Introdução à Literatura Fantástica

Introdução à Literatura Fantástica Tzvetan Todorov

Resenhas - Introdução à Literatura Fantástica

The guy on the train 01/09/2023

INTRODUÇÃO A LITERATURA FANTASTICA
O livro me ajudou muito a embasar minha analise do conto pro meu TCC. O livro é meio lento, como td livro teórico, mas é muito muito bom.

Carlusadrianu 21/10/2022

muito interessante
entender quais as vertentes da literatura fantástica e ver as obras que servem como referência foi realmente incrível adorei.

Emerson 03/03/2022

Uma teoria muito bem fundamentada e interessante, ótima para usar em análises e para construir outras questões sobre a literatura fantástica. Além do autor apresentar sua teoria, ele também compara com outros pensamentos e utiliza essas comparações para enriquecer suas ideias. A complexidade varia muito, existem partes muito densas e difíceis de entender, mas existem outras bem tranquilas e com bom exemplos que ajudam na compreensão. É uma boa indicação para quem quer adquirir novas perspectivas sobre a literatura fantástica.

eduarda 19/01/2022

introdução à literatura fantástica
livro muito bom e muito importante para os estudos da literatura fantástica. todorov consegue transmitir tudo de maneira clara e direta. a quem interessar, vale muito a pena a leitura.

Rafael 23/03/2021

Este ensaio é uma tentativa na direção de introduzir o leitor nas questões relativas à literatura de gênero e como classificá-las levando em consideração os temas e estruturas mais comumente encontrados em obras de fantasia

Luciano 29/01/2021

Competente no que se propõe a fazer.
Realmente uma boa introdução ao tema. Alguns capítulos da segunda metade do livro são um pouco chatos e a obra perde um pouco do fôlego - que é retomado no final, felizmente.

Marcus Oliver 11/06/2020

Fantástica!
Peço perdão pela brincadeira do título da resenha com um livro que também contém a palavra ?fantástica?, mas chega de pormenores e vamos a minhas impressões.
A leitura deste livro é riquíssima e serve de maneira perfeita para estudantes da área de Letras, em todos os graus de formação, e também é ótimo para escritores deste gênero literário. Os escritos de Todorov sobre a Literatura Fantástica é algo tão rico que me fez perceber melhor o que consumo no campo das artes. Perceber que Fantástico e Maravilhoso são coisas distintas foi um choque e tanto.
Tirando essas palavras iniciais quero ressaltar que a leitura deste livro requer uma leitura crítica e mais atenta, porque é um livro teórico da área de Letras e ler ele sem prestar atenção deixará a leitura dele mais ?pobre?.
Este livro é o pontapé inicial acerca das discussões sobre o fantástico e pensar em falar de Literatura Fantástica e não conhecer esse livro é o mesmo que falar de leitura e não saber ler.

Anelise 24/04/2020

Através de uma extensa bibliografia, o autor analisa a literatura fantástica e suas relações com as obras literárias já existentes. Através de comparações entre as obras, discute classificações de gênero, estrutura, configuração, tema e demais propriedades, que em suas diferentes combinações, constituem e caracterizam a literatura fantástica, sempre situando seu relacionamento no universo da literatura.

@juliusverse 17/03/2020

É um livro bastante bom, apresenta e esmiuça muitos conceitos da literatura fantástica e clareia muito a percepção sobre o gênero fantástico. Excelente para quem quer começar um estudo com esse direcionamento.

Alyne Lima 14/02/2020

Essencial!
Pra quem quiser estudar ou conhecer Literatura Fantástica esse livro é a introdução essencial! Amei!

Bruno Oliveira 19/11/2019

PRA COMEÇAR BEM OS ESTUDOS
Ainda há muito o que aprender sobre a literatura dita fantástica. Ao fim desta Introdução... ficamos com essa impressão e ficamos também mais sencientes em relação à própria literatura. Todorov se vale de bons exemplos da literatura européia para esmiuçar e apresentar esse tipo de literatura e, claro, para exemplificar sua visão particular sobre esse tema. É um bom livrinho para iniciar um "mergulho" neste que é o gênero mais popular hoje em dia. O fantástico é maravilhoso! Ou não. Pode ser bem estranho também.

TalesVR 07/06/2019

Para além da simples leitura
Sempre me considerei um leitor, porém hoje descubro que existe um abismo entre ler e saber exatamente o que estou lendo. Encontrei Todorov por acaso e resolvi adentrar no seu mundo de Teoria da Literatura, e não me arrependi. ''Introdução à Literatura Fantástica'' destrincha todos os ''tropos'' da literatura fantástica, fazendo conexões até mesmo com Freud e Piaget. Com certeza ao ler uma obra daqui pra frente lerei com outros olhos, prestando mais atenção nesses detalhes que estão presentes em toda ou quase toda a literatura fantástica.

O autor expõe conceitos de mistério, fantasia, maravilha, suspense, construção de personagens e enredo. Muito bom para quem se interessa sobre o tema, e não apenas para quem está diretamente ligado à isso academicamente (afinal é uma teoria), mas também serve para aquele simples leitor como eu; um interessado. Só não darei a nota máxima porque infelizmente a maioria dos exemplos citados fazem parte de uma realidade do autor, e não da minha. Poucas vezes ele exemplifica utilizando obras conhecidas do público leitor médio brasileiro. Talvez um europeu como ele, da época dele, aproveitaria mais essa parte. Enfim, mudou o meu jeito de ler livros e assistir filmes sobre o ''mundo fantástico''.

hanny.saraiva 07/12/2017

Primeiro passo para estudar literatura fantástica - pegue nesse livro e saia de mansinho
Beabá da literatura fantástica de forma estruturada e com conceitos definidos. É um ótimo começo para quem quer mergulhar na teoria dessa linha.

Auricélio 13/01/2011

Esse livro de Todorov é muito bom pra quem vai começar a estudar literatura fantástica, gótica, policial pois o autor difere os diversos sub-genêros existentes dentro da lit. fantástica desde Poe até o Modernismo... Todorov faz parte e defende a abordagem do estruturalismo russo. Portanto é recomendável apenas para aquele que estudam a literatura a partir de uma abordagem estruturalista.