Curso de Lingüística Geral

Curso de Lingüística Geral Ferdinand de Saussure

Resenhas - Curso de Lingüística Geral

Giovanna.Takahashi 12/04/2024

Carta à Saussure
Eis que a minha caminhada chega ao fim! Obrigada pela companhia, Saussure! Embora nem todos os nossos momentos tenham sido prazerosos e eu, por vezes, tenha amaldiçoado o teu caos mental ??, esta foi uma leitura extremamente interessante e formativa! Obrigada por ter tentado explicar e organizar a Linguística, mesmo que talvez eu não tenha conseguido compreender em todo a tua teoria!
Até breve! (ou nem tanto) ?

- Ass: Um estudante de letras desconcertado

rafar 11/02/2024

Um curso geral
Não sabia o que esperar do livro, até começar a ler e ver que realmente sou apaixonado por Linguística (além de Literatura). Posso dizer que a maior parte do livro é de fácil compreensão, com muitos exemplos. Algumas coisas exigem mais esforço, principlamente quando os exemplos parecem hieróglifos indecifráveis (na verdade, é só grego e sânscrito mesmo). É um curso, então não dá pra ler sem um marca-texto, uma caneta e o google aberto, para um melhor aproveitamento de conteúdo.

"A Linguística tem por único e verdadeiro objetivo a língua considerada em si mesma e por si mesma."

Rafael.Tomioka 20/06/2023

Linguística braba
Grande obra para começar a compreender a Linguística a partir de sua "origem". Saussure, através das dicotomias, descreve a língua de uma maneira que pode fugir do lugar-comum. Na obra em questão, o leitor pode encontrar reflexões interessantes, como a incapacidade do indivíduo de mudar a língua, ao mesmo tempo que ela é "viva" e se transforma sem que os falantes percebam.
Btw, bela obra, mesmo que feita com base em anotações dos alunos presentes em suas aulas.

Kaliane 13/06/2023

Gostei de algumas partes do livro, trata sobre a parte mais técnica da língua, mas também outros aspectos como símbolos, signos e até sobre os significados estarem fixos num sistema de representação cultural próprio (foi o que mais me chamou atenção).

Recomendo aos interessados em língua e linguagem

Juju 21/08/2022

eu genuinamente poderia escrever um livro de 500 páginas utilizando muitas palavras de baixo calão xingando MUITO esse merda do Saussure, mas ele é inteligente demais não posso negar

maju 17/05/2022

imediatamente tenho crise de ansiedade
se vc quer fazer letras e acha que vai ler colleen hoover, ou até mesmo machado de assis, sinto em lhe informar mas quem te aguarda é o desocupado do ferdinand de saussure (nenhuma crítica à obra eu apenas não gosto de linguística)

nnamaria 05/05/2022

Depois de cursar uma disciplina na faculdade o meu interesse pela linguistica aumentou. Esse livro foi um prato cheio para que eu pudesse iniciar nesse mundo.

fabio.ribas.7 02/01/2021

Curso de Linguística Geral
“Na língua só existem diferenças” — esta frase expõe o que é o Estruturalismo de Saussure. Os signos só tem valor por oposição, então as relações são mais importantes do que os signos em si com seus significados e significantes. Este pensamento é aplicado não apenas aos signos linguísticos, mas aos fonemas e às letras. A estrutura é o que importa para o estabelecimento do valor dos signos. Daí, na sequência temporal do sintagma (a frase, o texto, o discurso, a cadeia sonora da fala), os signos aparecem em relações de oposição e associação e recebem valor por seu agrupamento no sintagma, no qual há um vínculo de interdependência entre os signos e também é onde eles se condicionam reciprocamente.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

TalesVR 24/05/2020

Linguagem como cultura
Penso ser extremamente importante ler Saussure, mesmo que seja ''datado'' e que a Linguística tenha evoluído a ponto de que é possível aprendê-la sem passar diretamente pelo seu criador.

Saussure mostra como a linguagem é uma ferramenta humana de construção de sentidos e modificação da realidade, muito mais que apenas sons. A linguagem faz parte da cultura dos povos, sendo impossível reconhecer a humanidade contemporânea sem ela. Mais que abstrações, as palavras são entidades concretas que ligam o falante a uma ideia que desenvolve a sua pessoalidade a partir da língua.

Novamente: impossível parar os estudos linguísticos em Saussure, mas não fará mal lê-lo na íntegra.
Luara 02/03/2021minha estante
Desculpe minha ignorância, mas sou uma outsider, por que é impossível para os estudos linguísticos?

keika 19/03/2019

Mundo dos opostos
Como tudo no mundo, a linguagem é só mais um jogo de forças opostas fabricadas pelos seus participantes. Neste caso espíritos particularistas × espíritos campanários .
Fantástico . Mais um ponto pro Pitágoras! ?

Fábio 15/03/2018

Livro interessante
Eis aqui uma análise sobre o signo linguístico e toda a sua abrangência na língua. Vale-se a pena por causa da análise minuciosa, porém é desconfortante se for iniciante na área e não deseja aventurar-se em outras línguas. Isso se dar devido que a análise principal é feita do Francês/Grego e as vezes os termos tornam-se difíceis se você não conhece as línguas.
Entretanto, e por fim, se você pretende iniciar algum curso de letras e linguística é necessário ler este livro para aprimorar o conhecimento sobre língua e seus respectivos significado é significante.

Gladston Mamede 12/11/2017

Realidade como linguagem
Foi um dos livros que usei em meu doutoramento (em Direito). E mudou a minha vida e me fez compreender a linguagem muito mais como meio de construção de uma realidade (humana, ideológica), do que mero instrumento de expressão objetiva do real. Detalhe: o autor não a escreveu. São os cadernos de alunos a partir dos quais se compôs o texto postumamente, todos reconhecendo a importância do magistério de Saussure.

Kívia 06/02/2013

Para iniciantes
Todo aluno de Letras precisa ter este livro. O livro é importante para que a gente compreenda como se deu os estudos iniciais na área da linguística. E para entender um pouco os primeiros pensamentos a cerca da corrente estruturalista. Não é algo para você usar em sala de aula e tampouco serve para um pesquisador desta nossa época.Entretanto, esse é um livro basilar para quem quer ingressar os seus estudos na Linguística.
Tay 22/07/2017minha estante
Eu vejo ele em sala ?

Edson.Pereira 13/08/2017minha estante
"Tay: Eu vejo ele em sala?"

Sim! Todo aluno de graduação de Letras, já na cadeira do primeiro semestre "Introdução à Linguística" (ou cadeira similar) irá estudar com o professor ao menos boa parte da obra do Saussure. Aliás (ao menos durante a minha graduação) essa obra é citada várias vezes. Seja pra ser criticada, seja pra ser tomada como referência.

Como Kivia disse acima, " esse é um livro basilar para quem quer ingressar os seus estudos na Linguística.".

Fábio 15/03/2018minha estante
Sim. Você ver falar bastante dele e do Saussure na sala de aula do curso de letras e linguística.

Marinaldo 28/08/2020minha estante
Você está de brincadeira né? Me nego a pensar que você falou sério, já que seria tamanha ignorância sobre linguística!