Ponto-final

Ponto-final Marcos Nobre

Resenhas - Ponto-final

Ana Rabelo 01/06/2020

Ponto final
Um bom livro para entender a atual política brasileira, especialmente sobre a estratégia de governo de Bolsonaro. É o primeiro da série de livros que será lançada pela editora Todavia.

Cris Lasaitis 08/06/2020

Uma análise do Brasil 2020 no calor da hora
Acabo de fazer uma “leitura de emergência” se é que posso dizer assim.
Trata-se do livro “Ponto-Final: A guerra de Bolsonaro contra a democracia” do professor Marcos Nobre.
Decidi lê-lo assim que vi a entrevista do professor para a BBC (link nos comentários), explicando com uma lucidez atordoante o projeto de Bolsonaro e os perigos de tentar um impeachment sem ter formado a base de apoio necessário.
“Ponto-final” foi escrito no mês passado (maio de 2020) e é o mais atual que um livro consegue ser.
Nele Marcos Nobre disseca a anatomia e a fisiologia do governo Bolsonaro — as condições que pavimentaram sua eleição; a criação de sua base de apoio e seus principais eixos; seu projeto de poder autoritário; seu método de manter-se presidente sem governar e sustentar-se no colapso permanente, vendendo-se aos correligionários como a solução para a crise que ele mesmo cria.
Discorre também sobre o atropelamento que a pandemia do coronavírus significou para seu projeto de poder, e como a opção de Bolsonaro diante desse cenário foi recrudescer o seu discurso e ser fiel a seu projeto, ou seja, não governar e atacar as instituições, igualando o próprio exercício da governança e as instituições da República ao “sistema” com cuja promessa de destruição foi eleito.
Enquanto o restante do Brasil — os governos estaduais, Congresso e STF — estão dedicados a suprir o vácio de governança e combater a ameaça da pandemia que o presidente não combate (mas sabota de todas as formas), Bolsonaro aproveita para criar seu “governo de guerra”, preenchendo os cargos da República com uma inundação de militares, aproximando-se do Centrão para barrar a possibilidade de um impeachment, e, na perda de popularidade, acenando para seus apoiadores mais aguerridos, que são cerca de 12% de fanáticos dispostos a tudo. Em suma, está apressando seu plano de governo autoritário.
Marcos Nobre alerta que abrir um processo de impeachment precoce, — isto é, sem a formação de uma base ampla da sociedade e dos partidos que lhe deem sustentação — é uma hipótese fadada ao fracasso e perigosa, pois Bolsonaro pode sair fortalecido. No entanto, a formação dessa base é necessária, demanda uma concatenação política ampla e intensa, pois mesmo que o perigo de Bolsonaro seja afastado, nenhum governo futuro conseguirá de fato governar o Brasil sem que antes remendemos nossa democracia fraturada.

É um livro curto, que pode ser lido em duas horas.

Mark Nascimento 30/04/2021

O ponto final? Para o bolsonarismo, infelizmente, ainda não
É muito interessante ler esse panorama político brasileiro, em como o governo Bolsonaro atua e o que torna tudo ainda mais perverso. A Lava Jato, Junho de 2013, o Centrão, os Militares, tudo levando ao que acontece hoje. Uma ótima leitura para entender o que se passa com a nossa frágil democracia.

Tamires.Nascimento 21/05/2022

Leitura rápida e superficial sobre governo e pandemia 2020
Um breve e superficial comentário sobre estrategia e planos de governo do presidente Bolsonaro dando enfoque principalmente a crise da pandemia em 2020.
Apesar de explicar a forma de pensar e possíveis objetivos do governo não achei nada além do que já sabemos sobre ele.
Indicaria para alguém com zero conhecimento sobre o assunto.
Apesar disso a leitura valeu.

@lucasmascarenhas 15/10/2020

Uma análise de um governo populista autoritário que só governa para a sua própria base eleitoral e vai destruindo as instituições democráticas por dentro.
“Com instituições democráticas suprimidas ou mutiladas, o governo de plantão decreta que tudo passou a funcionar bem. Sem oposição, sem imprensa crítica, sem movimentos sociais, as mazelas são declaradas coisa do passado. O “sistema” é declarado derrotado e o novo governo autoritário se institui como “autêntica representação do verdadeiro povo”.”

Felipe770 13/11/2022

Interessante análise do governo Bolsonaro escrita durante a pandemia de Covid. O autor analisa como Bolsonaro conduz dia política, e eventualmente comenta sobre como fomos levados a este cenário devido a crises políticas sucessivas desde 2013.

nicorobin 25/11/2022

Uma leitura rápida sobre o contexto político em que vivemos, a proposta aqui não é aprofundar e sim dar uma breve introdução dos assuntos, foi muito esclarecedor e útil para mim, que comecei a procurar mais a respeito agora. Recomendo para quem tem pouco ou nenhum conhecimento do tema.

Marcianeysa 16/09/2023

Leitura bem didática sobre a crise do governo Bolsonaro, seus antecedentes e perspectivas para o futuro.

clubdol1vr0 03/03/2023

O livro é basicamente um estudo do governo Bolsonaro de 2018 até mais ou menos metade de 2020 por um escritor que entende muito de política

O autor descreve o jeito de Bolsonaro governar com muita clareza e é muito assertivo em muitos pontos durante a análise

Ele acertou em dizer que os apoiadores do ex-presidente são capazes de fazer qualquer coisa para mantê-lo no cargo, só olhar o que houve em Brasília em janeiro desse ano

Ele fala também como começou todo esse movimento que culminou nas eleições de 2018, sobre Junho de 2013 e dá uma aula de história sobre outros acontecimentos que podem ter levado Bolsonaro ao poder

Eu como uma pessoa que gosto de política e história, e como uma pessoa não tem político de estimação, amei o livro

Bia 20/02/2022

Ponto-final
Estou amando os livros que li até o momento nesse ano de 2022.
Outra leitura que recomendo, essa visão política do atual presidente, a forma por trás das suas decisões, são coisas que nunca imaginei dele.
Nossa ignorância e inocência por pensar que ele é louco e que não sabe o que diz, fala ou faz. A maneira como ele vem manipulando tudo isso por um objetivo maior chega ser assustadora.

Fernando 10/06/2020

As Narrativas do poder
Leitura necessária!

NegrALANE 13/09/2020

Indico
Excelente livro análise de conjuntura atual. Varias veces proposições interessantes pra pensar o governo Bolsonaro e suas posições.

carolmc_ 06/10/2020

Retrato do caos
Mais uma leitura sobre o caos que estamos vivendo com o atual governo e o avanço cada vez mais assustador do autoritarismo. Livro escrito em meados de maio de 2020, que infelizmente erra numa projeção que faz logo no início.

Ingrid Lins 17/11/2020

Ponto Final
O livro é curto e fala um pouco da trajetória política do Bolsonaro, bem como do andamento do projeto político autoritário que ele está conseguindo implementar. Por vezes desligamos a figura do atual presidente à do político, para configurar ele como "louco" e afins, e é justamente o que ele quer. Quer o crédito de não ser visto como os demais políticos, não quer ser levado a sério como político. E quanto mais legitimamos ele como outsider, mais ele ganha notoriedade de líder fora do sistema.

Mylena 28/07/2020

Livro essencial para entender a conjuntura política
Livro curto mas repleto de informações sobre a política bolsonarista e sua guerra contra a democracia. Recomendo a todos que querem compreender um pouco mais sobre os perigos desse desgoverno.