A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Dandara Sousa 01/07/2020

A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS
Autora: Elena Ferrante
Editora: @intrinseca

Giovanna leva uma vida tranquila em Nápoles até ouvir uma conversa do pai que a deixou muito abalada. Com isso decide conhece sua tia Vitória irmã de seu pai com quem ele havia rompido há muitos anos.

Essa aproximação dará início a uma realidade que Giovanna não conhecia sobre os adultos à sua volta e a fará enfrentar diversos obstáculos em busca de sua própria identidade.

Um livro muito aguardado pelos fãs da autora e que já chegou dividindo opiniões. Particularmente, não tive uma boa experiência.

Começando pelos personagens, são desinteressantes e não me fizeram sentir empatia por eles. Até mesmo Giovanna é um pé no saco. Mimada, egoísta, egocêntrica, acha que tudo gira em torno dela, que tudo tem que ser dela e por ela e com ela, só ela …. ranço amores!

Até tentei entendê-la pois é uma adolescente que tá passando por momentos difíceis e tem que enfrentar sozinha o turbilhão de incertezas que a vida dela se tornou. Mas mesmo assim é uma personagem chata.

A história é rasa, com reviravoltas que deveriam ser instigantes mas que só me deixou cansada. Algumas relações têm um longo desenvolvimento enquanto outras são completamente superficiais.

O final é mal resolvido e tem uma solução muito rápida. A narrativa serve como um amadurecimento para a Giovanna mas de repente ela encontra a luz e tudo se resolve.

O livro tem um bom potencial para gerar discussões sobre a hipocrisia da vida adulta mas o conteúdo se perde e se limita apenas a alguns momentos que te tocam mas logo são esquecidos.

Um ponto positivo é que a autora não separa os bons dos maus. Aqui não existem mocinhos e vilões de forma caricata. Todos tem seus aspectos positivos e negativos. E as decisões que cada um toma são as que definem o rumo das consequências.

Esse é o meu primeiro contato com a autora e a escrita dela é muito satisfatória. Simplesmente não dá vontade de parar. É uma leitura bastante confortável e que te prende muito fácil.

Mesmo não gostando de nada do enredo nem dos rumos da história não conseguia largar o livro de tão imersiva que eu estava.

Mas e você já leu algum da Elena Ferrante?
Qual indica?

site: https://www.instagram.com/p/CCEBOgXD4kI/

jeeeh.carool 26/06/2020

Resenha @love_books2
Estava super empolgada com a leitura desse livro, mas durou pouco, o livro é basicamente um diário. Giovanna é basicamente uma criança onde os pais fizeram ela acreditar que o mundo é um conto de fadas, onde todos são felizes para sempre. Porém ao conhecer a tia seu pensamento começa a mudar e ela descobre que o "felizes para sempre" é apenas uma mentira.

Particularmente não gostei da leitura, em alguns pedaços a autora prolongou coisas sem sentido e em outros casos passou correndo.

Conclui a leitura e fiquei ????? cerca de uns 20 mins. Não digo que foi 100% ruim, pois, alguns personagens passam a ter mais importância na história do que a principal, o que salva um pouco a leitura. Esperava bem mais do livro, não sei se a minha decepção veio pelo tanto de expectativas que coloquei por ser de uma autora renomada e tudo mais ou se foi a escolha de ler o livro em um momento errado, não sei dizer. Particularmente não recomendo a leitura.
Foi meu primeiro contato com a autora e não sei se embarcaria em outra experiência depois dessa leitura.

jeeeh.carool 26/06/2020

Resenha @love_books2

Carolina 26/06/2020

Decepcionada
Eu esperava muito desse livro, já que tanto falaram dessa autora e esse seria o meu primeiro contato com ela. A obra começou promissora, mas o que realmente me decepcionou foi o final. Detestei, achei sem noção e justamente isso me fez não gostar tanto do livro assim.

Andressa 20/07/2020

Feliz surpresa
Esse livro foi meu o meu primeiro recebido do clube Intrínsecos e me tirou da zona de conforto. Não tenho o hábito de ler esse tipo de livro, mas me surpreendi muito por ter devorado ele, a escrita da autora é muito envolvente e faz com que você não queira largar o livro.
A história narra a vida de Giovanna dos 12 aos 16 anos e nos faz refletir muito sobre como vemos nossos pais, ou os adultos em geral. Em como adolescentes têm uma visão muito diferente das coisas. As classes sociais também é um tema abordado nesse livro, e trás muita reflexão. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler, pois agrega muita coisa.
É um livro para você ler e deixar lá quietinho, que ao longo dos dias cada vez mais as coisas farão sentido.

Flá Costa 05/10/2020

Elena é uma incógnita
Digo isso porque nunca sei se amo ou odeio seus livros quando os termino. Este tem um início muito bom, mas a história vai perdendo força. O final é ridículo... Não pelo fato de ser aberto, mas do que ele se utiliza. No fim das contas é um bom livro... Mas não sei se gostei.

Mary 25/08/2020

Giovanna não é uma adolescente na qual poderia me identifica
Faltou um R ali mas tudo bem. A história tinha tudo para ser perfeita mas foi apenas a decepção, nada a declarar além disso :(

Lari 26/08/2020

É um típico drama envolvendo adolescência e família, somos levados a conhecer Giovanna e as pessoas que estão wm sua vida, uma história cheia de drama, traições, brigas familiares e uma adolescente que passa por uma fase de revolta com todas as mudanças que se vê obrigada a passar.
Foi uma leitura surpreendente, ansiosa pela adaptação que vai ser lançada.

Fla @flaavilar 27/07/2020

Cansativo
Primeiro contato com a escrita da Ferrante e Confesso que fiquei bastante decepcionada. A proposta do livro não é ruim, mas o desenvolvimento sim. Os personagens não são nada cativantes e as motivações para os acontecimentos são mal trabalhos.

Monolice 07/07/2020

O quanto ignoramos nossa própria adolescência?
Sempre digo que carregamos por toda vida eventos da adolescência, pois é nesta fase que fazemos as maiores descobertas. Marca o fim da infância, das brincadeiras inocentes e a descoberta da própria identidade.
Neste livro, acompanhamos Giovanna, filha única de um casal de acadêmicos, enquanto percorre sua infância protegida para uma adolescência atribulada de perguntas. Mas quem não passa por isso? É assim que Giovanna nos cativa, e nos mantém presa em sua narração. Até mesmo sua preocupação com sua aparência física não escapa, em uma fase em que nos sentimos estranhos no próprio corpo. Com suas dúvidas e curiosidade nata, desnuda e disseca episódios e brigas familiares, até então desconhecidas em sua infância. Crescer é doloroso, a percepção de que seus pais muitas vezes tem comportamentos que eles mesmos ensinaram que eram errados, e essa noção da realidade faz com que a passagem pela adolescência levante tantos questionamentos.
Foi meu primeiro livro de Elena Ferrante, e foi uma leitura muito recompensadora. Elena nos mostra a adolescência de um ângulo fascinante, sem episódios piegas, e logo nos identificamos com Giovanna, inevitavelmente nos recordando de nossa própria adolescência.

Lais.Correa 29/06/2020

Me decepcionei
Este é o primeiro livro que leio da Elena Ferrante. Pela premissa acreditei que seria um super drama familiar, mas na minha concepção, não existiu nada além de floreios no decorrer de toda a leitura.
Não consegui me conectar com nenhuma das personagens, achei o final sem pé nem cabeça, quando pensei que a história iria engrenar voltava a dar marcha ré.
Meu segundo livro da coleção e o segundo que dou três estrelas.
Estou um pouco decepcionada.

Joy 29/06/2020

então...
Eu, particularmente, não gostei muito da obra pois o gênero drama familiar não faz meu estilo de leitura... A história se ambienta em Nápoles/Itália, e Giovanna conta como foi seu momento de transição criança para adulto, dos 13 anos até pouco depois de completar 16 anos.
Na fase infantil do livro ela acaba entre ouvindo a conversa dos pais aonde lhe é atribuído o adjetivo de "feia como a irmã do pai" que desencadeia a curiosidade dela para conhecer quem é essa tal misteriosa tia tão odiada pelo pai.
As vivências de protagonista são marcadas de desatenção por parte de todos que a rodeiam.
A medida em que amadurece, Giovanna percebe a hipocrisia presente entre os adultos, traições, a relação com os pais, descoberta da sexualidade, o primeiro amor, os medos, as dúvidas, os anseios.
Com tudo isso a leitura ainda não me prendeu, eu senti que demorava mais que o normal.
Se não fosse um livro enviado pelo #clubeintrisecos provavelmente não seria umas de minhas leituras (isso acontece em clubes literários, são enviados vários gêneros e você pode experimentar) essas histórias de dramas familiares não fazem o meu estilo. O que não significa que o livro é ruim. Uma adaptação na Netflix virá como uma série mas não sei se irei assistir.

site: https://www.instagram.com/p/CBlPWMDDIIE/?utm_source=ig_web_copy_link

Naty 20/09/2020

Minha particular opinião
De início os primeiros capítulos foram ?chatos?, não me prendiam de forma nenhuma, meio que desnecessários mas quando a história ganha sentido o livro é realmente bom, uma boa história com muitos segredos sendo desvendados ao ponto que quando chega no fim vc se pergunta ?é só isso??, ?cadê o resto??, rsrsrs
Sinceramente acho que ficou faltando contar algo, que a história foi cortada no meio, então na minha opinião o livro é muito bom mas os primeiros capítulos poderiam ser uma síntese e ter dado mais espaço pra fechar a história melhor.