Primavera para as rosas negras

Primavera para as rosas negras Lélia Gonzalez

Resenhas - Primavera para as rosas negras

Dandara 31/07/2020

Primavera para as rosas negras
Livro de grande importância que traz boa parte do que foi escrito pela feminista negra Lélia González. Podemos conhecer parte da trajetória dessa grande mulher através de seus artigos, transcrições de palestras e entrevistas.

Abayomi Jamila 20/09/2020

E o lixo vai falar... e numa boa!
O livro trata-se de um compilado dos trabalho de Lélia publicados em vida, entrevistas, artigos etc. A obra organizada é introduzida por Raquel Barreto, possui Posfácio das mulheres da UCPA (União dos Coletivos Pan-africanistas) e conta com Documentos Anexos, entrevistas de pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com Lélia.

Na minha percepção, esse livro traz uma grande contribuição histórica para pensar a atuação dos movimentos sociais, em especial o Movimento Negro e Movimento de Mulheres no final da década de 70 e início da década de 80, durante o período da regime ditatorial militar do Brasil.

Trabalho acadêmico de pesquisa a respeito das condições de educação e empregalidade da mulheridade negra, assim como contribuições conceituais para compreender a dinâmica da realidade brasileira a partir na psicanálise e de outras abordagens.

Lélia coloca o Brasil no divã e expõe as mazelas do seu inconsciente: o racismo. Por "neurose cultural brasileira", a autora entende que toda a nossa cultura é necessariamente africana: do samba a linguagem.

Segundo a autora, não falamos português, mas sim "pretuguês", uma língua com contribuições da língua bantu. E essa linguagem é inserida por intermédio da "mãe preta", esta que é símbolo da democracia racial, na verdade atua na resistência passiva, quando insere o filho do branco na linguagem. A mãe preta é a assim a verdadeira mãe desse país.

"Amefricanidade" é também outra grande contribuição conceitual da autora, trata-se de uma categoria que rompe com o paradigma vigente de que americanos são apenas os estadunidenses e pensa todos os povos africanos diásporos das américas.

Lua 09/08/2021

Só agradecer à organização por este trabalho excelente!
Um incrível compilado da obra de Lélia Gonzalez, organizado de forma cronológica, o que nos ajuda a perceber a construção das ideias da autora, bem como suas mudanças de opinião ao longo das duas décadas de produção.
E sobre a obra em si: Lélia Gonzalez é necessária! Como Raquel Barreto diz, é uma intérprete do Brasil. Nos ajuda a entender o que é ser brasileiro e todos deveriam lê-la. Sou completamente fã!!

Marcos Morcego 15/01/2024

Lélia Gonzalez e o pensamento social brasileiro
Lélia Gonzalez, da antropologia e da psicologia.
Neste livro temos oferecido textos muito importantes para entendermos não só a sua formação, mas a formação do que chamamos de Brasil com todas suas contradições.
É uma leitura precisa da nossa realidade social.
Livro importante demais!