A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Caroliis 20/06/2020

A verdade nua e crua de como é crescer e desapegar dos aspectos da infância
Na história, a autora traz, sem mascarar ou romantizar, como é passar pela transição da infância para a adolescência, descobrindo-se mais adulto, fazendo-nos refletir e lembrar, em diversos momentos da trama, como foi essa época para nós.

***

A história começa quando Giovanna, a personagem central da história, ouve uma conversa de seus pais e a frase “Ela está ficando igual Vittoria” proferida pela boca de seu pai, que, naquela época, ainda era uma figura de alta representação para ela, seu herói de mesmo sangue, dando o pontapé inicial para o desenrolar da trama, para as buscas das menina pelo entendimento de quem é a tia e o que significa, para ela mesma, aquela comparação (em sua opinião, preocupante e horrível), já que tia Vittoria é a pessoa que seu pai mais odeia e que, em sua casa, sempre é motivo de menções relacionadas ao mau sentido.

A partir do momento em que decide procurar pela tia, Giovanna embarca em um mundo totalmente diferente daquele no qual cresceu, com o qual está acostumada. A menina, confusa diante o período pelo qual está começando a passar, vê uma grande necessidade de se tornar mais próxima à tia, que revela-se uma mulher vulgar e totalmente diferente daquelas com as quais está acostumada a ter a sua volta e que, com o passar dos encontros de ambas, começa a exercer grande influência sobre a menina.

Com o passar do tempo, as máscaras dos adultos ao redor de Giovanna vão caindo. Traições e mentiras surgem e fazem-na questionar o porquê de ter que seguir as palavras impostas se nem mesmo aqueles que as pronunciaram cumprem-nas.

***

A cada parte em que o livro é dividido, Elena Ferrante nos mostra o crescimento pelo qual Giovanna passa dos 13 aos 16 anos, descobrindo-se diferente de quando era garotinha, explorando cruamente, em alguns momentos, a sexualidade que começa a aflorar mais nesta fase (também influenciada pelas experiências pessoais que a tia comenta com ela), a necessidade que surge de não seguir as palavras dos adultos, uma vez que estes mesmos se revelam mentirosos e o aparente amor pelo qual a menina espera que a note e que a transforme, novamente, em uma pessoa diferente.

Em cada uma das páginas, a história nos mostra, sem filtros e o mais próximo da realidade possível, como é crescer, como é descobrir que os adultos não são aqueles heróis que achamos que são quando somos pequenos, como é experimentar novas vontades e experiências diferentes as quais estamos acostumados. O livro apresenta como é ser humano.

***

Embora com algumas cenas que me incomodaram um pouco pelo próprio incômodo da personagem com certas coisas que decidira fazer, a leitura flui muito bem. É interessante observar a personagem crescendo, deixando a infância cada vez mais para trás e tendo que descobrir como lidar com as diversas mudanças proporcionadas pelo crescimento.

Em diversos pontos da história, conseguimos até nos identificar, pois crescer é confuso e apenas nós mesmos podemos construir quem seremos e conseguir nos entender, cedo ou tarde. É disso que o livro se trata: Crescer e descobrir quem somos.
Geórgea 09/09/2020minha estante
Ótima resenha! Fez com que crescesse meu interesse pelo livro, apesar de acreditar que será uma leitura bem difícil, pois esse tema aciona tantos gatilhos...

Benedito.Almeida 13/09/2020minha estante
Fui com tanta expectativa ler esse livro, afinal vi tantas pessoas tecerem elogios à autora, entretanto achei o livro bem mediano.

Benedito.Almeida 13/09/2020minha estante
Achei ele bem parecido com o Livro de Líbero.

@mcaroliinaq 09/11/2021minha estante
Que resenha incrível!

Emy 30/01/2022minha estante
eu criei um grupo no zap para os assinantes da intrínsecos se alguem tiver interesse so me chamar aqui no chat

Fofa 09/09/2022minha estante
Achei o livro médio e decepcionante

Jess.s2 22/01/2024minha estante
Gostei da história, mas me senti perdida em alguns momentos. Estava com muita expectativa, mas achei somente ok.

Nado 20/01/2021

Gostei da escrita e esse foi o meu primeiro contato com Elena Ferrante. A história traz algumas reviravoltas que nos deixam instigados a ler mais e mais, porém, essa ânsia pela descoberta do novo vai caindo um pouco no decorrer da leitura por conta do excesso de diálogos banais. O final é bem condizente com essa queda de expectativas, pois não é tão revelador quanto se esperava no ritmo inicial. Mesmo assim é uma boa leitura de formação, que nos faz refletir muito sobre o que achamos e sobre o que realmente está acontecendo, e que a linha entre a subjetividade e a objetividade pode não ser tão tênue quanto se imagina. Recomendo a leitura.
Andre234 20/01/2021minha estante
quero muito ler esse livro e conhecer essa autora.

Nado 20/01/2021minha estante
Recomendo, Dé

michajunco 02/06/2020

Bom livro!
Achei a história muito envolvente desde o início até o final. Neste livro vamos conhecer Giovana, uma garota de 12 anos que está se descobrindo e lidando com o período de transição entre a infância e a adolescência. Gostei muito da forma como os fatos são apresentados, é um bom livro!

Beatriz.Varela 12/02/2022

A Vida Mentirosa dos Adultos - Elena Ferrante
Gosto muito da Elena Ferrante, mas esse foi o que menos gostei dos livros dela até agora. Se inicia com uma menina de 12 anos, Giovanna, escutando sem querer seu pai a comparando com uma tia renegada da família, que é sempre dita como feia e sem caráter. É sobre aquela fase em que percebemos que nossos pais não são perfeitos, e sobre uma adolescente que leva muito em consideração a opinião dos outros sobre quem ela é e quem pode ser. Como em outros livros da autora, todas as personagens têm defeitos demais para que o leitor sinta algum apego. Tem uma ou outra reflexão interessante sobre feminismo, mas nada muito diferente ou profundo. É uma leitura que flui bem, pelo menos.

Amandioca 29/06/2020

Nossa, que saco...
Que livro horrível, senhoras e senhores! Estou muito brava porque:
1. Joguei dinheiro fora com a assinatura do intrínsecos apesar do livro ser lindo;
2. Perdi 2 dias da minha vida lendo essa besteira sendo que poderia ter lido algo muito melhor.

Tenho muitos motivos pra não ter gostado dessa história, mas vou citar os 10 principais:

Primeiro: a personagem é uma menininha mimada que acha que todo mundo tem que amá-la e fazer as suas vontades.
Segundo: a cada duas páginas a autora fica repetindo que ela é feia, que ninguém gosta dela, que todo mundo acha ela feia, que MEU DEUS ELA É MUITO FEIA.
Terceiro: apesar de repetir mil vezes que ela é feia, todo mundo se apaixona por ela e fala que ela é linda.
Quarto: existem vários personagens desnecessários para a trama, que estão lá só por estarem mesmo.
Quinto: a história vai do nada para lugar nenhum, uma trama sem pé nem cabeça.
Sexto: a autora fala desnecessariamente sobre sexo, apesar da personagem ser UMA CRIANÇA!!!!
Sétimo: a personagem só se preocupa em conquistar TODOS os homens da história e ainda quer roubar o namorado da tal da Giuliana.
Oitavo: a narrativa é enrolada demais e a autora (na minha percepção) só queria usar uma linguagem rebuscada pra ser Cult.
Nono: fala muito de muitos personagens mas não faz com que a gente crie uma conexão com eles, só consegui odiar todos mesmo.
Décimo: o principal mistério, que era a tal da tia, não fede e não cheira e no fim ela quase nem tem importância para a história.

Em resumo, achei péssimo. Quem concorda, respira.
Adriana 29/06/2020minha estante
Ufffa. ... só de ler sua resenha já achei um Saco o livro ? rs

stelasxs 29/06/2020minha estante
Oi, te interessa me vender?

Juliana.Rissardi 29/06/2020minha estante
Kkkk fiquei curiosa em ler.. mas depois dos seus comentários, já odiei junto com vc kkkkk com certeza essas percepções não são em vão.

elle carmo 29/06/2020minha estante
avaliou bem, tem um monte de gente dizendo que não gostou e dando 4 estrelas, ué ?

Amandioca 29/06/2020minha estante
Aaaaa que bom que não fui só que que não gostei!! Hahaha eu via a galera dando 4 ou 5 estrelas e ficava tipo ?????

Suelen Matos 29/06/2020minha estante
Eu também odiei. Sinto que perdi tempo.
Ódio define o esse momento.

Aline.Silva 03/07/2020minha estante
Eu odiei tambem, se não fosse tão bonito teria queimado ?

Jotape 08/07/2020minha estante
Concordo com tudo em grau, número e gênero. E ainda digo mais: parece um livro de swing, todo mundo pegando todo mundo, um troca troca, nem parece que o livro fala sobre >crianças

Daniel 22/09/2020minha estante
Respirando 20 x aqui
E aquele lenga lenga interminável por causa da tal PULSEIRA?
Achei tudo ruim, a começar pela capa MEDONHA.
Meu deus! cadê a Ferrante da tetralogia???

Leticia 27/02/2021minha estante
Não conseguiria ter definido melhor minha própria opinião.

Mah 10/05/2021minha estante
Queria ter lido sua resenha antes de comprar ou antes de começar a ler. Li até o fim, na esperança de achar pelo menos um pouco do que vi o povo falando, mas terminou pior que começou.

Lilane 19/06/2022minha estante
Tô mesmo tentando respirar kkkk Concordo com o péssimo! Acabei de ler esse livro nesse exato momento e minha cara tá de " ah.. será que pulei alguma parte sem perceber?" Vou ter que ler outros livros da autora pra tentar tirar o gosto ruim da boca. Arrisco?

Fernanda 17/06/2020

Eu nunca tinha lido tanto sobre sentimentos, percepções, julgamentos e tem sido uma excelente experiência. Vale a pena para lembrar que todos somos humanos e o que passamos na vida é comum a todos os outros.
O livro vale a pena pela reflexão, por nos trazer tão próximos aos sentimentos da adolescência.
Realmente não curti o final, mas lerei os próximos livros da autora.
Vane 17/06/2020minha estante
Adorei esse livro. Ele trás muitas reflexões sobre sentimentos e sobre a família. Também não curti muito o final, mas super recomendo.

Aline.Silva 22/06/2020

PÉSSIMO, de longe um dos piores que já li
Ruim, sem nexo, ainda com pornografia infantil, eu detestei. Foi minha primeira experiência com a autora e não quero ler nada dela nunca mais. O final é a pior parte, não chega em lugar nenhum. A edição do intrínsecos por ser linda pelo menos serve de enfeite, o livro em si, nem para segurar mesa bamba.
Vinícius Alves 23/06/2020minha estante
Como conseguiu ir tão longe na leitura? Porque foram várias páginas kk

Aline.Silva 23/06/2020minha estante
Foi coletiva, então ajudou MUITO rs

Nicole 24/08/2020minha estante
Nossa, SIM! O livro vai de nada até lugar nenhum, a personagem é insuportável e cheio de passagens de pornografia infantil que me deixaram de estômago embrulhado.
Por algumas resenhas que li aqui no site, achei que tinha recebido outro livro por engano..

Felipe Celline 03/04/2021minha estante
gente, não gostar do livro, ok!
Mas se referir às cenas de Giovana e Angela como se fossem "pornografia infantil"?
Isso não tem o menor cabimento.
A autora está narrando experiências que são até comuns nesssa idade de 12, 13 anos, principalmente lá nos anos 80, 90.
Além do mais, a psicanálise discute profundamente o tema da sexualidade desde os primeiros anos de vida! E isso no século passado.

Vinicius39 07/06/2022

Os adultos amam mentir...
Esse livro é incrível! Eu não estava muito confiante quando peguei ele para ler,mas no final acabei surpreendido.Mais uma vez a Elena Ferrante arrasando na sua escrita!

Esse livro conta a história de uma menina de 13 anos que escuta uma conversa dos pais e o pai dela fala que ela é "feia",parecida com a irmã dele (uma pessoa completamente odiada por ele).Isso faz que ela perca sua autoestima e que ela queira conhecer essa tia para saber a razão dela estar ficando parecida com ela.Com tudo isso,a história caminha e mostra a evolução da garota,as descobertas sexuais,a relação entre parentes,a forma que uma frase pode destruir e tornar uma pessoa completamente diferente.Esse livro é cheio de lições!

O livro é triste,real,verdadeiro e muito mais! A gente enxerga muitas coisas parecidas com a nossa vida,lições,situações da nossa pré adolescência e adolescência,isso que torna um livro mais íntimo,mais cru,que a gente reflete e vive a história junto com a personagem! Recomendo muito!!! E que venha o filme na Netflix.

"Mentiras,mentiras,os adultos as proíbem,porém dizem tantas."
Jakee 08/06/2022minha estante
Preciso ler esse livro logo, agora fiquei com mais vontade de conhecer Elena Ferrante.

Karini.Couto 03/10/2020

A vida mentirosa dos adultos é um livro fluído, com uma narrativa simples e agradável e que tem personagem bem delineados e ricamente pontuados. É impossível não se sentir concertado aos personagens!

Pouco a pouco vamos conhecendo a infância e adolescência de Giovanna. Imagina você escutar seu próprio pai dizer que você está ficando parecida com uma pessoa que ele detesta? Logo seu pai, uma figura que geralmente é amada e admirada. Pois bem.. Parece que Giovana estava ficando parecida com a tia Victoria, que ela sequer conhece. Claro que isso despertar uma curiosidade e Giovanna começa a buscar mais informações sobre a tia, sem grandes sucesso quando busca por fotos e então isso apenas a motiva ainda mais, fazendo com que ela vá fundo em lugares antes inexplorados e consequentemente desconhecidos.

Um mundo de mentiras, traições começa a se desenrolar diante dela e isso a faz questionar tudo ao seu redor!

A história tem uma misto de sentimentos que irão atingir leitor em cheio.. a escrita de Ferrante é um show a parte e merece ser apreciada!

DaniM 05/09/2020

Nunca decepciona
Elena ferrante nunca me decepcionou. Sua intensidade e verdade trazem à minha superfície sentimentos e reaçoes que eu nem sabia que ainda me habitavam. Não há um livro em que eu nao me identifique dolorosamente com algum ou todos os personagens e nesse nao foi diferente. ?A vida mentirosa dos adultos? chegou a ser uma experiencia física ? assim como o Dias de Abandono. Maravilhoso. Visceral.

Lalá 01/10/2020

Estranhamente gostoso. | @literaturadoce
Esta belíssima história foi o meu primeiro contato com a Elena e devo dizer: um contato bom, mas eu esperava mais.

Eu amo histórias como essa: um enredo simples, mas com uma exploração de personagens impecável e uma descrição de ambientação incríveis. Este é um tipo de escrita que eu admiro muito, porque ela conquista o leitor pelo carisma do personagem, não exclusivamente pela história né?

Então aqui, conhecemos a Giovanna. Nossa protagonista vai nos contar a história da sua infância e da sua adolescência. Tudo começa quando ela escuta, sem querer, o pai - uma figura importantíssima a ela - dizendo para a mãe a frase "Ela está ficando igual a Vittoria" - que é uma tia distante e que ela não conhece. Mas isso mexe com ela, pois é a primeira vez que o pai dela a compara com algo tão horrível como essa tia - possivelmente - é, considerando que o pai não gosta da tia nenhum pouco.

E a partir disso, ela fica com isso na cabeça e começa a procurar pela tia. Tenta procurar fotos dela em festas de família, mas não a encontra. Então ela decide fazer isso literalmente e aí Giovanna embarca num mundo nunca antes explorado e completamente diferente de onde ela cresceu.

Conforme o crescimento da Giovanna, as máscaras ao redor dela vão caindo e então ela começa as mentiras, as traições que a cercam e então começa a questionar todos e tudo.

Elena escreve de maneira ímpar e eu me encantei pela sua escrita. Ela descreve a cidade, Nápoles, de uma forma riquíssima, me fez querer ir pra lá! Ela explora o crescimento de Giovanna, suas descobertas desde a infância com muitos detalhes e é impossível não se ver na Giovanna em alguns momentos.

O livro é repleto de sentimentos, julgamentos, descobertas e foi uma experiência muito boa. Mas esperava muito mais justamente por isso: queria um final mais significativo.

💬 “O amor é opaco como os vidros das janelas nos banheiros.”

Fran 23/01/2021

A decomposição de uma família
Meu primeiro contato com Elena Ferrante.
Uma novela bem escrita, com personagens sólidos e potentes sob o pano de fundo das diferenças socioculturais dentro de uma mesma Nápoles.
Uma história sobres as mentiras e hipocrisias dos adultos e as suas consequências na vida das crianças/adolescentes. Cheia de decepções, falsas aparências, danos, dores e degradações.

Ca Melo 14/06/2021

Segunda chance para a Ferrante
No ano passado eu li o primeiro livro da Tetralogia Napolitana e fiquei com a sensação de que faltava algo. Era como se as palavras de Elena Ferrante não tivessem me tomado, como tocou a maioria dos fãs. Até que graças ao Clube do Curinga pude dar uma nova chance à autora.

Porém, minha experiência com “A vida mentirosa dos adultos” foi diferente. Logo nas primeiras páginas fui fisgada pela história da protagonista Giovanna. Eu ficava fissurada a cada capítulo, que sempre guardavam uma reviravolta, fazendo com que a leitura fosse envolvente do começo ao fim.

Sob a perspetiva em primeira pessoa da Giovanna, o leitor é imerso numa jornada de autoconhecimento e descobertas da adolescência. Assim, questões relacionadas ao corpo e sexualidade são bastante exploradas ao longo da narrativa.

Ainda, trazendo os conflitos familiares, justamente por conta dos segredos guardados ao longo dos anos. Fazendo Giovanna questionar os valores e princípios construídos pelos seus pais. Então, o amadurecimento da protagonista é permeado por mentiras e a revelação delas. Tudo isso no contexto marcado pelas diferenças sociais na cidade de Nápoles, na Itália.

Nesse sentido, a protagonista é construída de modo cru e real . Ou seja, Ferrante não faz questão de mostrar uma personagem perfeita. Muito pelo contrário, já que chegamos a questionar diversas atitudes da jovem. Motivo este que, confesso, pode desagradar muitos leitores. Porém, eu gostei, justamente por nenhum personagem ser perfeito, mas guiado principalmente pelos seus desejos.

Assim, acredito também que a maneira como a sexualidade foi explorada foi muito positiva. Isso porque não retrata os estereótipos da perda da virgindade como algo relacionado à romantização da pureza da mulher.

Apesar do final aberto, eu gostei muito da leitura. Assim, posso dizer que “A vida mentirosa dos adultos” vale muito a pena. Quem sabe agora eu me animo para continuar os demais livros da Elena Ferrante.

Lara.Bueno 05/07/2020

GENTE? PQ INTRÍNSECOS???
Olha, não tenho nada a dizer além de que É RUIM
SÓ RUIM
Só li por que veio no intrínsecos, não recomendo, JAMAIS compraria
Gabriela.Melo 05/07/2020minha estante
O primeiro RUIM já me convenceu haha

Jotape 08/07/2020minha estante
Também achei PESSIMO, terminei na força do ÓDIO, não recomendo.

Fernando.Aguiar 11/08/2020minha estante
O pior livro que eu já li! Nojo!

Vini 27/07/2021

A vida mentirosa dos adultos
Esse foi meu primeiro contato com obras da Elena Ferrante. Estou muito surpreso com sua escrita, acredito que muitos elogiam sua descrição crua dos fatos. Não sei ao certo minhas expectativas para esse livro, mas me senti envolvido pela descrição da passagem à vida adulta aos olhos de uma adolescente, descobrindo que as relações muitas vezes são baseadas em mentiras, inveja, interesse?
Acho que vale a leitura. Preciso me aventurar mais em suas obras.