado como é a adolescência.

Raquel.Fagundes 10/04/2021

Um prato cheio para a análise do comportamento
Depois de ter lido ?Um amor incômodo?, minhas expectativas eram altíssimas. Isso fez com que em muitos momentos eu esperasse que algo grandioso acontecesse. Spoiler: não acontece. Com exceção de um ou outro segredo que vem à tona para garantir o desenvolvimento da história, toda a narrativa mergulha em eventos cotidianos que, às vezes, parecem uma tempestade em um copo d?água na cabeça da narradora e, em outras, despertam uma grande empatia no leitor. Me vi em Giovanna em muitas situações, assim como me vi em outros personagens que compõem a trama. Eles são meramente humanos e, por isso, imperfeitos. A gente ama, critica, fica com raiva e depois quer acolher. No fundo, a gente sente que compreende em alguma medida.
A construção da infância de Giovanna até a fase da adolescência é pautada especialmente pela influência familiar onde a relação com o pai tem o maior destaque. Sua admiração por ele é tão intensa a ponto de encontrar formas de chamar sua atenção, seja se opondo a ele, seja se mostrando indiferente. Há muita mágoa e tristeza acumuladas, não há dúvidas e, falando por mim - que agonia! Condicionada a gostar do que ele gosta, a admirar o que ele gosta, Giovanna até se vê, consequentemente, apaixonada por uma pessoa parecida com ele (ironias da vida ou construção?). Há muitas contingências a analisar.
No mais, Elena Ferrante tem essa característica que acho fascinante, o livro me prendeu de uma forma absurda. Li (ou engoli?) em basicamente 5 dias e não me arrependo. Me preparo, agora, para outras obras da autora.
Emerson 11/04/2021minha estante
Tenho vontade de conhecer a escrita da Elena Ferrante! Ainda pensando por qual livro começar...

Raquel.Fagundes 11/04/2021minha estante
Ela é demais, migo. Acho que vale a pena. ?? Independentemente de qual for, acho que vai ser um bom encontro.

isabellebessaa 11/07/2021

Ótimo pra entender a adolescência
Elena Ferrante virou a minha escritora favorita esse ano e com esse livro não foi diferente. É um romance de formação, cheio dos elementos que a autora já trazia em suas obras. A sexualidade da personagem é tratada de maneira tão natural que não vira uma questão central na trama, é apenas algo que faz parte do seu cotidiano. Tem aquele conflito familiar que eu amo e também o clássico de descobrir que seus pais não são tudo aquilo que você imaginava. Maravilhoso, li na ferocidade costumeira que a escrita de Ferrante me desperta. E já quero que ela publique mais coisas ?
Luciana.Raquel 11/07/2021minha estante
Já disse que sou doida pra ler Ferrante por tua causa né? Kkkkk já tenho esse baixado no kindle, acho que vou começar por ele! Adorei a resenha

isabellebessaa 11/07/2021minha estante
disse simm, adoro que eu fico me achando kkkkkk. Pois leia, espero mt que você goste ?

RenataAG 17/06/2022

A vida mentirosa dos adultos
Não sei exatamente o que esperava, mas não era isso. Achei o livro chato. A personagem principal é bem chatinha...o final foi bem frustrante.
Adriana1037 30/06/2022minha estante
Tem achei a personagem um pé no saco kkkk

RenataAG 30/06/2022minha estante
Ainda bem que não fui só eu ahhaha

Faluz 29/04/2022

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS - Elena Ferrante
Texto muito bem elaborado, que nos coloca em contato com a vida adolescente. Período difícil mesmo quando se é criado num ambiente que permita o uso das ferramentas mais sofisticadas. Educação com muitos, livros, conversas elaboradas, com argumentos e vocabulário consistente não possibilita por si só o enfrentamento tranquilo das questões tão importantes que se apresentam nesse período tão conturbado de densas descobertas. A autora se esmera na construção de argumentações elaboradas e intensas. Forma de escrita muito interessante.
Karine.Godoy 01/05/2022minha estante
Quero ler outros livros da Ferrante. Eu sei q vou gostar.

Faluz 01/05/2022minha estante
Também acho.

Jamayra Greyce 19/11/2020

MELHOR INTRÍNSECOS 2020 ATÉ AGORA!!!!!

[23/08/2020]

"O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber? O que os reduzia a animais dentre os menos confiáveis, piores do que os répteis?"

Ouvi leitores de Elena Ferrante dizendo que esse livro, apesar de bom, não chega aos pés da Tetralogia. Eu, que não conhecia a autora, me senti ligeiramente esmorecida por essas opiniões. Somando isso a impressão que tive de se tratar de um YA, custei ter coragem de pegar em "A vida mentirosa dos adultos". Quando finalmente tive ânimo para ler, fui sem nenhuma expectativa, e já esperando algo morno, como manda o costume do clube Intrínsecos em 2020 kkkkk. Minha supresa, então, não poderia ter sido maior: para mim, esse foi o melhor livro inédito que li esse ano, até agora.

A partida da história é dada quando a protagonista Giovanna, aos 12 anos de idade, escuta o pai dizendo que ela está ficando a cara de tia Vittoria, irmã dele. O problema é que na casa da menina todas as opiniões sobre essa mulher são péssimas, inclusive a respeito de sua aparência; principalmente pq esses irmãos são brigados. Assim, o comentário depreciativo do pai abala profundamente a filha, que passa a refletir e investigar a respeito, já que não sabe com certeza se é parecida ou não com a tia. Suas buscas a conduzem a inúmeras descobertas que, além de influenciar sua puberdade, pq não dizer, mudam o curso planejado para a sua vida.

Muitas cenas são delicadas, polêmicas ou completamente problemáticas, o que me causou estranhamento e desconforto. Mas nenhuma bizarrice é romantizada, muito pelo contrário. Nisso, achei as críticas de Ferrante muito sofisticadas; nada de panfletagem ou cagação de regra. A mulher fala é com a sua consciência - se você tiver alguma, é claro.

Outra coisa que adorei foi poder apreciar um pouquinho Nápoles, napolitanos e Itália no geral. Elementos desse universo são muito bem distribuídos pelo livro, dos cenários contrastantes aos pratos típicos e variações linguísticas. Fora isso, foi interessante aprender sobre alguns comportamentos e padrões sociais diferentes dos que costumo ler em histórias brasileiras, estadunidenses e britânicas.

A narrativa de Elena Ferrante nessa história é envolvente demais. Eu não conseguia parar de ler, e quando precisava dar uma pausa, não deixava de pensar no que estava se passando no livro. Também é muito legal como, só pelo ritmo da escrita, dá pra perceber que se trata de uma mulher italiana (E NÃO DE UM HOMEM, NEM SONHEM COM ISSO): ela escreve um monte num fôlego só, predominantemente usando vírgulas e dispensando pontos, como se estivesse falando muito e rápido daquele jeitão italiano, ou sei lá. Essa foi a minha impressão. Dá pra se perder legal quando ela diz mil coisas de uma vez, mas eu gostei kkkkk.

Por fim, tenho que registrar que fiquei apaixonada com os desenvolvimentos dela a respeito de aparências e da pulseira. Não posso dar detalhes sobre pq seria spoiler, então ficamos por aqui msm kkkkk.

Li algumas pessoas dizendo que acharam o final "aberto", mas acredita que eu não?? Me sincronizei tão bem com Giovanna que nada do que ela fez me pareceu estranho, especialmente nas partes finais da história.

MELHOR LEITURA DO ANO dps de éramos seis e dom casmurro, lógico kkkkk.
tagarelandolivros 19/11/2020minha estante
deu vontade de ler

Jamayra Greyce 20/11/2020minha estante
BOTO FÉ

Vi Arlota 26/06/2021

Eu queria muito ler Ferrante, ainda mais por ser uma escritora italiana. Contudo, honestamente, não gostei tanto da história. Veja bem, ela escreve maravilhosamente bem (inclusive foi isso que sustentou a minha leitura), mas acho que o fato de não ter rolado uma identificação com a história fez com que eu não curtisse tanto. Talvez eu tente outros livros dela...
Anna.Sofia 26/06/2021minha estante
A Tetralogia Napolitana vale a pena!!!

Vi Arlota 27/06/2021minha estante
Vou tentar! ?

Anne 05/05/2021

Não funcionou muito pra mim
Gostei da premissa do livro mas sinceramente depois a narrativa se torna enfadonha e chata. Não consegui gostar de nenhum personagem.
Wacs 06/05/2021minha estante
Eu senti a mesma coisa!!

Anne 09/05/2021minha estante
Foi minha primeira experiência com a autora,infelizmente me decepcionou bastante.

Rafaela Rezende 29/06/2020

Pior de 2020
Essa leitura não pretendia de jeito nenhum, grande parte da história era de uma leitura nada fluida e esse final, tive a impressão que foi escrito às pressas. Enfim, minha última leitura do clube intrínsecos, para mim não compensa mais.
Aline.Silva 03/07/2020minha estante
Concordo, foi meu pior tb. Vc ainda foi boazinha, eu dei MEIA estrela

Rafaela Rezende 03/07/2020minha estante
Acho que fui boazinha mesmo!

Camila.Oliveira 05/02/2023

Eu tento amar Ferrante ?
E o segundo livro dessa autora que leio e eu não sei o que eu realmente acho? aclamada, narrativas chamativas, mas eu não consigo fluir ?
A descrição de muitas cenas me incomodaram muito , não sei explicar ?
E toda vez eu penso: eu quero gostar desses personagens ?
Não consegui me afeiçoar a ninguém? entendi a crítica social, mas não achei o livro favoritado que eu procurava!

Li o livro estou vendo a série na Netflix?
Talvez esse seja minha última tentativa de Ferrante
Elissa 06/02/2023minha estante
É assim mesmo, as personagens da Elena Ferrante não são criadas pra gente gostar delas. São reais demais, e as vezes assusta quando nos identificamos com elas

Camila.Oliveira 08/02/2023minha estante
Poise? mas não me identifiquei e nem me apeguei hahhahaha

Raquel.Euphrasio 17/06/2020

Não sei nem dizer nada além de que passei a leitura inteira tentando entender para onde essa historia estava indo... eu terminei e continuo me perguntando exatamente a mesma coisa.
Roberta Araújo 18/06/2020minha estante
Penso exatamente assim.