Tálamo

Tálamo Larissa Darc

Resenhas - Tálamo

Ket do @fanficai 09/06/2020

A questão é: tem um final surpreendente!
Tálamo está longe de ser a minha primeira leitura com a temática LGBT+, mas acredito que foi a minha primeira leitura que não romantiza a posição sexual do personagem, de modo que não torna o mundo em um lugar colorido e cheio de flores. A jornalista Larissa Darc, colocou ali, questões reais, as dificuldades da vida e de um relacionamento, principalmente quando dentro deste existem pessoas machucadas.
Ali, apesar de não fazer de fato parte do grupo em questão, pude me encontrar em diversos trechos, principalmente no trecho que aponta a facilidade para se apaixonar por uma pessoa que não está no nosso cotidiano, pois "as telas brilhantes dos celulares estampam apenas o que escolhemos mostrar de nós mesmos. Consertamos nossos rostos com filtros coloridos e reescrevemos mensagens até que elas fiquem palatáveis. Compartilhamos piadas, respondemos apenas quando remos vontade e encontramos referências para pautar nossos gostos, ideias e posicionamentos.", mas não pense que, com isso, o livro aborda os amores virtuais, porque essa não é a questão. A questão é: tem um final surpreendente!

site: instagram.com/mmaria.co

Juliana @julianaaf 17/06/2020

Um romance lésbico levinho, mas que aborda muito mais do que apenas a descoberta da sexualidade, como tantos outros.

Tálamo parece que foi escrito com muito carinho e possui uma grande reflexão acerca dos relacionamentos em tempos atuais.

Envolvente e com final surpreendente.

thai 23/07/2020

Cara, que livro gostoso.
Uma leitura leve, divertida, reflexiva, com representatividade real e preenche tudo sabe. Que leitura sensacional.

nay 28/07/2020

Tem potencial
A história realmente retrata um pouco da realidade de garotas lésbicas e bissexuais brasileiras, é um romance leve, com um final "inesperado". Mas acho que a história se passa rápido demais, poderia ter mais desenvolvimento. No entanto, serve pra momentos de ressaca literária.

Lalalias 01/10/2020

Surpreendente
Livro que comecei achando que o desenrolar seria um e quando penso que não fui surpreendida.
Narrativa que se desenrola facilmente, com aquela vontade de ler mais e mais pra chegar no desfecho.
Trazendo temas como o compreendimento da sexualidade, a dinâmica das relações, o preconceito familiar...vale muito a pena ler.

Aninha 28/11/2020

INCRÍVEL
EU AMO ESSE ROMANCE!!! Me envolvi tanto com as personagens que ate hoje penso nelas como se fossem minhas amigas??? Eu amo a escrita da autora e a forma como eu me envolvi com a história de cada uma, eu amo muito esse livro! Sério, so leiam!

Darlene46 30/11/2020

O universo de garotas que gostam de garotas é minúsculo
Um livro tão gostosinho de ler que quando você percebe já terminou. Uma história que representa bem os relacionamentos atuais e mostra como o mundo lésbico é minúsculo hahaha
Nos identificamos com as personagens em diversos momentos, até o ponto de pensar que poderíamos facilmente ser amigas, e o final é surpreendente. Recomendo pra todos!

Emy 06/06/2021

É um ótimo livro super leve e me ajudou na ressaca que estava, super recomendo a leitura. Não achei o final inesperado como vi pessoas dizendo em outras resenhas, mas é divertido.

Flora 06/06/2021

Muito bom!
Tálamo, que como a palavra, é um livro de vários significados. O romance conta a história de Alice e seus relacionamentos ( ou falha neles), principalmente é sobre a individualidade da protagonista , e o seu processo de aceitação e superação de inseguranças. A escrita da autora é muito boa, gostei das personagens e o final me agradou muito! Recomendo.

Mari 08/06/2021

legal e reflexivo. Fala além do casual e clichê. Não me apeguei tanto aos personagens mas é divertido e surpreendente. O final retrata bem o mundinho pequeno da l Word.

Tine 10/06/2021

Rebuceteio
O amor que eu tenho por histórias com sapatão é indescritível, é uma forma de me ver nas histórias, ainda mais uma história leve (mesmo com toda a melancolia de alguns momentos kkkk). Tálamo é aquele livro que eu vou ler em uma tarde de domingo, de preferência sentada em uma rede.
Obs.: Depois de cair de paraquedas em alguns rebuceteios passei a dar valor pra histórias com ele, que é tão inevitável kkkkk

Sofia 30/07/2021

Eu amei esse livro, o enredo é muito bom, a história me prendeu, um romance sáfico relativamente leve, só não dei uma nota mais alta porque não gostei muito do final, sério, poderia ser QUALQUER PESSOA DO MUNDO, menos a Kim, não combina velho. Eu entendi a proposta, de que agora a Alice não vive mais na sombra de absolutamente ninguém, mas não gostei com quem a Nina se casou...

Bruna 25/08/2021

Fiquei me sentindo esquisita depois de ler
Aviso logo aqui que minha leitura é bem parcial, já que eu não gosto de erotismo e detesto ler coisas que explicitam sexo.
Peguei o livro porque estava com um pouco de dificuldade de iniciar uma leitura mais densa e acreditei que fosse encontrar um lugar quentinho e gostoso, com um romance mais bobo e uma narrativa mais leve nele. Em partes eu estava certa, já que a narrativa é desenvolvida com uma escrita bem simples e leve. No entanto, não encontrei em Tálamo o plot que buscava. Quase todo o conteúdo do livro se concentra nas relações sexuais da Alice, a protagonista, nos pensamentos lascivos que ela desenvolve sobre outras moças, e um relacionamento extremamente desconfortável onde ela não respeitava sua parceira ? principalmente no sexo, já que ela não era uma pessoa sexual como ela.
Apesar de ser lésbica, não me identifiquei nem um pouco com as personagens ou as situações e, na verdade, me senti até constrangida lendo. Não quero ser dura demais ou deixar a autora triste, caso ela acabe lendo o que escrevi. Repito que minha má experiência se deve principalmente ao fato de eu não gostar nem um pouco disso.
Tirando esse ponto que é fatal na história e a permeia por inteiro como havia dito, é provável que ela agrade outras pessoas que a leiam, já que a escrita da Larissa é muito fluída e sua história é muito bem estruturada, alcançando muita profundidade em alguns momentos ao tratar sobre a intensidade que alguns sentimentos podem alcançar.

Mlobos 31/10/2021

Ps: as referências músicas desse livro sao incríveis.
Comecei a leitura de forma despretensiosa, porem fui cativda por uma escrita doce, reflexiva e poderosa. É um livro com uma história que pareceu simples, mas há simplicidade no ato de se relacionar afetivo sexualmente com outra pessoa?

Acho que não. E é isso que Alice vai nos mostrando com suas relações amorosas, suas reflexões e observações honestas sobre si mesmas.

E o final? Bom, o final é realmente maravilhoso.

LiterAgonia 17/01/2022

Foi um final inesperado.
Quando eu comecei a ler esta história, eu achei que seria mais uma história previsível, chata. Uma história sobre casamento. E bom, eu não curto muito a ideia de casamento. E alguma coisa na escrita da autora me incomodou, acabei deixando de lado. Passou um tempo, algumas semanas, talvez meses, acabei dando mais uma chance, aí veio o match.

E acabei apaixonada pela Alice, uma jovem até um pouco cruel, visceral e muito honesta, sobre ela mesma, e sobre o quanto se entregava nas relações. Quando jovem, Alice teve um relacionamento complicado com Kimberly, e depois disso passou a ter somente relações rápidas e sem muito envolvimentos, até conhecer Nina, uma mulher mais velha e comprometida. A história segue aquele esquema: eu gosto dela, mas não vou tentar nada porque ela tem compromisso até que surge uma oportunidade. E bom, Alice que nunca estava numa relação duradoura e estável, passou a estar em uma.

E é nesse momento, que você acompanha o amadurecimento da personagem. Quando ela começa a se questionar sobre o quanto dela ainda tinha restado para relação funcionar. O quanto das ambições profissionais e pessoais ela estava abdicando, ou negligenciando, em prol daquilo.

A história pode ser um pouco incômoda se você não for alguém muito sexual, já que há uma forte presença de erotismo e sexo explicito. E para os fãs do ?final comercial de margarina?pode ter um final um tanto amargo. Mas eu achei surpreendente e coerente com a história. E as referências musicais, tão parecidas com as minhas, foram algo que me deixou bem impressionada. Músicas desde ? special Affair? da banda the internet, ?inconsequente? da Drika Barbosa e ?Touch? da Shura