A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Sami 09/02/2023

A vida mentirosa dos adultos
Acompanhamos a protagonista Giovanna dos 12 aos 16 anos de idade e participamos do seu intenso processo de transição entre infância e adolescência. O ponto de partida é marcado pelo momento em que Giovanna escuta do pai que ela é feia, e aqui vemos um herói se transformando em vilão, já que ele representava para a filha a imagem de um homem que era modelo de perfeição e amor.

Depois do primeiro gatilho nos deparamos com uma série de reflexões sobre o conceito de beleza, todos baseados na visão que a protagonista tinha sobre seu próprio corpo, em constante mudança, e nas experiências interpessoais que ela começa a ter fora de seu círculo social.

As ponderações se estendem para outros campos da vida e passamos a conhecer uma menina rebelde com sede de respostas, por nem ela e nem, principalmente, seus pais estarem preparados para a sequência de frustrações que envolvem a noção da consciência das interações sociais e familiares que afligem o início da adolescência. Essas frustrações a levam constantemente a ter experiências fortes, que expandem o seu repertório de vida e fazem com que ela amadureça, passando a tomar suas próprias decisões sobre o que acha correto ou não.

Esse foi o meu primeiro contato com a autora e confesso que a história em si não me cativou e não me conectei com a personagem principal, porém me vi encantada com a escrita da Elena. Acredito que a intenção era muito mais mostrar todos os simbolismos que existem dentro das experiências de Giovanna, que de certa forma vivenciou momentos perturbadores, do que fazer com que os leitores se apaixonassem por ela.

DaniloVeronezzi 18/01/2023

Interessante
A vida mentirosa dos adultos explora um drama familiar vivenciado por uma adolescente e expõe as dores, pensamentos, sentimentos e formas de lidar que a protagonista encontra para enfrentar essa situação. É um bom livro, eu recomendo a leitura.

Mariana 29/01/2023

Primeiro contato com a autora e amei sua escrita, porém não gostei muito da história. O titulo do livro faz jus a história, Giovanna começa a sair da adolescência e acaba descobrindo mentiras contadas pelos adultos ao seu redor e acaba se entregando a falar varias mentiras também.

No livro aborda assuntos sobre: a transição da infância para adolescência, a confusão que é essa fase em nos aceitar, sobre problemas envolvendo parentes, problemas familiares?.

No começo achei bem maçante, o meio até que ficou interessante e o final foi decepcionante.

uu 30/03/2023

Livro maneiro, personagens que vc vai querer agredir de tão otarios que são.
Poderia ser melhor mas tá de boa !!

Matheus.Giovanazzi 10/06/2020

Gostei do livro, é meu primeiro contato com Elena Ferrante. Senti porém que a trama seguiu por um caminho diferente daquele que eu esperava ao ler a sinopse, mas muito bom no geral.

Fernando.Aguiar 07/06/2020minha estante
Concordo. Também foi minha primeira experiência com a autora e não pretendo ler mais nada dela...

Nathália 13/06/2020minha estante
Meu Deus, eu achei que o povo ia querer me cancelar, mas até aonde vi, ninguém gostou... Foi minha primeira leitura da autora e provavelmente a última

Fernando.Aguiar 26/06/2020minha estante
Eu também detestei, nunca mais...

leiturasdaursula 06/12/2021

Não é isso tudo
Eu criei muitas expectativas com a autora, o que pode ter prejudicado minha experiência de leitura. Achei a narrativa lenta demais, as motivações e escolhas da protagonista me irritaram em muitos momentos e não há muitas reviravoltas no livro. O final me decepcionou, mas mesmo assim foi uma leitura válida e me surpreendi com a forma de escrita da Elena. Porém não acho que seja pra mim, então não sei se vou dar outra chance para obras dela novamente.

Mian 21/01/2021

Surpreendente
Elena Ferrante mais uma vez traz uma escrita maravilhosa, que me envolveu completamente e por diversas vezes até me fez sentir na pele da adolescente Giovanna, relembrando todas as dores e descobertas desta fase, que nos prepara para entrar ao terrível mundo dos adultos.

Mika 28/05/2021

Lamentável esse final
Fiquei o livro todo esperando o Glowup da protagonista... que nunca aconteceu, ela não é divertida, não é sarcástica, não é engraçada mt menos cativante, só é... uma adolescente extremamente realista com as piores características dessa fase multiplicadas por 1000.
Dei 3 estrelas pq realmente tem reflexões sobre a vida bem pertinentes e que me fizeram continuar esperando Giulianna evoluir e se encontrar... mas isso não acontece. Esperava que fosse melhor.

João 27/01/2021

Instigante, asqueroso e inconstante
Ler "A vida mentirosa dos adultos" não é uma trajetória fácil quando se está saindo da adolescência e já ambientado com alguns dilemas da vida adulta.

Giovanna sempre foi a aluna nota 10, uma amiga exemplar e dificilmente problemática, mas tudo isso muda quando ouve de seu pai que é muito feia, igual sua tia Vittoria, uma pessoa detestável.

"A vida mentirosa dos adultos" aborda temáticas que podem provocar gatilhos em alguns leitores, como o abandono parental e a pedofilia. O mundo feminino é um dos temas favoritos de Elena Ferrante, a autora do livro, e nesta obra em especial ela dilacera este elemento como talvez nunca tenha feito antes.

A identidade da escritora italiana ainda hoje é um mistério, sendo Elena Ferrante apenas um pseudônimo para preservar sua criatividade, pois ela crê que "a ficção é uma mentira usada para contar verdades".

Em muitos momentos do livro me identifiquei com a personagem Giovanna quando a mesma procura cortar relações com os pais e depois percebe que, mesmo contra sua vontade, isso é inevitável. Todo adolescente em algum momento passa por dificuldades familiares, e a fuga sempre aparenta ser a melhor opção.

Não sou juiz e não pretendo ser, não me sinto capaz de julgar Andrea, Vittoria e muito menos Giovanna por seus atos. Todos os personagens desse inquietante romance almejam uma coisa que nem ao menos sabem o que é, o que torna a trama muitas vezes algo asqueroso de engolir.

O desfecho do livro é ambíguo e exala uma liberdade gigantesca, que nem a personagem principal conseguiria digerir, na minha interpretação.

"La vita bugiarda degli adulti", como se chama em italiano, é, além de uma história sobre dilemas da adolescência, uma lição de liberdade. Fora da ficção, a vida mentirosa dos adultos é o caminho mais atordoante a ser seguido.

Andalik0 16/12/2020

Bem adulto
Por mais que tenha sido uma história contada por uma adolescente, não acho que seja um livro para adolescentes.
A história em si é bem pesada, brigas familiares, traições, sexo, linguagem bem inapropriada. Não recomendo para menores.
O livro em si é muito bom. A história é ótima, porém, eu não gosto do jeito da autora de escrever, o que me deixou meio irritada na leitura.
Giovanna era uma adolescente como qualquer outra. Se achava feia, se achava estranha, não entendia os adultos, não aceitava traições, queria saber sobre sexo, não queria ser tratada como criança. Se rebelou contra os pais, os amigos, a escola e a tia.
Acho que todo mundo passou por uma fase semelhante a de Giovanna. Digo semelhante porque ela realmente era um ponto fora da curva.
A família dela era naturalmente toda errada. Ninguém falava com ninguém, um parente falando mal do outro, traições pra todos os lados. Obviamente, a menina cresceu com vários problemas psicológicos.
Mas, em geral, a história é boa e envolvente. Te deixa intrigado.
A única personagem realmente insuportável é a Angela. Credo, que menina nojenta!!!
Recomendo a leitura, mas não para adolescentes.

Jeniffer Geraldine 28/01/2021

A vida mentirosa dos adultos (Elena Ferrante)
Comecei 2021 lendo A vida mentirosa dos adultos, da Elena Ferrante. Foi um livro que estava me chamando há uns meses. E eu atendi o chamado.

Às vezes me pego impressionada com a sensação de familiaridade que a literatura de Ferrante me passa. É uma familiaridade de coisas não ditas em voz alta muitas vezes, pelo menos por aqui.

Leio um trecho e penso: nossa, é isso mesmo. Relembro histórias da infância e adolescência. Causa familiaridade e estranheza. Sigo lendo parecendo que vou encontrar ali também um pouco de mim.

A vida mentirosa dos adultos foi publicado no Brasil, em 2020, pela Editora Intrínseca com tradução de Marcello Lino. A personagem principal é Giovanna e através de suas memórias de infância e adolescência encontramos alguns conflitos da época de transição para a vida adulta. Há a descoberta da sexualidade, a rebeldia adolescente, a desobediência de quem quer se dona de si, o primeiro amor, as relações ambíguas de amizade. Mas talvez o principal seja a busca por uma identidade que atravessa a construção de uma subjetividade mas ao mesmo tempo se entrelaça com as subjetividades dos pais, de familiares e amigos.

Arrisco dizer que Giovanna sabia quem queria ser ou quem deveria ser quando adulta. Uma menina amada pelos pais poderia tranquilamente seguir um caminho similar ao deles, uma vida de intelectual. Até que um dia uma comparação a pegou de surpresa. O pai Andrea a comparou com Vittoria, uma irmã que ele há muito tempo havia cortado relações. A imagem construída da tia Vittoria através das palavras ruins do pai fez com que Giovanna tivesse curiosidade em relação à tia e ao mesmo tempo estranheza em relação a si mesma.

A busca movida pela estranheza fez com que Giovanna se tornasse mais atenta à realidade que a rodeava. Quem era a sua tia Vittoria, quem era seu pai Andrea, sua mãe, os amigos deles? Com esse olhar atento ao redor e a si mesma, a menina descobriu segredos, descobriu a vida mentirosa dos adultos, descobriu o que queria ser e o que não queria.

site: http://jeniffergeraldine.com/2021/01/a-vida-mentirosa-dos-adultos-elena-ferrante/

Laísa 12/04/2021

O livro conta a história de Giannina, uma adolescente italiana, que vive na alta sociedade e é educada para tal. No entremear da história ela descobre a mentira, com seus benefícios e malefícios. O livro não me conquistou, mas a escrita é muito boa e envolvente. A autora conseguiu construir uma história adolescente com discussões bastante complexas e densas.
Daria de presente para alguma amiga jovem que gosta de romances juvenis e desprenteciosos.

Juliana Ribeiro 01/10/2020

Fim da infância
Sou apaixonada pela Elena Ferrante, então tenho predisposição a gostar dos seus livros... Nessa obra, Elena trata do fim da infância, da entrada no mundo dos adultos. O livro é forte, a autora traz o universo feminino de maneira bem visceral.
Geovana189 01/10/2020minha estante
Tô querendo ler, parece ser ótimo. Nunca li nada da autora