Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião Ronald L. Numbers,

Resenhas - Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião

Marcelo Duarte 27/01/2021

"Ler para considerar, não para condenar"
Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião é um livro que traz um apanhado de mitos sobre ciência e religião. Este livro tem uma proposta interessante, pois seus capítulos são curtos, no geral, são bem escritos, alguns de seus autores não possui uma agenda religiosa - o que torna o livro mais interessante e isentos em certos aspectos da tratativa.

O livro apresenta uma argumentação bem construída, os autores conseguem responder as perguntas que fazem e respondem ao mito de forma muito eficaz. Mas vez ou outra, algum autor diz algo que dá a entender que mito A ou B tem seu fundinho de verdade. Essas frases podem acabar atrapalhando o entendimento do leitor.

É uma ótima introdução ao assunto. Permite verificar vários contextos de forma rápida z simples e muito prática.

Não poderia de entrar na recente polêmica entre o Dr. Marcos Eberlin e a ABC2. Quando eu comecei o livro não tinha notado tanto - até porque eu acompanho os podcasts do Bibo, o BiboTalk, onde a ABC2 faz participação no BTCast ABC2 e sei que a maioria defende essa ideia - mas após ouvir as críticas do Dr. Marcos Eberlin, é perceptível que na defesa dos mitos os autores têm tendências evolucionista. Para quem segue uma fé tradicional vai achar estranho a defesa ferrenha que os autores fazem, mesmo quando criação e evolução estão em lados opostos. Os criacionista é desprezado e visto como vil, seu ensino fora do púlpito deve ser rechaçado e combatido. Essa é a ideia nas entrelinhas. É como o Dr. Eberlin falou, porém, o livro está cheio de críticas ao movimento do Design Inteligente, o que pode ter um conflito de interesse no meio. Entretanto, os argumentos do Dr. Eberlin serve (a mim, pelo menos) para nos manter alertas quanto a aceitação passiva da teoria da evolução por seleção natural. Mesmo o capítulo sobre o Design Inteligente é bem raso, e percebe-se que o autor entra em uma digressão, onde o capítulo sobre Design Inteligente torna-se uma capítulo sobre criacionismo (de uma forma bem geral e que contrasta com metodologia naturalista).

Resumindo, o livro como material de consulta para muitos mitos é muito bom e muito bem explicado. Porém, dependendo da sua visão não dá pra absorver tudo. Como cristãos devemos reter apenas o que é bom. Como certo alguém disse "Ler para considerar, não para condenar". Esse seria meu conselho para quem quer realmente ler esse título

Mariane 26/03/2022

Esperava mais, achei muito forçado em alguns momentos e com argumentos muito fracos, mas alguns capítulos são bons e trazem boas reflexões.

Lucas.Batista 26/01/2021

Elucidador.
A História revela uma história muito mais rica e intrigante.
Agora, eis aqui um livrinho que valeu as horas acordado na madrugada para terminá-lo.
Livro excelente, composto por pessoas que são verdadeiros conhecedores dos assuntos que se propuseram a discorrer e, acima de tudo, joga uma luz em muitos MITOS tidos como verdadeiros pela maioria das pessoas, mas que foram formados por conceitos concebidos por nós em filmes e games.
Dos 25 textos aqui apresentados, cerca de 20 são desmistificações de temas cuja propensão popular se dê contra a religião (não apenas a católica e não apenas as cristãs) e 5 são para desmistificar sandices ditas por líderes religiosos e seitas de internet que se dizem "científicos", mas que propagam mentiras e desinformações.
Leiam o livro, ele vale cada capítulo.

Zenaildo 31/12/2023

Galileu
É uma história bem interessante sobre alguns pontos de vista e é explicada com alguns fatos.. tem a bibliografia que é gigante.. vai explicando pontos negativos da igreja e pontos positivos, se é verdadeiro ou falso alguns casos. Recomendo

Douglas.Miguel 08/12/2022

Ótima leitura
Bom livro, introdutório mas é bem pontual em cada capítulo, ótimo para leitura em pequenos grupos .

Tiffany 16/03/2023

Ler esse livro foi TUDO
Eu amo ler sobre problemas de fé e ciência. Ver diversos casos que eu já tinha ouvido e outros novos serem desconstruidos para mostrar que 90% desses problemas se compõem de 1. Desinformação, 2. Má interpretação e 3. Guerra política, não me surpreende totalmente.
Ele traz diversos mitos legais e muita referência para continuar estudando .
Deveria ser leitura obrigatória sempre! Nós, cristãos, precisamos voltar à academia