A vida mentirosa dos adultos

A vida mentirosa dos adultos Elena Ferrante

Resenhas - A Vida Mentirosa dos Adultos

Maisa @porqueleio 23/07/2020

Personagens tóxicos!
Vamos acompanhar a vida de Giovanna, dos 12 aos 16 anos – ou seja, aquela fase complicada da adolescência e da busca de identidade. Ela tem uma vida típica de classe média: mora com os pais – professores, em um apartamento bem decorado, estuda em uma boa escola, é amiga das filhas do casal de amigos dos pais. Mas, quando começa a ter dificuldades de concentração, acaba ouvindo acidentalmente uma conversa entre seus pais, quando ele diz que a filha está ficando parecida com a tia - Vittoria.
Andrea, pai de Giovanna, vem de uma família de poucas posses, com raízes em um bairro industrial no sul de Nápoles, que se valeu de muito estudo para ascender socialmente, mas no processo rompe laços com a família. Mas, com a comparação, Giovanna decide conhecer a tia - e esse é o estopim para o enredo.
A jornada de Giovanna, que passa pela separação dos pais, leva a menina a novas possibilidades e novos cenários. Suas descobertas acabam com a inocência da criança, quando é instada por sua tia a observar seus pais e descobrir que eles não são tão perfeitos assim. Claro que suas descobertas a levam a um mundo de mentiras, que se justificam dentro da visão dos adultos.
Entendo que a autora trouxe as dores de se tornar mulher, e a busca de Giovanna a leva a uma espiral de autodestruição que com certeza muitos adolescentes vivenciaram. Mas Giovanna me pareceu antes de tudo uma menina mimada. É inteligente, dotada de uma sensibilidade peculiar, mas cercada de pessoas tóxicas. E tem um final aberto. Na verdade, nem considero um final aberto, simplesmente acaba.

site: https://www.instagram.com/p/CB6amZyjekn/

Giovana Mocellin 22/07/2020

A escrita é fluida, a diagramação do livro ajuda também. Entretanto, foi uma leitura extremamente enrolada, não consegui me conectar com os personagens.
Fiquei esperando um auge, mas não ocorreu.

Giulia 21/07/2020

Incerteza
Estou encantada pela escrita de Elena Ferrante.

Ela escreve de uma forma tão envolvente, que você não consegue largar o livro até terminar.

Os personagens são bem construídos, mas a trama em si não me cativou por diversos motivos.

Amo dramas familiares, mas nessa estória, ele não se desenvolveu de uma forma agradável e concreta.
Deixou várias pontas soltas.

Irei buscar novos livros da autora!
Mas não indico esse livro para todos.

Tamara 20/07/2020

É verdade que eu não conhecia Elena
Elena Ferrante era tão desconhecida pra mim... E o livro me sugou até o último minuto (e vice-versa). É perturbador, instigante, dramático e real.

Andressa 20/07/2020

Feliz surpresa
Esse livro foi meu o meu primeiro recebido do clube Intrínsecos e me tirou da zona de conforto. Não tenho o hábito de ler esse tipo de livro, mas me surpreendi muito por ter devorado ele, a escrita da autora é muito envolvente e faz com que você não queira largar o livro.
A história narra a vida de Giovanna dos 12 aos 16 anos e nos faz refletir muito sobre como vemos nossos pais, ou os adultos em geral. Em como adolescentes têm uma visão muito diferente das coisas. As classes sociais também é um tema abordado nesse livro, e trás muita reflexão. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler, pois agrega muita coisa.
É um livro para você ler e deixar lá quietinho, que ao longo dos dias cada vez mais as coisas farão sentido.

Bia 20/07/2020

Curioso...
A leitura e bem fluida não tive grandes problemas em dar segmento pelo contrário a cada página queria ler mais...
O assunto abordado instiga a nossa curiosidade a personagem e seu comportamento durante a adolescência nos remete ao nosso passado fazendo refletir sobre o que nos foram dito e as nossas atitudes ...(ooo adolescência que fase hein).
Por fim o que não me agradou foi o final e o desenrolar ficou faltando alguma coisa aquela sensação que poderia ser melhor.
Recomendaria a leitura e boa reflexão .

Bruna 19/07/2020

Maravilhoso
Giovanna percorre durante o livro uma transição que a transforma para a vida adulta, deixando assim a sua fase de criança/adolescente para trás. Essa transição é feita de maneira perturbada, onde as lições da vida junto as verdades que aparecem com o tempo, doem de uma forma que podem transformar a garota e suas emoções nesse processo.
A garota começa a ver seus pais, amigos, conhecidos e parentes de outra forma, após acontecimentos que abalam seu psicológico. O livro mostra que, uma frase dita em momentos de angustia, raiva ou até mesmo sem intenção, pode ser recebida por alguém como algo incomodo, que gera um gatilho. No caso de Giovanna, gerou na garota a procura de verdades e mudanças, em meio a inúmeros sentimentos e sofrimentos que a guiam e acabam com a ilusão da perfeição que existia em seu mundo.
@leiturinhasmensais ? segue no insta

Leléu Ltd. 19/07/2020

O complicado mundo de uma adolescente
Este é um livro de história cotidiana, que nos apresenta uma protagonista inteligente, de gênio forte e no auge do turbilhão de sentimentos que nos acompanha a todos na inevitável transição à vida adulta.

A autora nos leva a conhecer Nápoles de uma maneira tão bem descrita que acho ser desnecessário um guia se por acaso formos lá um dia.

A busca pela identificação de seus sentimentos, o conhecimento de si mesma, a desleal batalha entre o desejado e o imposto, o amor adolescente, a admiração irrefutável por um ídolo, as inúmeras dúvidas, os dramas familiares, os fantasmas de pessoas vivas, o amor impossível. Isto é um pouco do que vive Giannina nas páginas desse livro que nos prende de forma inacreditável e acaba exatamente onde outro poderia muito bem começar.

A autora (se é que se trata de uma autora) se apresentou como alguém capaz de escrever uma boa história, com palavras bem escolhidas e detalhes que nos fazem pensar que se trata de uma biografia.

Recomendo a leitura e a autora.

Carol 19/07/2020

Maturidade
O livro conta a vida de uma menina que passa por vários momentos conturbados que a transforma a cada capítulo.

agsantos1997 19/07/2020

Esse livro aborda assuntos super delicados, a leitura em algumas partes fica um pouco pesada, mas gostei da história. Gosto de história que abordam problemas familiares. Só achei que a autora deixou a Giovanna, a personagem principal, uma criança/adolescente muito amargurada e insensível. Acho que é uma leitura, que vai gerar várias opiniões diferentes.

IG LITERÁRIO: @MEIAXICARALITERARIA

Adriana 19/07/2020

Esperava muito mais pra essa história, terminou a história do nada, muitos assuntos deveriam ter sérios explorados com essa história e não foram

Crika || @pitacosliterarios 17/07/2020

Giovanna é uma adolescente que leva uma vida perfeita com os pais amorosos. Pelo menos é isso o que ela acha, afinal, essa é a única realidade que conhece. Mas tudo muda quando um belo dia ela ouve o pai compará-la a uma tia distante, a qual sempre ouviu coisas terríveis a respeito. E isso desperta nela muita curiosidade e questionamentos, levando-a a partir em busca da tal tia.

Quando Giovanna finalmente a conhece, percebe que talvez as coisas que aprendeu não sejam exatamente daquele jeito. Com um pouco de medo, mas também fascinada pela tia, ela quer saber mais sobre o amor e a felicidade, e acha que só ela pode ensiná-la. E é nessa parte da família que Giovanna encontra a naturalidade e espontaneidade com as quais não está acostumada. Mas também vai descobrir muitas mentiras que cercam sua vida.

"O que se passava, afinal, no mundo dos adultos, na cabeça de pessoas extremamente racionais, em seus corpos carregados de saber?"

Acompanhamos a trajetória de Giovanna da juventude à fase adulta, em busca da própria identidade. Tudo isso em meio a desilusões amorosas, a descoberta da sexualidade, traições e muitas decepções.

Que me desculpem os fãs da Ferrante, mas eu não gostei nadinha. Foi o meu primeiro contato com a autora e estava animada com a leitura, mas não foi uma boa experiência. Eu havia gostado muito da premissa, mas acabou sendo uma decepção porque o livro não se aprofunda em nada e eu não vi propósito algum nessa história.

A escrita da autora não compromete, mas achei a trama muito desinteressante. Nada acontece, é um tédio. Mas sou uma pessoa de fé, então esperei uma reviravolta ou um final surpreendente. O problema é que também sou iludida e nada disso aconteceu, rs. Sendo bem sincera, de bom mesmo só essa edição linda do Intrínsecos.

Bruna Alves 16/07/2020

Meu primeiro livro da autora. Confesso que me deixei levar pela expectativa, pois já havia visto muitos comentários positivos sobre sua forma de escrever. Bom, comigo não colou muito. Não considero que seja um livro que te prenda e te envolva. Nem de longe seria meu favorito.

Conta a história de uma adolescente que ao ser comparada com sua tia paterna que não conhece e a qual o pai meio que detesta tem todo um sentido novo de vida. O livro aponta muitas disfuncionalidades no âmbito familiar. A protagonista é uma das mais chatas que já li e até chego a desconfiar que ela gostaria de saber que é considerada assim.

Dani 16/07/2020

Período difícil na vida da personagem Giovanna, dos 13 aos 16 anos, em que começa a perceber que a vida adulta é cheia de mentiras.

Angel 15/07/2020

A vida mentirosa dos adultos
?????Giovanna é uma adoscelente que vive na parte nobre e alta de Nápoles, sua família mostra tem uma opinião sobre as pessoas da parte baixa de Nápoles, que são pessoas sem instrução e dinheiro.
?Giovanna ainda está construindo sua personalidade, e tudo que acontece afeta essa contrução e muda sua opinião sobre a vida.
?Um dia escuta seu pai, que era um exemplo para ela, a comparar com sua tia, uma tia que todos dizem ser feia e sem instrução.
?Daí em diante a mente de Giovanna não é mais a mesma, e ela decide que quer conhecer sua tia, para saber se ela é como dizem, e porque dizem que ela está ficando como ela, será que está ficando feia, como dizem que a tia é?
?Ao conhecer sua tia, ela se apaixona pela forma como sua tia a trata, como uma adulta, como a vida dela é diferente, e ela fica dívidida entre a versão da história de sua tia e de seus pais.
??????, ??? ?? ??????? ???? ??????, ? ?? ?????? ???????? ??? ????? ? ???????? ??????? ??????? ??????? ?? ???? ? ??????? ?? ????? ??? ?? ??? ??? ??? ????????? ?? ????? ????.
?Até que uma atitude de seu pai, destroe completamente o respeito que ela tem por ele, mudando assim sua visão da vida.
??ã? ?á ? ??? ??????????, ?ã? ?á ? ??? ????????. É ??? ?????ã? ?? ?é.?? ???ê ????????, ????????. ???ã?, ?ã?.
?O livro retrata a vida de uma adolescente , sua visão de mundo e seus sentimentos, mostrando como os momentos e palavras afetam a construção do carácter de uma pessoa, e que a história sempre tem dois lados, mesmo que ambos sejam errados.