A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Luzz 08/12/2023

Uma obra prima mas sem final
Não sei se foi uma boa leitura pra começar, se os outros são melhores, espero que sim porque agora é certeza que vou atrás de ler algo mais dela.
Eu nunca me interessei pelos livros da Elena e confesso que no começo tava bem chatinho, não acontecia nada só apresentava mto personagem e contexto da vida da Giovanna. Mas depois, vai rolando bastante coisa, traição, relacionamentos, amizades e desamizades?
Enfim, o final é péssimo. Odeio final aberto e nesse caso ficou tipo escancarado. Motivo de perder 1 estrela.
A coisa que mais achei incrível é a veracidade na história , nas cenas, uma realidade desconfortável então se vc ficou mal, acredite, provavelmente era a intenção pq na vida as coisas são assim também?

Bárbara Vargas 07/12/2023

Final chocho
A história é muito boa, a narrativa é fluida e sempre dá vontade de ler ?só mais um capítulo?. Mas, o desfecho deixou a desejar, ficou um final em aberto e não proporcionou a conclusão satisfatória para fechar a narrativa.

Josy.Ribeiro 06/12/2023

Foi uma leitura bem diferente do que tô acostumada. A história é difícil mas você acompanha o crescimento da personagem e vai se envolvendo na trama. Não sei o que eu estava esperando no final, mas acho que eu esperava mais.

yas 02/12/2023

“no plot, just vibes” na maior parte do tempo, com foco no psicológico da protagonista. é definitivamente um livro que incomoda, girando em torno, além da sexualidade de uma pré-adolescente, de como um simples comentário dos pais afetou na construção da imagem ideal da criança. acho que é uma história pra ser digerida por um tempo, a leitura é fluida apenas em algumas partes, porque em outras a história fica um pouco parada, apesar dos capítulos serem curtos. o final deixou um gostinho de “só isso?”, mas, no todo, foi interessante.

Erica201 29/11/2023

Devastador
Eu amei a leitura. A escrita e o desenrolar da história te prendem de uma forma inexplicável. Acompanhar o crescimento e se identificar ao longo desse caminho foi o que me encantou.
Fiquei no final com um gostinho de quero mais.

Stella 24/11/2023

Demorei um tempão pra ler esse aqui, talvez por estar passando por uma super ressaca literária ou pelo livro mesmo (o que acho difícil já que acho a escrita da elena ferrante muito cativante). fala muito sobre a transição entre a infância e adolescência, de uma forma que me incomodou muito, mas acho que o objetivo é exatamente esse:
mostrar como crescer é confuso e incômodo.

Nai 22/11/2023

Elena Ferrante nunca erra
Os livros de elena sempre me pegam muito mesmo após finalizar a leitura, são livros que fico dias pensando, ruminando as informações que absorvi na leitura
Incrível como Elena consegue abordar pontos sensíveis de uma forma leve e interessante

Morgana.Paulino 20/11/2023

O nome precede o sujeito
O nome precede o sujeito é uma frase falada na psicanálise, que quer dizer que aquilo que dizemos ou como nominamos alguém, dirá muito sobre como essa pessoa irá se manifestar em termos de personalidade e comportamento.

Para mim, essa é a premissa desse livro de Ferrante, quando dizem para a protagonista que ela é feia. Dizer determinadas coisas, em determinados momentos do desenvolvimento de uma pessoa, vai ter marcas tão profundas quanto o momento vivenciado.

Não é meu livro preferido de Ferrante, mas faz sentido na sua obra de uma visão mais geral, abordando sempre o tema do feminino.

Luciana 20/11/2023

Foi uma leitura arrastada, confesso.
Mas, a autora descreveu com louvor as mudanças ocorridas durante a adolescência, assim como os dilemas familiares.

Um livro difícil de ler, mas com uma história que vale a pena.

yasmimleal 16/11/2023

Ela tem mais sentimentos do que imaginava
Achei a escrita maravilhosa. a história, meio 3 de 5. acho que alguns relacionamentos poderiam ter sido trabalhados de outras formas, mas entendi que é um livro de uma fase.
a pergunta que fico é, Gianni é uma adulta mentirosa?

Gabriela 14/11/2023

Gostei
Achei a história envolvente, personagens complexos, uma grande fofocaiada e casos de família... bom.
Em determinado momento vira uma grande encheção de linguiça e a história não anda. Mas depois a história volta aos trilhos e fica bom de novo.
Um difícil rito de passagem da infância para a fase adulta.

Ana 09/11/2023

A forma como ela conseguiu descrever o exato momento que a Giovanna cresce e perde a inocência da infância é incrível. Gostei muito da narrativa, a visão pela criança e adolescente traz vários momentos que da vontade de segurar ela e sacudir e brigar, mas também tem muita coisa que me reconheci.
E nossa, esse livro só reforçou como homens são nojentos?
Amei, daqui uns anos quero reler!

rayssarangoni 07/11/2023

Adolescência
A autora retrata de maneira muito eficaz a passagem da infância que para a adolescência da narradora personagem.
a escrita me prendeu bastante e aproveitei a leitura ao mesmo tempo que me identificava com algumas situações vividas pela protagonista.

Tamicho 07/11/2023

Sentimentos ambíguos
Estou tendo sentimentos conflitantes nesse livro. Por um lado ele é repleto de vários nadas... A história da voltas e voltas e não vai pra lugar nenhum deixando a leitura bem chata. Por outro o livro te prende e mesmo achando a principal e os secundários odiosos fiquei presa até o fim. Acho que pra grande maioria das pessoas esse vai ser um livro 8 ou 80, ou tu ama ou odeia. Eu odiei a história mas amei a escrita então provavelmente não te ajudei a decidir se vale a leitura rs

ElisaCazorla 06/11/2023

Que coisa mais chata!
Dou por encerrada as leituras dessa autora porque, embora seja uma leitura fluida, seus tramas me amarram no começo mas logo depois me perco nos enfadonhos personagens e seus problemas adolescentes sem a menor graça.
Terminei esse porque me obriguei. Os personagens tão interessantes do começo desaparecem para darem lugar aos chatos adolescentes, o que parece ser a fixação da autora nos últimos livros.
Não encontrei a potência que li em Um Amor Incômodo ou Dias de Abandono ou A Filha perdida.
Foi bom enquanto durou, Ferrante, mas tchau, bela!
Silvana (@delivroemlivro) 07/11/2023minha estante
Além da capa medonha...

ElisaCazorla 08/11/2023minha estante
Essa capa é um horror mesmo!

Nalaura9 31/12/2023minha estante
Primeiro contato com a Elena, tinha muita expectativa e gostei até da escrita, mas abandonei. História CHATA, personagem INSUPORTÁVEL e sem paciência nenhuma pras ""questões"" da adolescência.