Ponto-final

Ponto-final Marcos Nobre

Resenhas - Ponto-final

thali 22/12/2023

?Bolsonaro agiu por fidelidade a seu projeto autoritário?
?Em uma situação em que todas as instituições estão sob permanente suspeita, Bolsonaro transformou a devastação em estilo de governo. Precisou do colapso para se eleger. E precisou ainda mais desse mesmo colapso para se manter no poder?

Marcianeysa 16/09/2023

Leitura bem didática sobre a crise do governo Bolsonaro, seus antecedentes e perspectivas para o futuro.

clubdol1vr0 03/03/2023

O livro é basicamente um estudo do governo Bolsonaro de 2018 até mais ou menos metade de 2020 por um escritor que entende muito de política

O autor descreve o jeito de Bolsonaro governar com muita clareza e é muito assertivo em muitos pontos durante a análise

Ele acertou em dizer que os apoiadores do ex-presidente são capazes de fazer qualquer coisa para mantê-lo no cargo, só olhar o que houve em Brasília em janeiro desse ano

Ele fala também como começou todo esse movimento que culminou nas eleições de 2018, sobre Junho de 2013 e dá uma aula de história sobre outros acontecimentos que podem ter levado Bolsonaro ao poder

Eu como uma pessoa que gosto de política e história, e como uma pessoa não tem político de estimação, amei o livro

nicorobin 25/11/2022

Uma leitura rápida sobre o contexto político em que vivemos, a proposta aqui não é aprofundar e sim dar uma breve introdução dos assuntos, foi muito esclarecedor e útil para mim, que comecei a procurar mais a respeito agora. Recomendo para quem tem pouco ou nenhum conhecimento do tema.

Felipe770 13/11/2022

Interessante análise do governo Bolsonaro escrita durante a pandemia de Covid. O autor analisa como Bolsonaro conduz dia política, e eventualmente comenta sobre como fomos levados a este cenário devido a crises políticas sucessivas desde 2013.

Tamires.Nascimento 21/05/2022

Leitura rápida e superficial sobre governo e pandemia 2020
Um breve e superficial comentário sobre estrategia e planos de governo do presidente Bolsonaro dando enfoque principalmente a crise da pandemia em 2020.
Apesar de explicar a forma de pensar e possíveis objetivos do governo não achei nada além do que já sabemos sobre ele.
Indicaria para alguém com zero conhecimento sobre o assunto.
Apesar disso a leitura valeu.

Bia 20/02/2022

Ponto-final
Estou amando os livros que li até o momento nesse ano de 2022.
Outra leitura que recomendo, essa visão política do atual presidente, a forma por trás das suas decisões, são coisas que nunca imaginei dele.
Nossa ignorância e inocência por pensar que ele é louco e que não sabe o que diz, fala ou faz. A maneira como ele vem manipulando tudo isso por um objetivo maior chega ser assustadora.

Mark Nascimento 30/04/2021

O ponto final? Para o bolsonarismo, infelizmente, ainda não
É muito interessante ler esse panorama político brasileiro, em como o governo Bolsonaro atua e o que torna tudo ainda mais perverso. A Lava Jato, Junho de 2013, o Centrão, os Militares, tudo levando ao que acontece hoje. Uma ótima leitura para entender o que se passa com a nossa frágil democracia.

jonasbrother16 24/12/2020

Mais uma leitura rápida para compreender o que está acontecendo politicamente no Brasil nesse ano. Em poucas páginas, Marcos Nobre tece um fio explicativo das ações de Bolsonaro até agora (até maio de 2020), para concluir que ele não será domado ou silenciado até que cumpra o seu objetivo de estabelecer um governo plenamente autoritário.

Mas acredito que essa não é a função maior do livro. Marcos Nobre defende a causa da formação de uma frente ampla para a defesa da democracia, e mostra que ela já era necessária antes, e ainda será necessária mesmo que Bolsonaro eventualmente caia. Com isso, o livro deixa de ser apenas um "comentário" sobre o que está acontecendo, mas um chamado a mudanças mais duradouras.

É mais importante e profundo do que se imagina para um livro de cerca de 70 páginas. Embora provavelmente não seja um livro que ainda terá a mesma relevância daqui a dois anos, não é uma leitura totalmente descartável.

Lia 14/12/2020

Uma análise clara e objetiva. Marcos Nobre nos ressalta sobre o perigo de classificar Bolsonaro como burro ou louco. E de culpar parte dos eleitores dele de 2018, que se arrependeram.

Ingrid Lins 17/11/2020

Ponto Final
O livro é curto e fala um pouco da trajetória política do Bolsonaro, bem como do andamento do projeto político autoritário que ele está conseguindo implementar. Por vezes desligamos a figura do atual presidente à do político, para configurar ele como "louco" e afins, e é justamente o que ele quer. Quer o crédito de não ser visto como os demais políticos, não quer ser levado a sério como político. E quanto mais legitimamos ele como outsider, mais ele ganha notoriedade de líder fora do sistema.

@lucasmascarenhas 15/10/2020

Uma análise de um governo populista autoritário que só governa para a sua própria base eleitoral e vai destruindo as instituições democráticas por dentro.
“Com instituições democráticas suprimidas ou mutiladas, o governo de plantão decreta que tudo passou a funcionar bem. Sem oposição, sem imprensa crítica, sem movimentos sociais, as mazelas são declaradas coisa do passado. O “sistema” é declarado derrotado e o novo governo autoritário se institui como “autêntica representação do verdadeiro povo”.”

carolmc_ 06/10/2020

Retrato do caos
Mais uma leitura sobre o caos que estamos vivendo com o atual governo e o avanço cada vez mais assustador do autoritarismo. Livro escrito em meados de maio de 2020, que infelizmente erra numa projeção que faz logo no início.

NegrALANE 13/09/2020

Indico
Excelente livro análise de conjuntura atual. Varias veces proposições interessantes pra pensar o governo Bolsonaro e suas posições.