O Cão Negro de Clontarf

O Cão Negro de Clontarf Cesar Alcázar

Resenhas - O Cão Negro de Clontarf

Danizio0 16/01/2022

Tão rápido e brutal quanto levar uma espadada
Quando eu li as HQs dos contos do cão negro, eu confesso que me apaixonei tanto pelo personagem, quanto pela temática, e e também pelo cenário de fundo que se passam as suas aventuras, e depois de ler o livro de contos do personagem eu só fiquei mais apaixonado por ele ainda, queria eu poder ver todos os contos do livro adaptados para as HQs.

John.Spectrum 09/09/2023

Espada & Feitiçaria Nacional
- Coletânea de contos de fantasia e ficção histórica, ambientados na Irlanda do século 11. Ao todo, são 7 contos: O Coração do Cão Negro, Uma Canção para o Cão Negro, Uma Sepultura Solitária sobre a Colina, A Fúria do Cão Negro, A Enguia, Lobos e As Lágrimas do Anjo da Morte.

- A obra, com 159 páginas, traz contos que narram as aventuras vividas por um mercenário de origem irlandesa, mas que cresceu entre os vikings. Após uma batalha histórica, ele rompe relações com seu clã e, recebendo a alcunha de "Cão Negro", passa a vagar por diversas regiões, enfrentando inimigos variados, como guerreiros nórdicos e criaturas míticas. À moda de um artesão, o autor tece cada narrativa com uma escrita ágil e, ao mesmo tempo, cuidadosa. Como exemplos desse talento, vale citar dois ótimos contos: O Coração do Cão Negro, primeira narrativa do herói, que encara uma aventura em busca de um medalhão; e A Fúria do Cão Negro, narrativa longa em que o herói encara adversários cruéis, além de um ritual ancestral. O protagonista, aliás, é alguém que possui uma natureza complexa, com noções éticas e certa sensibilidade, não se orgulhando da violência que produz, enquanto as tramas nas quais ele se envolve apresentam descrições que instigam a imaginação do leitor e evocam o que havia de melhor nas antigas histórias de "espada e feitiçaria".

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: O Cão Negro de Clontarf
Editora: @aveceditora
Autor: @sartanawest
Gênero: Baixa Fantasia histórica

O ponto de partida foi a notória Batalha de Clontarf, ocorrida no ano de 1014. Um lendário combate entre vikings e gaélicos pela supremacia da Irlanda. No entanto, Anrath não estava ao lado dos vitoriosos irlandeses comandados por Brian Boru. Raptado ainda criança por saqueadores nórdicos, ele lutou em Clontarf ao lado dos vikings, tornando-se um homem odiado e temido. Após romper com o bando da qual fazia parte, Anrath percorre a Irlanda como mercenário, sempre perseguido pelo passado.

Nesse livro teremos uma coletânea de contos, que vão nos contar a história de Anrath também conhecido como “O Cão Negro”, o interessante desse livro é que vamos conhecendo sobre a vida de Anrath aos poucos, cada conto abre uma pequena janela sobre o passado desse homem misterioso.

Para quem gosta de história que envolvam vikings, esse livro é perfeito, pois vamos ver batalhas frenéticas, vamos ter narrativas empolgantes, cenários deslumbrantes, personagens cativantes, vamos ter várias jornadas diferentes, ver o mesmo personagem em muitas versões, e esse fato mostra como um mesmo personagem pode evoluir e crescer muito em uma obra rápida.

Um fato muito importante para esse livro ser tão bom, foi a cada nova história víamos uma “nova” versão de Anrath, as vezes mais calmo, ou então extremamente raivoso, porém sempre sagaz, dotada em uma perícia absurda em combate, o que faz você leitor sempre torcer para que ele saque uma arma e resolva as coisas na força, pois é possível ver a “beleza” no que ele faz, pois era algo além de uma simples luta.

O livro tem uma escrita bem fluida, cada conto te prende desde o começo e só larga no final da história, o autor mostra muita habilidade também na construção dos personagens, pois em cada conto você consegue se importar com eles, e quando acaba a leitura você se pega pensando em como será que tal personagem levou a vida.

Por isso, se você gosta de uma boa leitura, e quer gastar algumas horinhas lendo uma boa história emocionante e empolgante, essa é minha indicação! ⠀
Livro disponível na Amazon.
Avaliação:★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/CBdeSgnhOrd/

Gárgula 05/01/2022

O Cão Negro de Contarf, de Cesar Alcázar
A história completa do Cão Negro
Após ler os quadrinhos, finalmente leio o livro de contos O Cão Negro de Contarf, de Cesar Alcázar. Uma história de fantasia da melhor qualidade, com uma excelente dose de elementos sobrenaturais, que vai agradar muito os leitores.

Publicado pela AVEC Editora, é uma publicação que engrandece em muito a história de Anrath. Para quem quiser ler nossas resenhas sobre os quadrinhos, clique aqui e aqui.

Para quem gosta do cimério, este irlandês não fica atrás
Brincadeiras à parte, a criação de Alcázar é tão boa e promissora quanto a de Robert E. Howard. Os fãs de Conan vão se satisfazer demais com as histórias de Anrath, que são densas e cheias de personalidade, ainda que tenham no cimério sua inspiração.

Entretanto, se você acha que Anrath é um pastiche, está muito enganado. Ademais, este é o ponto alto da obra, sendo o guerreiro uma criação completamente única, além de absurdamente rica. Eu já tinha adorado os quadrinhos, que por sinal são os dois primeiros contos do livro, mas ler o resto de suas histórias me fez ainda mais fã do personagem. Suas histórias são fantásticas e tristes. As descrições, não apenas das lutas, como também dos ambientes, são soberbas.

Um homem marcado pelo seu passado
O destino de Anrath é incerto e ele vive atormentado pelo seu passado. Nascido gaélico, foi criado pelos vikings. Depois da mortífera e sanguinária batalha de Clontarf, ganha a algunha de Cão Negro. Proscrito nos dois mundos, vive como um pária, vagando por aí como um mercenário.

A melancolia de Anrath me remeteu demais a outro personagem clássico dos mangás – o Lobo Solitário. Assim como o irlandês, Ogami Ittō é um personagem que leva sua vida em meio a morte, sem esperar fama ou riqueza, mergulhado em uma profunda melancolia. O ronin também é um mercenário, outro fator em comum entre eles. A morte, para ambos, é uma dádiva a qual eles não conseguem encontrar, por mais que se arrisquem.

Considerações finais
Em suma, O Cão Negro de Contarf é um livro que agradará os apaixonados por histórias no estilo Espada e Feitiçaria. O protagonista ganha seu espaço no rol dos grandes personagens com uma história rica, que deixa ao final um gostinho de quero mais.

Deixo aqui a pergunta a Cesar Alcázar: quando teremos mais aventuras do irlandês? O Cão Negro precisa aparecer mais e mais vezes em aventuras como a que lemos neste livro. Uma palavra define bem esta obra: surpreendente.

Já conhecia o personagem? Deixe aí nos comentários se ficou curioso.

site: https://cantodogargula.com.br/2021/08/12/o-cao-negro-de-contarf-de-cesar-alcazar/