A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Allan 21/08/2020

A vida mentirosa dos adultos
Como são grandes os dilemas da Adolescência aos olhos dos mesmo, descobrir as pessoas que vc mais admira, têm seus próprios segredos e vidas além de vc.
Ferrante nos leva por uma viagem a nossa própria adolescência, a descoberta dos desejos sexuais, as discordâncias com nossos pais.
Não sei se foi por eu já ter passado um pouco dessa idade kkkk mas foi uma leitura lenta, e um pouco massante em algumas partes, mas no geral é uma leitura ok.

Bruno 12/08/2020

Amadurecimento
A superproteção é o principal tema do livro. Ótima leitura porém bem repetitiva!

Andressa 20/07/2020

Feliz surpresa
Esse livro foi meu o meu primeiro recebido do clube Intrínsecos e me tirou da zona de conforto. Não tenho o hábito de ler esse tipo de livro, mas me surpreendi muito por ter devorado ele, a escrita da autora é muito envolvente e faz com que você não queira largar o livro.
A história narra a vida de Giovanna dos 12 aos 16 anos e nos faz refletir muito sobre como vemos nossos pais, ou os adultos em geral. Em como adolescentes têm uma visão muito diferente das coisas. As classes sociais também é um tema abordado nesse livro, e trás muita reflexão. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler, pois agrega muita coisa.
É um livro para você ler e deixar lá quietinho, que ao longo dos dias cada vez mais as coisas farão sentido.

Carvalho 13/07/2020

Terminei. Finalmente terminei, de verdade não sei se gostei. Teve momentos que pensei em desistir, claro que teve, mais fui persistente. Acho que o problema não só nesse livro mais na vida e a tal da expectativa criada. Confesso que queria muito ler algo da Elena e fui com muita sede pra cima desse livro, porém, quase não rolou, mais como já disse superei a frustação, e depois da página 135 o livro começou a ficar interessante. Enfim, quem for ler e espero que leiam, vao sem muita sede pra esse livro e desde já vos informo, tem personagens extremamente chatos, bipolares (as principais) mais com o decorrer do livro vocês até que os intendem, ou não.

Obs: Essa frase acabou comigo.

?será que é tão fácil ? pensei ? morrer justamente na vida das pessoas sem as quais não podemos viver??

Ju Harue da @_bibliotecadaharue 23/06/2020

@_bibliotecadaharue
O livro trás a história da jovem Giovanna, uma menina que sai do universo da infância para o universo adolescentes com problemas adultos.
Há uma degradação na escrita que me lembrou muito um quê Bukowskiano. A escritora é direta na narrativa, aborda temas que refletem e impactam não somente aos adultos envolvidos como principalmente nos jovens, perdidos entre dois mundos, sem saber lidar com certas situações.
Adorei um detalhe da diagramação onde no começo de cada parte há um retângulo que vai se revelando uma foto de Nápoles, quase como Giovanna vai se revelando enquanto uma mulher de pensamentos e atitudes independentes (com alguns tropeços e coisas inepensadas como qualquer outro adolescente).
Foi meu primeiro contato com a autora italiana e quero futuramente conhecer mais sobras dela. Ainda mais se levar em conta que ela diz que obras tem que ser independentes do autor, fazer seu papel por si próprias, por isso criou o pseudônimo que assina as obras.

Marisync 22/06/2020

Drama adolescente
Foi meu primeiro contato com a autora e ADOREI! ?
Com uma escrita fácil, capítulos curtos e uma história que nos envolve do começo ao fim!
Adoro um drama familiar que remete a realidade da vida, e esse não foi diferente. É uma história que vai nos contar como a Giovana vai lidar com passagem da puberdade pra adolescência. Mostra pro leitor as inseguranças, os conflitos, os medos, incertezas, primeiro amor, relação com a família, amigos...
Só não gostei muito de como encerra a história, acho que poderia ser mais racional ?. Mesmo assim recomendo a leitura! ?

Carol 19/07/2020

Maturidade
O livro conta a vida de uma menina que passa por vários momentos conturbados que a transforma a cada capítulo.

Andressa 14/06/2020

A vida mentirosa dos adultos
A história do livro é sobre uma garota chamada Giovanna, o qual ira narrar o crescimento pessoal da protagonista.

Lala 14/06/2020

É um livro ok...
... mas com personagens odiosos. É até difícil descrever o que achei desse livro porque eu ainda não consegui formar uma opinião. A protagonista obviamente passa por um período extremamente conturbado, e é uma realidade que apesar de ser distante da minha, não me impede de imaginar quantas pessoas não simpatizaram com suas atitudes. Parece que ninguém é bom de verdade nessa história, e me faz pensar que todos temos um lado odioso também.

Foi uma leitura confusa pra mim, mas sigo curiosa sobre as outras obras dessa escritora misteriosa.

Lu 19/10/2020

Cheio de surpresas...
Eu li o livro todo em 2 dias, então nem preciso falar que me prendeu, e muito.

O livro conta a história da Giovana, que aos 13 anos de idade ouviu os pais cochichando no quarto, que ela estava, cada vez mais, parecendo com a Tia Vitoria, descrita como extremamente feia e dona de uma maldade ímpar.

O livro gira em torno desse acontecimento: o desenrolar, as consequências, e por fim, um final um tanto surpreendente.

Não quero contar mais da história, então vamos às minhas considerações: o livro em vários momentos me tocou muito, a Giovana passa por situações típicas da adolescência, mas que raramente são retratadas de forma tão realista e crua na literatura: o amadurecimento, tanto mental quanto físico/sexual. Mas, devo admitir que em vários momentos senti antipatia por vários personagens, e não entendi a função de alguns na história.

A escrita de Ferrante é intensa, foi capaz de descrever a maioria dos meus sentimentos adoscelentes, um sensação catártica rara para mim.

Recomendo a obra a todos (+15), mas tenha em mente que não será uma leitura leve.

Michelle 14/06/2020

Meu primeiro de Ferrante
Com uma escrita maravilhosa Elena Ferrante apresenta as descobertas na infância e adolescência de Giannina. Crescer dói.

Flá Costa 05/10/2020

Elena é uma incógnita
Digo isso porque nunca sei se amo ou odeio seus livros quando os termino. Este tem um início muito bom, mas a história vai perdendo força. O final é ridículo... Não pelo fato de ser aberto, mas do que ele se utiliza. No fim das contas é um bom livro... Mas não sei se gostei.

Lais.Correa 29/06/2020

Me decepcionei
Este é o primeiro livro que leio da Elena Ferrante. Pela premissa acreditei que seria um super drama familiar, mas na minha concepção, não existiu nada além de floreios no decorrer de toda a leitura.
Não consegui me conectar com nenhuma das personagens, achei o final sem pé nem cabeça, quando pensei que a história iria engrenar voltava a dar marcha ré.
Meu segundo livro da coleção e o segundo que dou três estrelas.
Estou um pouco decepcionada.

Maisa @porqueleio 23/07/2020

Personagens tóxicos!
Vamos acompanhar a vida de Giovanna, dos 12 aos 16 anos – ou seja, aquela fase complicada da adolescência e da busca de identidade. Ela tem uma vida típica de classe média: mora com os pais – professores, em um apartamento bem decorado, estuda em uma boa escola, é amiga das filhas do casal de amigos dos pais. Mas, quando começa a ter dificuldades de concentração, acaba ouvindo acidentalmente uma conversa entre seus pais, quando ele diz que a filha está ficando parecida com a tia - Vittoria.
Andrea, pai de Giovanna, vem de uma família de poucas posses, com raízes em um bairro industrial no sul de Nápoles, que se valeu de muito estudo para ascender socialmente, mas no processo rompe laços com a família. Mas, com a comparação, Giovanna decide conhecer a tia - e esse é o estopim para o enredo.
A jornada de Giovanna, que passa pela separação dos pais, leva a menina a novas possibilidades e novos cenários. Suas descobertas acabam com a inocência da criança, quando é instada por sua tia a observar seus pais e descobrir que eles não são tão perfeitos assim. Claro que suas descobertas a levam a um mundo de mentiras, que se justificam dentro da visão dos adultos.
Entendo que a autora trouxe as dores de se tornar mulher, e a busca de Giovanna a leva a uma espiral de autodestruição que com certeza muitos adolescentes vivenciaram. Mas Giovanna me pareceu antes de tudo uma menina mimada. É inteligente, dotada de uma sensibilidade peculiar, mas cercada de pessoas tóxicas. E tem um final aberto. Na verdade, nem considero um final aberto, simplesmente acaba.

site: https://www.instagram.com/p/CB6amZyjekn/