A galinha degolada e outros contos

A galinha degolada e outros contos Horacio Quiroga

Resenhas - A Galinha Degolada e Outros Contos

Ceci Moura 14/02/2024

Um casal decide ter filhos para construir uma família feliz, mas se sente frustrado ao ter quatro garotos idiotas e considera a caçula sua única esperança, criando-a cheia de mimos e separadamente dos irmãos.
Os quatro idiotas viviam sentados num banco no pátio sendo tratados como monstros, abandonados.

simbólico 29/01/2024

Gótico Uruguaio
Foi meu primeiro contato com a obra de Quiroga e posso dizer que foi uma experiência boa. A influência de Poe nos seus contos é bem clara, mas não tira a originalidade da sua escrita recheada de atmosferas macabras e limiares entre realidade e fantasia insana: coisa bem típica da literatura gótica, mas que aqui tem um charme a mais por focar essencialmente nas questões humanas.
Os contos ambientados na vida urbana costumam apresentar a relação amorosa (principalmente o matrimônio) como um assunto recorrente, e vendo a vida trágica que ele levou fica bem na cara que são um tanto autobiográficos. Já quando a mata selvagem e o interior "atrasado" tornam-se o cenário principal, os perigos desconhecidos pelo humano "mais civilizado" permeiam as páginas, trazendo essa ideia que a vida nativa, aquilo que ainda não foi tocado pela modernidade europeia-ocidental é grotesco, perigoso, doentio (no sentido mais eugenista e xenofóbico da palavra).

Moura51 20/08/2023

Leio,penso e escrevo.
4 contos incríveis de Horacio Quiroga para os fã de terror psicológico. Contos curtos que falam sobre a natureza humana. O conto mais legal é a galinha degolada que trata de asuntos como o preconceito e o descaso.

carlineeeee 23/05/2023

Já tinha lido o travesseiro de penas e a galinha degolada, perto dos outros da coletânea, são os melhores

Vann.Deodato 27/12/2022

Gostei
Pela primeira vez eu li este autor e adorei a forma como ele escreve. Adorei os contos. Já vou procurar mais sobre ele.

tarooo0 12/04/2022

muito bom pra quem gosta de terror
É uma leitura rápida e os acontecimentos são assustadoramente estranhos. dizem que é a obra mais horripilante do autor. leiam-no.

Rosa Santana 03/06/2021

As criaturas criando o criador (!)
Quiroga teve uma vida marcada pela tragédia! Daí eu me pergunto: esse desfile sinistro que ele constrói diante dos nossos olhos é uma premonição? Ou: a arte apenas antecipou os fatos da vida que já estavam prontos no futuro, ou foi o contrário: ela construiu a realidade antes mesmo de a realidade estar pronta?

Cada um dos contos desse A Galinha Degolada se inscrevem nesse teor funesto! São criaturas bestializadas pela ganância, pela falta de consciência humana, por amor desvairado, pela gula, enfim, cada uma delas se encaminha para uma tragédia - anunciada?

Muito especial esse jeito de escrever que tem o autor em questão! Mesmo na parte em que se dispõe a contar ?Heroísmos?, ele fala do lado trágico dos heróis: aqueles que para não deixar o companheiro morrer sozinho, não se afasta, mesmo sabendo do fim iminente! Daquele que, desacreditado dos seus pares, chega ao fim do caminho só, na miséria, entre outros.
Toucou-me profundamente a história do compositor Wagner, a de Edgar Allan Poe, heróis depois de mortos!

Quiroga, quero saber: vc antecipou uma realidade para os personagens, para sua vida, porque vc já a vira nos heróis a quem vc dedica belos textos, na parte final do livro?!

MF (Blog Terminei de Ler) 12/10/2020

Quando o terror está na miséria das relações humanas
Como pude sobreviver todos esses anos sem conhecer o uruguaio Horacio Quiroga? “A galinha degolada e outros contos” traz uma pequena e ótima amostra do autor.

Como os textos são curtos, a atmosfera assume um papel de destaque, totalmente visível! O interessante é que isso é construído de forma discreta e diluída, evidenciando uma qualidade literária muito elevada. São contos de terror, sobre a morte, mas aqui o sobrenatural perde espaço para o real, para as relações entre as pessoas e das pessoas com o ambiente.

Por sua vez, “Heroísmos”, segunda obra desta edição, traz breves biografias de pessoas ilustres. Contudo, esqueça perfis biográficos monótonos. Aqui, o foco está no ato e/ou situação que torna aquela pessoa admirável por sua jornada. É interessante pela própria proposta, mas a fluidez do texto de Quiroga torna a experiência maravilhosa. Edição da L&PM com tradução de Sérgio Faraco. Leitura muito recomendada!
Ich heiÃe Valéria 13/10/2020minha estante
eu amo esse livro e fiquei com a mesma sensação quando o descobri. quanto tempo demorei pra chegar até ele.

MF (Blog Terminei de Ler) 29/11/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, Valéria!

arthur966 20/05/2020

não é ruim só não gostei muito. alguns contos são interessantes, mas a maioria dos relatos da parte dos heroísmos é um pouco chata

Dayvs 18/05/2018

Fascinante e Assombroso
Eu estava buscando dicas para escrever meus contos, quando deparei-me com um site que também é incrível e recheado de informações relevantes para quem curte escrever. Nele continha a história do Quiroga e seu respectivo conto, "A Galinha Degolada que, a princípio fiquei com um pé atrás, pensando ser relacionado ao humor, mas a cada novo parágrafo a tensão foi me corroendo, e em certos momentos eu cheguei a rir mesmo, como no trecho em que, Mazzini discute com Berta, não obstante veio o desfecho macabro, cara, tive tanto medo das crianças, confesso, porque ele as descreveu de uma maneira bestial, como ele mesmo cita no decorrer do conto. Uma excelente leitura e fazendo jus aos contos que, por sua vez é interessante que seja curto. Narrativa enxuta e que prende do começo ao final.

Katia 02/11/2017

Genial. Exemplo perfeito do que é um conto segundo a Filosofia da Composição do Poe. Cada conto é como uma pílula de sensações.

Viviane 12/11/2015

A galinha degolada e outros contos_Horácio Quiroga
Comecei a ler esse LIVRO, que na verdade são contos, sem qualquer pretensão e sem saber absolutamente nada do autor. E que felicidade poder desfrutar das estórias mais macabras, aterrorizantes e asfixiantes. Assim são os contos do Quiroga. Cada estória é mais absurda que a outra, causa estranheza, comoção e medo. Já recomendei a todos os meus amigos.

Dose Literária 01/10/2015

A galinha degolada e outros contos, de Horacio Quiroga
Tive uma grata surpresa ao me deparar com o livro A galinha degolada, do escritor uruguaio Horacio Quiroga - em mãos... Só pela capa o livro já me atraiu e após o flerte inicial, pausei três leituras para conhecer Quiroga. Bem como a pessoa que me emprestou o livro falou, o livro tinha todos os requisitos para ser um dos meus preferidos da vida. E foi...
A escrita de Horacio Quiroga contém elementos de horror psicológico, narrados de maneira a deixar o leitor prendendo a respiração até as últimas linhas. A cada trecho de alguns contos, eu arregalava os olhos, tal a surpresa que os desfechos das histórias me proporcionavam... Ao findar o conto que dá nome ao livro, senti um misto de perplexidade absurda, como se o mundo ao meu redor houvesse parado de respirar junto comigo... Trata-se de um casal apaixonado que tem 4 filhos 'defeituosos' e ao nascer uma linda menina, após o medo dela se tornar igual aos irmãos, passa a ser mimada e cercada de cuidados. Os irmãos são descritos como verdadeiros retardados, e a narrativa conduz o leitor para uma seqüência de fatos fora do comum, beirando o bizarro... Não posso soltar tudo pois o leitor precisa desvendar as linhas do autor por si mesmo, mas garanto que a história acaba de forma violenta e cruel... Finalizando o conto, entende-se o título dado a ele...

Leia mais em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/07/a-galinha-degolada-e-outros-contos-de.html

Na Literatura Selvagem 30/06/2015

Resenha do Mês [Junho] - A galinha degolada e outros contos, seguido de Heroísmos [Biografias exemplares]

Para abrir o livro, temos o conto O travesseiro de penas, que foi o contado inicial que desencadeou a paixão pelo escritor uruguaio. Achei que se tratava de um conto vampírico ou algo do tipo, mas ele me deixou com ar de confusão, sem saber o que esperar depois daquilo, no restante da obra... Curto e denso...

O solitário mostra a vida de um marido que se sacrifica ao máximo para satisfazer os desejos de sua esposa, mulher interesseira e egoísta, que não reconhece o esforço do marido em sempre lhe agradar. A história vai se desenrolando até culminar num ato de vingança...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/06/resenha-do-mes-junho-galinha-degolada-e.html