A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Lorena 14/06/2020

O livro é narrado por Giovanna, dos 12 aos 16 anos de idade.
A premissa do livro, a transição da infância a idade adulta é muito boa...mas em alguns momentos achei um tanto parado.

Mesmo assim, gostei muito da narração da autora sobre as dificuldades e inseguranças da adolescência...sobre como uma frase dita a uma adolescente, passando pelas mudanças comuns da fase, pode desencadear comportamentos e pensamentos horríveis.

Entendo tbm que a história é a do amadurecimento de Gianna, mas confesso que senti falta de um desfecho para outros personagens.

Lala 14/06/2020

É um livro ok...
... mas com personagens odiosos. É até difícil descrever o que achei desse livro porque eu ainda não consegui formar uma opinião. A protagonista obviamente passa por um período extremamente conturbado, e é uma realidade que apesar de ser distante da minha, não me impede de imaginar quantas pessoas não simpatizaram com suas atitudes. Parece que ninguém é bom de verdade nessa história, e me faz pensar que todos temos um lado odioso também.

Foi uma leitura confusa pra mim, mas sigo curiosa sobre as outras obras dessa escritora misteriosa.

BáhConst 14/06/2020

O livro é bom o final é que estraga
Se pensar como uma menina na idade da personagem o livro faz sentido, mas o final.... que decepção....

Michelle 14/06/2020

Meu primeiro de Ferrante
Com uma escrita maravilhosa Elena Ferrante apresenta as descobertas na infância e adolescência de Giannina. Crescer dói.

Natalia Noce 18/06/2020

Tudo muda na vida de Giovanna quando sem querer escuta seu pai que só a elogiava chamando-a de feia. Seu mundo em questão de poucos segundos simplesmente mudou e não para melhor. Ao ouvir essa conversa sussurada pelos pais percebe enfim que os adultos tem seus próprios segredos e isso marca o fim de sua infância. O livro se trata das descobertas, angústias e dores de uma menina que está se transformando em mulher. Ao correr atrás de descobrir tudo o que lhe foi escondido Giovanna muda, se transforma na frente dos nossos olhos de uma menina doce e cordada em uma mulher inteligente, um pouco manipuladora e acima de tudo dona de seu próprio nariz.

Essa foi minha primeira experiência com a autora e muito embora o livro seja bem escrito e tenha uma fluidez em sua maior parte o enredo não me agradou. Algumas cenas parecem estar ali somente para chocar o leitor sem ter muita razão de ser. A personagem principal é quase intragável na maior parte da história, entretanto com o monte de coisas sendo jogadas em cima dela até entendo o modo dela agir. Os personagens são todos tão cheio de defeitos de caráter que a leitura muitas vezes se tornou quase uma tortura (rolou muita vontade de distribuir um tapas). Não tem um que salve!!!! Bom, talvez a Ida, mas só.

Para quem curte um dramalhão estilo novela mexicana esse aqui é o livro perfeito.

Coisas de Mineira 19/06/2020

A vida mentirosa dos adultos é o 21º livro do Clube Intrínsecos, que deve chegar as prateleiras em setembro. De autoria de Elena Ferrante, o livro vem para acalmar os corações dos fãs da Tetralogia Napolitana, que se encerrou em 2017. Antes de mais nada, ressalto que esse é meu primeiro contato com a autora, e por isso fui buscar informações para entender toda a celeuma em volta da publicação desse livro.

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora que prefere se manter reclusa, longe dos holofotes, sendo conhecida apenas por seu editor italiano, e que se comunica com o mundo através de e-mails. Segundo ela, o anonimato seria para que as suas estórias fossem maiores, ou mais importantes que a pessoa que escreveu.

Claro que esse mistério levou muitos a procurarem sua verdadeira identidade e, através de investigação em movimentações bancárias, um repórter chegou até Anita Raja, e seu marido Domenico Startone – um ou ambos poderiam ser Elena. Independentemente de sua identidade, o que ficou de suas obras anteriores foi o encanto sobre as pessoas e a história de Nápoles.

Em A vida mentirosa dos adultos vamos acompanhar a vida de Giovanna, dos 12 aos 16 anos – ou seja, aquela fase complicada da adolescência e da busca de sua identidade. Giovanna tem uma vida típica de classe média: mora com os pais – professores, em um apartamento bem decorado, estuda em uma boa escola, é amiga das filhas do casal de amigos dos pais.

Mas, quando começa a ter dificuldades de concentração, acaba ouvindo acidentalmente uma conversa entre seu pai e sua mãe na qual ele diz que a filha não está com dificuldades por conta da adolescência, mas porque está ficando parecida com Vittoria.

Andrea, pai de Giovanna, vem de uma família de poucas posses, com raízes em um bairro industrial no sul de Nápoles, mas que se valeu de muito estudo para ascender socialmente. Para ele, os estudos vêm sempre em primeiro lugar.

Por conta dessa diferença, ele acaba rompendo os laços com sua família, principalmente com a irmã, que sempre foi referência para fracasso. E, quando o pai compara Giovanna a Vittoria, a menina fica muito transtornada. E chega à conclusão de que precisa conhecer a tia para encontrar essa semelhança.

“Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual – eu o ouvira dizer desde sempre – feiura e maldade coincidiam perfeitamente.”

Primeiro, vai em busca das fotografias da família, ansiando encontrar a tia. Mas as poucas fotos de seu pai anteriores ao casamento têm uma rasura no rosto da tia – em todas as fotos. Quando a mãe percebe a angústia da filha, acaba conversando com o marido, e uma visita à tia é marcada. Esse é o estopim para o enredo.

A jornada de Giovanna, que passa pela separação dos pais, leva a menina a novas possibilidades e novos cenários, onde faz amizades, explora sua sexualidade que já era aflorada antes do episódio com os pais, e até mesmo a leva a seu primeiro amor. Suas descobertas acabam com a inocência da criança, quando é instada por sua tia a observar seus pais e descobrir que eles não são tão perfeitos assim. Claro que suas descobertas a levam a um mundo de mentiras, que muitas vezes são justificadas dentro da visão dos adultos.

É um livro com uma leitura em alguns pontos arrastada. Seus parágrafos acumulam ações e diálogos longos, que deixou a leitura menos fluida para mim. Também têm passagens alongadas demais – claro, a meu ver. Muitos personagens vão surgindo, e alguns deles têm estórias que pouco acrescentam a trama.

“Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas.”

Não posso dizer que tenha ficado encantada pela estória. Entendo que a autora trouxe as dores de se tornar mulher, e a busca de Giovanna a leva a uma espiral de autodestruição que com certeza muitas adolescentes vivenciaram – a rebeldia na escola, a mudança das roupas cor de rosa para o preto, o excesso de maquiagem para esconder sua ‘feiúra’.

Mas Giovanna me pareceu antes de tudo uma menina mimada. Sei também que adolescentes creem ser o centro do universo, mas ela exagera em alguns momentos. Até mesmo sua fixação romântica no rapaz, noivo de sua amiga, parece apenas birra. E ela é uma menina muito inteligente, dotada de uma sensibilidade muito peculiar. Mas, cercada de pessoas tóxicas – nenhum dos outros personagens dos livros estão livres de maldade. São mentirosos, invejosos, achei até encontrar uma insinuação de pedofilia.

“O amor é opaco como os vidros das janelas dos banheiros.”

E tem um final aberto. Na verdade, nem considero um final aberto, simplesmente acaba. Especula-se que, da mesma forma que na tetralogia napolitana, teremos continuação, já que é narrada uma fase específica da vida de Giovanna. Finalmente, para deixar os fãs mais afoitos por essa leitura, a Netflix italiana anunciou que A vida mentirosa dos adultos vai virar série! Leia e tire suas próprias conclusões…

Por: Maisa Gonçalves
Site: www.coisasdemineira.com/a-vida-mentirosa-dos-adultos-elena-ferrante-resenha/

Ana Tambara 19/06/2020

Ferrante não decepciona.
A história é bastante fluída, comecei e não consegui largar de ler. Como todo livro de Elena existem situações que me
causam estranhamento e desconforto, justamente isso que deixa a história ainda melhor. Ainda, da pra sentir muita raiva da personagem principal e mesmo assim se identificar com ela em alguns aspectos.
Além disso, a única coisa que eu não gostei taaanto foi o final, porque eu tinha outras expectativas, motivo pelo qual eu não dei 5 estrelas Full. Tirando isso, o livro é fenomenal.
Eu ainda vou ler tudo dessa autora. Hehe

Carla513 20/06/2020

Muito bom!
Leitura fluida e que desperta a nossa atenção do início ao fim! Narrativa aparentemente tranquila, mas que em alguns momentos nos impressiona muito com as atitudes dos personagens... Esse foi o primeiro livro que li de Elena Ferrante e gostei demais da abordagem e escrita da autora. Indico.

Cíntia 21/06/2020

Muito fraco
A expectativa para ler este livro era muito boa, o argumento é ótimo, uma garota percebe que o universo dos adultos não é o que parece, encontra suas origens e descobre o amor e o sexo. Tudo isso no pitoresco cenário de Nápoles, entretanto, o que a autora entrega é uma protagonista, que apesar
da tentativa de ser retratada como alguém interessante, não apresenta nem nos diálogos nem nas reflexões que faz , algo que realmente demonstre tal qualidade, além disso ,a garota não evolui ao longo da trama. O cenário é pouco explorado, o que é uma pena, e o enredo não é empolgante.

Carol.Czizek 21/06/2020

Elena Ferrante sendo Elena Ferrante
Pra quem já teve outros contatos com a autora sabe que história com muitos conflitos familiar é com ela mesmo!
O Título condiz muito com a história, afinal Giovanna começa a entender o que os adultos fazem (ou mentem) e conta também os conflitos dela sendo uma adolescente!
Eu amo a escrita de Elena, sempre flui muito bem!

Lais.Correa 29/06/2020

Me decepcionei
Este é o primeiro livro que leio da Elena Ferrante. Pela premissa acreditei que seria um super drama familiar, mas na minha concepção, não existiu nada além de floreios no decorrer de toda a leitura.
Não consegui me conectar com nenhuma das personagens, achei o final sem pé nem cabeça, quando pensei que a história iria engrenar voltava a dar marcha ré.
Meu segundo livro da coleção e o segundo que dou três estrelas.
Estou um pouco decepcionada.