A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Gabriela 14/11/2023

Gostei
Achei a história envolvente, personagens complexos, uma grande fofocaiada e casos de família... bom.
Em determinado momento vira uma grande encheção de linguiça e a história não anda. Mas depois a história volta aos trilhos e fica bom de novo.
Um difícil rito de passagem da infância para a fase adulta.

Lara.Bueno 05/07/2020

GENTE? PQ INTRÍNSECOS???
Olha, não tenho nada a dizer além de que É RUIM
SÓ RUIM
Só li por que veio no intrínsecos, não recomendo, JAMAIS compraria
Gabriela.Melo 05/07/2020minha estante
O primeiro RUIM já me convenceu haha

Jotape 08/07/2020minha estante
Também achei PESSIMO, terminei na força do ÓDIO, não recomendo.

Fernando.Aguiar 11/08/2020minha estante
O pior livro que eu já li! Nojo!

Denise Ximenes 11/03/2021

Maravilhoso!
Giovanna, ao se ater ao comportamento dos adultos que a cercam, chega a uma triste conclusão: todos mentem!

E mentem com coisas grandes e pequenas ? dissimulam para conquistar a confiança, fingem gentilezas, enganam para se safar. Mentem... mentem até para si mesmas. Vivem a vida escondendo aquilo que, para um observador mais atento, está escancarado.

É nesse espiral de mentiras que Giovanna cresce ? em meio a traições e dissimulações, questiona o seu valor, e sua autoestima se esvai.

Um livro para questionar comportamentos tão absurdos e, sobretudo, tão comuns, que ilustram a liquidez das relações humanas e explicam a degradação da personalidade de quem concebe tudo isso como normal.

Nem preciso dizer que sim, recomendo!

ingrid.vasconcelos.184 02/03/2022

Corrido confuso.
A premissa da história parece ser interessante, foi isso e o título que me atraíram a ler esse livro, mas o desenrolar é corrido e confuso.

Em seu decorrer, fica claro o motivo do liro receber esse título, mas, as opiniões da personagem principal a cerca de tudo que acontece com ela são confusas. Não sei se pela idade ou se por confusão da autora.

Foi minha primeira experiência com Elena Ferrante e pretendo ler outras coisas dela e entender se seus personagens principais são sempre assim ou foi exclusividade desse livro.

No geral o livro não é ruim, recomendo até, pra quem gosta de casos de família.

Mariana Dal Chico 05/01/2022

No mês de outubro de 2021, li para o Leia Mulheres Jundiaí o livro “A vida mentirosa dos adultos” da autora Elena Ferrante, publicado no Brasil pela Intrínseca que me enviou um exemplar de cortesia.

Gosto bastante da escrita da Ferrante, mas não sou do time que AMA tudo o que a autora publica. Minhas experiências de leitura com alguns de seus livros sempre foram interessantes, eu fico cativada pelos personagens que são muito humanos, mas apenas um livro me tirou o ar: Dias de Abandono.

Aqui temos o ponto de vista de uma jovem que está amadurecendo, se despedindo da infância e descobrindo que a vida dos adultos não é tão perfeita quando aos olhos de uma criança.

“(…) Eu não conseguia mais ser inocente, por trás dos pensamentos havia outros pensamentos, a infância tinha terminado. Eu me esforçava, mas a infância fugia (…)” p.152

Ao contrário de muitas pessoas, o final aberto não me incomodou, mas as várias pontas soltas ao longo do livro, sim. E o que mais me encanta na escrita da autora é a capacidade de retratar os conflitos humanos sem qualquer filtro ou pudor. Ela pega aqueles segredos que guardamos tão fundo que parecem um “sonho”, tira do inconsciente e os joga direto no sol, de uma forma que é impossível continuar os ignorando.

Gostei bastante da leitura, mas não amei.

site: https://www.instagram.com/p/CYWgjSBrjGH/

Italo Bernardo | @wesleyliterario 23/10/2020

Mais um ótimo romance da autora
"Eu, por outro lado, escapei para longe e continuo a escapar também agora, dentro destas linhas que querem me dar uma história, enquanto, na verdade, não sou nada, nada de meu, nada que tenha de fato começado ou se concretizado: só um emaranhado que ninguém, nem mesmo quem neste momento escreve, sabe se contém o fio certo de uma história ou se é apenas uma dor embaralhada, sem redenção ."

Narrando as memórias de sua adolescência, Giovanna conta como vivenciou o período dos 12 aos 16 anos, destacando a intensidade de seus sentimentos, atitudes, e como enxergava as pessoas e os relacionamentos estabelecidos. Na juventude, uma comparação com a tia Vittoria, que ela não conhecia e sempre ouvia duras críticas feitas pelos pais, ativa na jovem Giovanna uma intensa curiosidade de descobrir quem é aquela mulher tão misteriosa. A exploração dessa questão nas periferias de sua cidade a levarão para descobertas que moldarão por completo sua mentalidade e vida.

Elena Ferrante é uma das minhas autoras favoritas, então já sabia que iria adorar seu novo livro, embora só tenha me deparado com opiniões negativas a respeito da história de Giovanna. A escrita da autora é elegante e esse é o livro dela que mais fluiu para mim, talvez seja por todas as questões que a obra desenvolve. Com fortes críticas socias e uma forma única de prender o leitor, não poderia ter amado mais essa leitura.

Além de todas as descobertas que Giovanna faz sobre si e a família, da intensidade e efemeridade dos sentimentos, preciso destacar o contraste estabelecido entre a Nápoles periférica e a elite rica na qual a protagonista fora criada, que promove reflexões na própria personagem e aos leitores. A partir de suas descobertas e vivências na periferia de Nápoles uma nova perspectiva sobre da cidade vai se apoderando de Giovanna, marcando cada nova parte de sua história e ampliando sua visão sobre tudo que acerca.

"A Vida Mentirosa dos Adultos" é uma narrativa que precisa ser descortinada a cada página, pois os personagens e ações são mais profundos e complexos do que aparentam. As lembranças de Giovanna refletem as mudanças que a adolescência traz, descoberta da sexualidade e transição da menina para mulher. Sem meias palavras e com a crueza típica da autora, Elena Ferrante construiu mais um genial e marcante romance.

"Cuidado com o que você diz, meu rosto já mudou por causa do meu pai e me tornei feia; não brinque de mudá-lo você também, tornando-o bonito. Estou cansada de ser exposta às palavras dos outros. Preciso saber quem realmente sou, que pessoa posso me tornar [...]"

yas 30/04/2021

Ao fechar o livro não pude deixar de notar a sensação de espanto por ainda não ter conseguido absorver tudo que ocorrera nesta obra tão bem escrita.

Como meu primeiro contato com a autora, não poderia estar mais maravilhada e afetada por suas palavras tão cruas e reais.

Acompanhar o crescimento de Giannì e suas percepções do mundo dos adultos foi uma jornada equivalente a uma montanha-russa, com suas bruscas mudanças entre altos e baixos, entretanto mesmo em meio a esse turbilhão de emoções, experienciar a adolescência da personagem e ter momentos de identificação certamente trouxe um toque de enorme sensibilidade à narrativa.

A escrita de Ferrante nos prende, nos traz desconforto mas, acima de tudo, dialoga de maneira admirável com questões e situações totalmente verídicas e necessárias.
lio 30/04/2021minha estante
ah, adorei a resenha! estou pensando em ler esse livro, mas estou com bastante dúvida

yas 30/04/2021minha estante
confesso que eu fiquei assim por um tempo também mas te encorajo muito a ler, quando comecei não quis mais parar

Fabíola Luna 01/05/2021minha estante
Adoro suas resenhas, Yas!

anselmo.pessoal 23/05/2021

Em relação aos anteriores, uma decepção
Talvez o problema seja minha expectativa. Mas o fato é que a leitura foi arrastada e em muito trechos cheia de detalhes superficiais que, a meu ver, não contribuíram para aprofundar os personagens ou enredo. Era de se esperar que a visão de mundo de uma adolescente fosse mesmo essa. Nesse sentido o livro é muito bom. Entretanto, chaaaaaaattttttoooooo e raso.
Talvez minhas expectativas....
Espero muito sinceramente que discordem de mim.
Livia Barini 24/05/2021minha estante
Eu não li o livro, mas já li vários comentários iguais ao seu

HenriqueMazzon 27/06/2020

?Relatable?. Adorei! Muito verdadeiro!
Primeira experiência com o clube do livro ?Intrínsecos? da Editora Intrínseca e também com essa famosa e misteriosa autora. É o tipo de livro que jamais compraria, por isso me surpreendi positivamente. Gostei muito deste livro, a escrita da autora é muito íntima e cativante, parece que estamos numa seção de terapia, ou conversando com uma amiga. Apesar da perspectiva adolescente da narradora, a história é muito bem construída e muito real. A palavra ?relatable? em inglês define bem. Além disso, traz várias importantes reflexões sobre família, traição, amadurecimento, feiúra e beleza.
Josy Rodrigues 27/06/2020minha estante
Finalmente alguém igual a mim que também gostou hahaha. Verdadeiro, reflexivo e poético.

Bia 07/08/2021

Esperava mais.
Fui ler muito empolgada, achei a premissa bem interessante. Aí né achei chato , toda vez que começa a ler sentia sono kkkk . Não acontece Nada !!! A escrita não tenho o que falar é maravilhosa, mas a história em si é cansativa. Isso é o que dá ir com muita expectativa.

Foi o meu primeiro livro que li da autora, mas pretendo ler outros.

Guto 11/06/2020

Então...
Achei o livro muito envolvente, gostei muito da escrita, da forma que ele ambienta você no lugar/tempo/espaço, a forma que ele te faz conhecer os personagens e ser próximo deles, considerando todas as reviravoltas e revelações durante o livro, esperava um final melhor... e não foi o que aconteceu.
Porém o livro é bom, esse foi meu primeiro contato com Elena Ferrante e recomendo.

Coisas de Mineira 19/06/2020

A vida mentirosa dos adultos é o 21º livro do Clube Intrínsecos, que deve chegar as prateleiras em setembro. De autoria de Elena Ferrante, o livro vem para acalmar os corações dos fãs da Tetralogia Napolitana, que se encerrou em 2017. Antes de mais nada, ressalto que esse é meu primeiro contato com a autora, e por isso fui buscar informações para entender toda a celeuma em volta da publicação desse livro.

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora que prefere se manter reclusa, longe dos holofotes, sendo conhecida apenas por seu editor italiano, e que se comunica com o mundo através de e-mails. Segundo ela, o anonimato seria para que as suas estórias fossem maiores, ou mais importantes que a pessoa que escreveu.

Claro que esse mistério levou muitos a procurarem sua verdadeira identidade e, através de investigação em movimentações bancárias, um repórter chegou até Anita Raja, e seu marido Domenico Startone – um ou ambos poderiam ser Elena. Independentemente de sua identidade, o que ficou de suas obras anteriores foi o encanto sobre as pessoas e a história de Nápoles.

Em A vida mentirosa dos adultos vamos acompanhar a vida de Giovanna, dos 12 aos 16 anos – ou seja, aquela fase complicada da adolescência e da busca de sua identidade. Giovanna tem uma vida típica de classe média: mora com os pais – professores, em um apartamento bem decorado, estuda em uma boa escola, é amiga das filhas do casal de amigos dos pais.

Mas, quando começa a ter dificuldades de concentração, acaba ouvindo acidentalmente uma conversa entre seu pai e sua mãe na qual ele diz que a filha não está com dificuldades por conta da adolescência, mas porque está ficando parecida com Vittoria.

Andrea, pai de Giovanna, vem de uma família de poucas posses, com raízes em um bairro industrial no sul de Nápoles, mas que se valeu de muito estudo para ascender socialmente. Para ele, os estudos vêm sempre em primeiro lugar.

Por conta dessa diferença, ele acaba rompendo os laços com sua família, principalmente com a irmã, que sempre foi referência para fracasso. E, quando o pai compara Giovanna a Vittoria, a menina fica muito transtornada. E chega à conclusão de que precisa conhecer a tia para encontrar essa semelhança.

“Foi assim que, aos doze anos, soube pela voz do meu pai, sufocada pelo esforço de mantê-la baixa, que eu estava ficando igual à sua irmã, uma mulher na qual – eu o ouvira dizer desde sempre – feiura e maldade coincidiam perfeitamente.”

Primeiro, vai em busca das fotografias da família, ansiando encontrar a tia. Mas as poucas fotos de seu pai anteriores ao casamento têm uma rasura no rosto da tia – em todas as fotos. Quando a mãe percebe a angústia da filha, acaba conversando com o marido, e uma visita à tia é marcada. Esse é o estopim para o enredo.

A jornada de Giovanna, que passa pela separação dos pais, leva a menina a novas possibilidades e novos cenários, onde faz amizades, explora sua sexualidade que já era aflorada antes do episódio com os pais, e até mesmo a leva a seu primeiro amor. Suas descobertas acabam com a inocência da criança, quando é instada por sua tia a observar seus pais e descobrir que eles não são tão perfeitos assim. Claro que suas descobertas a levam a um mundo de mentiras, que muitas vezes são justificadas dentro da visão dos adultos.

É um livro com uma leitura em alguns pontos arrastada. Seus parágrafos acumulam ações e diálogos longos, que deixou a leitura menos fluida para mim. Também têm passagens alongadas demais – claro, a meu ver. Muitos personagens vão surgindo, e alguns deles têm estórias que pouco acrescentam a trama.

“Mentiras, mentiras, os adultos as proíbem, porém dizem tantas.”

Não posso dizer que tenha ficado encantada pela estória. Entendo que a autora trouxe as dores de se tornar mulher, e a busca de Giovanna a leva a uma espiral de autodestruição que com certeza muitas adolescentes vivenciaram – a rebeldia na escola, a mudança das roupas cor de rosa para o preto, o excesso de maquiagem para esconder sua ‘feiúra’.

Mas Giovanna me pareceu antes de tudo uma menina mimada. Sei também que adolescentes creem ser o centro do universo, mas ela exagera em alguns momentos. Até mesmo sua fixação romântica no rapaz, noivo de sua amiga, parece apenas birra. E ela é uma menina muito inteligente, dotada de uma sensibilidade muito peculiar. Mas, cercada de pessoas tóxicas – nenhum dos outros personagens dos livros estão livres de maldade. São mentirosos, invejosos, achei até encontrar uma insinuação de pedofilia.

“O amor é opaco como os vidros das janelas dos banheiros.”

E tem um final aberto. Na verdade, nem considero um final aberto, simplesmente acaba. Especula-se que, da mesma forma que na tetralogia napolitana, teremos continuação, já que é narrada uma fase específica da vida de Giovanna. Finalmente, para deixar os fãs mais afoitos por essa leitura, a Netflix italiana anunciou que A vida mentirosa dos adultos vai virar série! Leia e tire suas próprias conclusões…

Por: Maisa Gonçalves
Site: www.coisasdemineira.com/a-vida-mentirosa-dos-adultos-elena-ferrante-resenha/

rainne 21/01/2024

Gostei do livro, conseguiu me prender bastante (como sempre fazem as histórias da Elena Ferrante), as reflexões apresentadas são muito boas e o desenvolvimento dos personagens foi interessante de acompanhar. apesar disso e dos momentos de identificação com os personagens da narrativa, não senti que foi um livro que me tocou tanto ou que clareou minha mente sobre algum tema. foi como conversar com uma amiga sobre um assunto que sempre conversamos no dia a dia, com a adição de um detalhe ou outro a medida que o assunto se repete. de todo jeito, vale a pena a leitura.

obs.: não sei se foi uma coisa minha, mas, até mais ou menos os 40% do livro, eu só conseguia ver a Elena Greco (da Tetralogia Napolitana) na Giovanna.

Bia 15/06/2020

Não gostei de algumas questões pontuais, mas no geral é uma boa leitura, com uma escrita fluída e bonita e que com certeza trouxe muitas reflexões e questionamentos que ainda estou digerindo