A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

@juliaavictorino 15/01/2021

Um pouco estranho e incômodo
Neste livro acompanhamos o amadurecimento de Giovanna enquanto termina sua infância e adentra a adolescência, além de sua família pra lá de complicada.

Nunca havia lido Elena Ferrante então não sabia o que esperar. Não criei tantas expectativas como tenho para a saga napolitana (que quero começar a ler em fevereiro) pois conhecia as opiniões adversas sobre A Vida Mentirosa dos Adultos, e ainda bem! Saí com uma sensação muito estranha pós leitura.

Ela foi uma leitura rápida e estava curiosa de saber onde ia chegar e quando acabou senti que não muito aconteceu. A Giovanna criança, apesar de ser retratada como inocente e ingênua, parecia mais velha do que efetivamente era e quando adolescente, mostrava atitudes e clareza de adultos experientes.

O conteudo sexual, principalmente abordado pela Giovanna ainda criança não pegou nada bem pra mim.
Fe santiago 18/01/2021minha estante
Pensei a mesma coisa.

Wes 10/11/2020

TODO um DRAMA por causa de uma pulseira
Amei o conceito da imagem de cada parte ir se iluminado conforme a visão da personagem sobre o mundo, apesar de achar ela meio chata.
Jaque 10/11/2020minha estante
Hãn? Fiquei curiosa.

Flavia 22/05/2021

Minha primeira leitura da autora, não sei se pela escolha de estreia mas esperava um pouco mais. O livro é bom, mas cansativo em alguns momentos, poderia ser um pouco mais dinâmico e chegar ao mesmo resultado. Tentarei outros títulos.
anselmo.pessoal 23/05/2021minha estante
Não desista. Leia os outros que não vai se arrepender.

Maira 28/03/2021

O início me gerou boas expectativas, que foram completamente frustradas com um final decepcionante e sem conclusão.
Felipe Celline 03/04/2021minha estante
poxa, eu achei o final bem forte e conclusivo! pq vc se decepcionou?

MãeLiteratura 22/04/2021

Amei!
Ler Ferrante é sempre um mergulho em sensações densas, prazerosas, conflitantes, incômodas e necessárias, eu ADORO! Ainda não li todos os livros dela, mas quero ler.

Neste livro somos apresentados à Giovanna, uma menina napolitana sensível, afetuosa, que cresceu cercada de amor e carinho pelos pais. Ao ouvir, sem querer, uma conversa deles, leva um susto ao ser comparada com a irmã do pai, Vittoria, de quem passa a compartilhar a "feiura".

Um livro sobre mudanças e descobertas, sobre o término da infância, quem de fato somos e no que nos transformamos.

A escrita da Ferrante é ao mesmo tempo fluida, forte e potente. Ela desvenda a alma feminina de uma maneira doce e ao mesmo tempo dolorosa e isso me encanta.

Adorei a capa, edição caprichada, ótima diagramação e revisão impecável da Intrínseca.⁣

⁣"Meu pai me parecia um homem extraordinário, minha mãe, uma mulher bastante gentil, e ambos eram as únicas figuras nítidas em um mundo, de resto, confuso."

site: https://www.maeliteratura.com/2021/04/a-vida-mentirosa-dos-adultos.html
@aleitoradelivros 30/04/2021minha estante
Gostei desse livro! Foi o primeiro que li dela!

Lívia Berci 18/06/2020

Gera expectativa e a leitura flui, mas não gostei do final
Achei louvável a discussão sobre a mentira estar nas pequenas coisas, até mesmo naquilo que nem nos damos conta. O enredo gera expectativa no leitor e, por isso, as 430 páginas podem ser lidas muito facilmente. Todavia, achei que faltou um desfecho mais conclusivo.
Aline.Silva 22/06/2020minha estante
Pior final da vida. To mt brava, não acredito que gastei dias da minha vida lendo isso

Carolina 14/08/2021

Acabou assim?
Minha primeira leitura de Elena Ferrante e achei insossa! A história é interessante, mas não chega a lugar nenhum. A relação de Giovanna com a tia poderia ter sido muito melhor explorada. O final aberto também contribuiu com a sensação de ?ué, virou o que? Acaba assim??
Samy.Pinheiro 18/08/2021minha estante
Tive essa mesma sensação!

Mariottoni 17/06/2020

Final Ruim
Eu não sei direito o que eu esperava que esse livro fosse, mas definitivamente não é o que eu esperava. Me diverti com a leitura, mas algumas partes achei meio desnecessário e o final é pessimo, o livro simplesmente acaba, do nada. Estava lendo as resenhas de outras pessoa e vi um comentário que é exatamente o que estou sentindo, que após a leitura ainda não consigo dizer o quanto gostei ou desgostei do livro.
Aline.Silva 22/06/2020minha estante
Eu odiei, péssima história, nenhum desenvolvimento, e esse final. Sem nexo

Renan 10/01/2021

De baixo do tapete
Com um toque de leveza da infância, de rebeldia da adolescência e da sujeira debaixo do tapete da vida adulta, a história é contada sob a visão de uma menina de 13 anos, o que faz com que você, ao ler, tenha que ter sempre dois olhares: o da narradora e o seu, questionando o porquê de alguns de seus pensamentos, sendo que às vezes nem ela sabe.

Posto mini resenhas como essa na página do Facebook Parágrafo Sugestivo, por que não seguir?
OsLivrosDaTha 10/01/2021minha estante
Oie, queria te convidar pra conhecer meu Instagram literário @oslivrosdatha ?

Vanessa Simão 22/10/2020

Inquietante
É um livro super bem escrito , a autora não mede palavras , tem uma escrita sincera que nós dá a sensação exata de estarmos dentro da cabeça da protagonista . Então , sofremos uma montanha russa de emoções com ela. A mim pessoalmente , me tocou muito essa quebra da imagem de perfeição que temos dos nossos pais na infância , o choque ao descobrirmos que eles são imperfeitos e capazes de coisas inimagináveis . Detestei o final simplesmente pq não combina com meu gosto pra finais , gosto de tudo bem resolvidinho ...
lohan 22/10/2020minha estante
le Percy Jackson moça

blacktonks 24/01/2021

Um livro necessário!
Embarcar nesse ônibus chamado vida é realmente complicado. São tantas vias, viadutos e pontes que por vezes não entendemos as mudanças de faixa ou as freadas bruscas.
Normalmente quando ainda estamos tentando controlar o ônibus que tais adversidades acontecem. É na adolescência que fica mais persistente o pensamento de "meu deus, agora vai bater" e são tantos momentos assim que o medo se une à adrenalina e o resultado é lindamente exemplificado neste livro.

A vida mentirosa dos adultos nos mostra, sem censura ou romantismo, o leque de sentimentos que nos transcorre entre o fim da infância e o início da vida adulta: a limbo confusa chamada adolescência.
Giovanna erra, toma decisões impensadas, encontra-se em constante conflito interno, sente desejos e, principalmente, tenta entender como lidar com tudo isso. Ferrante detalha as crises desse período conturbado vivido por todos (ou quase todos) sem deixar que a leitura fique chata, mesmo Giovanna sendo apenas uma garota comum.

Mas senti que falto algo. Não sei ao certo o que, mas talvez o final em aberto tenha me dado a impressão da ausência de algo a mais. Me vi em Giovanna diversas vezes, senti o caos que Elena escreveu tentando (e conseguindo) se igualar a uma mente adolescente, mas ainda assim, para mim, faltou algo.
Talvez com o tempo, depois de absorver o livro melhor e a história tiver fermentado na minha cabeça, esse vazio seja preenchido.
Vicotooor 24/01/2021minha estante
MEU DEUS VOU CHORAR

anselmo.pessoal 23/05/2021

Em relação aos anteriores, uma decepção
Talvez o problema seja minha expectativa. Mas o fato é que a leitura foi arrastada e em muito trechos cheia de detalhes superficiais que, a meu ver, não contribuíram para aprofundar os personagens ou enredo. Era de se esperar que a visão de mundo de uma adolescente fosse mesmo essa. Nesse sentido o livro é muito bom. Entretanto, chaaaaaaattttttoooooo e raso.
Talvez minhas expectativas....
Espero muito sinceramente que discordem de mim.
Livia Barini 24/05/2021minha estante
Eu não li o livro, mas já li vários comentários iguais ao seu

Conça 18/09/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos...
Um livro para adolescentes.
Tantas páginas...quando muito menos daria o mesmo resultado. Segundo livro que leio de Ferrante e confesso que, Dias de abandono supera mil vezes esse.
Caroline 01/12/2021minha estante
Vige, Consu! Vou começar por ele. Se não der certo, já sei qual o próximo que vou apostar

Daiany 22/07/2021minha estante
Eu li "A filha perdida" e senti a mesma coisa. Não tenho nem vontade de ler outros..

Rebeca.lousz 20/12/2021

Excelente escrita, mas é isso.
Elena Ferrante tem inegavelmente uma escrita fluida e fácil de ler. Eu lia quase 100 páginas de uma só vez e nem percebia a hora passar. O mérito desse livro é unicamente este, visto que o enredo é dispensável ao extremo.

Eu compreendo a intenção de retratar uma menina que deixa de ser criança e passa a ser uma mulher, de apresentar a fase da puberdade e da adolescência tão confusa e caótica. Mas devo dizer que não gostei. Não me importei com nenhum personagem, pareciam todos meros esteriótipos que não possuem nenhum tipo de evolução. Estão constantemente tomando atitudes sem pensar e injustificáveis, tudo meio forçado e sem graça. Eu entendo as questões da personagem principal, mas ela é muito mimada e egoísta, nada do que ela faz e pensa me agrada, e a narrativa em primeira pessoa me impede ainda mais de criar empatia por ela.

Concluo dizendo que não gostei, me limito a elogiar a escrita que consegue incomodar quando necessário ao mesmo tempo que impulsiona a leitura.
danbs 25/12/2021minha estante
Tive a mesma opinião que você. Bom saber que não fui a única.