DIREITO DE SER FELIZ

DIREITO DE SER FELIZ Eliana Machado Coelho

Resenhas - O Direito de ser Feliz

Erika 07/07/2022

Direito de ser feliz
Todos temos e devemos ser felizes, sempre emanando pensamentos bons. Não deixando os acontecimentos tristes tomar conta dos nossos dias.

Guilherme Ramos 28/10/2019

O direito de ser feliz

Fernando e Renato são grandes amigos da faculdade, através deles suas famílias embora muito diferentes se tornam também muito amigas entre si. Fernando inicia um romance com Regina, irmã de seu melhor amigo, isso não abala a amizades entre os rapazes, no entanto, Renato sai um pouco de cena e vamos navegar no lindo romance entre Fernando e Regina.

O amor chega cedo para os dois, Fernando tinha fama de galinha, pegador, mas, se transforma completamente depois que se envolve com Regina e passa a avaliar melhor sua vida depois de um grave acidente que sofre. Lígia, sua mãe é muito sensível e consegue captar com antecedência como prevendo alguns acontecimentos ruins. Além de Fernando ela possui outros dois filhos: Eduardo e Kássia e é muito bem casada com o pai de seus três filhos, o charmoso advogado Rodolfo.

Lígia e Regina, ou seja, sogra e nora, criam uma amizade entre si que parece vir de outras vidas, após um acontecimento trágico, Lígia se entrega por completo à depressão e Regina imprime um papel importante no auxílio à recuperação da amiga e sogra. Ela e seu irmão são filhos de Glória, espírita praticante e mãe solteira, que criou os filhos com punhos de ferro e com moral e educação e foi exatamente o caráter de Glória que Regina puxou e com base na educação moral e religiosa é que ela auxilia Lígia no momento mais difícil de sua vida.

Tudo muda com a chegada dos primos de Fernando vindos da França, Ian e a inconveniente Lorena, essa que por sua vez possui uma paixão platônica pelo primo e uma obsessão profunda pelo mesmo. Ela rodeia o primo e o tenta com propostas profissionais muito atrativas, uma vez que seu pai tem uma mega empresa na França no ramo que Fernando está se formando na faculdade, ela então convence o primo a se mudar de país para acrescentar em seu currículo uma gorda experiência e convence Fernando em não levar Regina, que já nessa altura é sua noiva não mais uma simples namorada, já que sua intenção é fisgar o próprio primo e não necessariamente ajudá-lo a crescer na vida. Ele tentado cede a proposta da prima e abre mão de uma vida feliz ao lado da pessoa amada, com a promessa de que um no máximo dois anos estará de vol ta para recuperar sua amada.

Os anos se passam em longos passos, Fernando tem uma vida com Lorena na França e aqui no Brasil Regina tem dois filhos e um casamento sólido com outro rapaz, no entanto, o destino se encarregará de cruzar a vida desses dois novamente, será que ficarão juntos mais uma vez?

Entre esse romance quase impossível, muitas coisas acontecerão com os personagens envolvidos e muitos temas serão abordados no contexto, como alcoolismo, depressão, câncer de mama, traição, loucura, obsessão, homicídio, sequestro, fanatismos religioso, vício em drogas e etc e embora pareça muitos temas para um livro só, acredite, coube tudo dentro dele e tudo muito bem encaixado por sinal, sem dar nós ou mesmo sem confundir o leitor, tudo muito limpo e esclarecido, um romance muito bem construído. As autoras tiveram o dom de mexer nos personagens sem de fato estragá-los, como o caso de Renato por exemplo, um personagem forte e influente a princípio que foi completamente desconstruído para nascer um novo personagem e ser encaixado na trama para toda uma explicação lógica dentro do contexto, despertando a atenção do leito r e passando valiosas lições. O mesmo acontece de forma invertida com Rodolfo, que cresce acentuadamente na trama e tem um belo desenvolvimento, assim como a própria Regina que começa tão tímida e neutra na história e passa por tantas provas e expiações que a gente quase chega a acreditar que ela não vai dar conta. Mas, Regina é real e é forte. Identificamos com ela por isso, pois quantas pessoas passam ou já passaram pelos mesmos percalços essa personagem também passou? O drama do câncer, a dor da traição e da perda... E quantas perdas? E quantas traições? O ditado diz: O que não derruba fortalece. Portanto, esse é um romance que fala de superação e esperança, afinal de contas todos nós temos O DIREITO DE SER FELIZ!

Lindo, muito emocionante, amei cada página!

Recomendadíssimo !!!

Quotes do livro:

"A energia, a força motriz de cada um vem da motivação daqueles que o acompanham, mas também, e acima de tudo, do seu coração e da sua vontade intima de melhorar e vencer."

"A depressão é o câncer da alma, tão terrível e até mais do que o câncer no corpo, pois o corpo tem muitas chances de ser curado pela ciência, pela medicina, mas a alma só pode ser tratada por sua própria consciência, pelos seus pensamentos."

"O amor é o remédio que cura o espírito abalado por qualquer doença do corpo físico. E é no espirito que verdadeiramente toda cura se inicia."

""Aprendi que se temos a infeliz capacidade de nos envolver em um erro, ou em um problema sério, é porque temos, em nosso interior, forças para encontrarmos uma solução e harmonizarmos a situação."

Nandda 29/06/2017

Direito de ser feliz
Livro emocionante. Para ler sem preconceitos . Trata-Se de um romance espírita.

Dani 08/05/2011

Direito...
Bem, este foi um livro bem complexo, não tenho como falar em poucas palavras sobre a importância dele para todos nós, ele é de um ensinamento sobre o ser humano, nos ensina como devemos tratar nossas dificuldades como um grande ensinamento sobre Deus.
Fernando - é um homem rico que tem como ambição ser bem sucedido profissionalmente, nisto ele se envolve com sua prima Lorena.
Lorena - uma mulher mimada, que pensa que o mundo gira em torno de si mesma.
Lídia(mãe do Fernando/Klissia) - uma mulher que posso chamar de fênix, pois, depois de perder seu filho, aprendeu o que realmente é levar o amor aos outros.
Rodolfo (esposo de Lídia) - um homem revoltado com a religião, e que com a perda do seu filho, reaprendeu a reconhecer Deus em sua vida, levando compreenção para o próximo.
Ian (meio-irmão de Lorena)- uma pessoa amarosa, que não entende por que a irmã é tão leviana.
Regina - foi namorada de Fernando, que a trocou por Lorena, casou-se com Jorge, e sempre acreditou que tudo é porque Deus nos dá permissão para viver conforme seus designios.
renato (irmão de Regina) - um homem, que se deixa levar pelo alcoolismo.
Este livro para mim, é emocionante, me fez aprender a esperar, confiar e sempre orar a Deus.
Indico.
Sofia 04/01/2023minha estante