A lista de Brett

A lista de Brett Lori Nelson Spielman

Resenhas -

Daniela.Danna 30/12/2020

Gostei
A história é um clichê gostosinho de ler, com um casal que só no final conseguimos deduzir. É muito bom ver o crescimento da personagem e como ela impacta a vida de outras pessoas ao seu redor
Níh 30/12/2020minha estante
Vou colocar na minha lista de leitura para 2021.

Laurenice.Caprini 19/07/2022

Pra aquecer o coração
Um livro pra lá de fofo, com muitas passagens emocionantes, trabalha as relações interpessoais e como a baixa autoestima é capaz de sabotar uma vida de sonhos. Amei e recomendo.

legal41 11/06/2021

Um livro que traz muitas lições e uma delas é que temos que valorizar nossa mãe quanto é possível . Quantos planos que traçamos em nossa vida adolescente e chega na fase adulta escolhemos caminhos diferentes. A mãe de Brett faz com que ela visite seu passado e com isso sua vida se transforma e a escritora Lori Nelson faz o leitor pensar como seria diferente a vida que planejamos quando ainda éramos adolescentes.

Alice 25/01/2022

A lista de Brett
Gosto muito desses livros que mostram que por mais que a vida esteja difícil devemos nos esforçar e seguir em frente.
E muitas vezes achamos que nossos objetivos mudaram, quando na verdade nós que mudamos e abrimos mão deles.
Acredito que com as responsabilidades acabamos por sonhar menos e muitas vezes buscar aquilo que é mais "garantido" e histórias assim dão um "tapa na nossa cara" e lembram que sonhar também faz parte da vida e faz bem! ?

Nai 28/02/2022

Não é MUITO meu gosto
Alguns assuntos do livro são luto, rejeição, aceitação, inseguranças, medos e sonhos.

Não leria novamente. Foi bem escrito? Foi.  Leva a refletir dependendo de como se lê, mas não é algo muito profundo(ao menos para mim não foi).

A principal mensagem é sobre fazer acontecer seus sonhos.

Mel 30/03/2023

Incrível!
Diferente de vários livros (inclusive bons) que tenho lido, esse a história me prendeu desde o início. A personagem principal faz história se desenvolver num ritmo excelente e as reflexões sobre se perder de nós mesmos e dos nossos sonhos ao longo da vida foram muito importantes e inspiradoras. Além disso, tudo é narrado de forma leve e com muita sensibilidade. Indico demais esse livro!

Laís 07/11/2021

Inesperado
Vi por acaso esse livro no Instagram e apenas algumas horas depois estava iniciando a leitura e estou parando somente agora.
São 1:42 e eu termino esse livro que não e famoso e nem nada apaixonada.
Foi um cinco estrelas totalmente inesperado.

Jenny_Ant 07/03/2022

Seu maior inimigo é sua mãe
Sinceramente sei por onde começar! Mas vamos lá!

Uma adolescente de 14 anos escreve num papel do seu fichário, na folha dos Backstreet Boys, (parte inventada tá, ela só escreveu em um papel qualquer), uma lista de 20 desejos que ela queria realizar. Até aí tudo bem. A gente escreveu muita coisa tosca na adolescência.
O problema é que a mãe da Brett achou essa lista. O normal seria ela se sentar com a Pequena Brett e conversar com ela a respeito da listinha, pq ela amaçou, jogou fora e tals?
Mas nããããããão? A véia doida simplesmente esperou 19 f#cking anos, para que a filha soubesse que ela tinha conhecimento da lista, mas ela não chegou na Brett e falou: ?Minha filha amada! Eu li sua listinha amassada!?, nãããããoo? a véia MORREU e deixou escrito no testamento dela, que a Brett só teria direito à herança se ela cumprisse os 10 itens restantes da lista (um mais absurdo do que o outro) em 1 ANO!
E não pense que para por aí, a história fica cada vez mais sem cabimento. Alguns dos itens da lista era comprar um cavalo, (onde p?rra ela iria botar um cavalo) e ela deixa a filha sem um vintém, casa ou qualquer suporte e a única coisa que a mãe promete é que a cada item cumprido, Brett receberia uma carta dela.
Aí você pensa, a carta salva né!? NAAAÃO? As cartas não tem nada de interessante, são praticamente descrições do que acontece com a personagem depois que ela cumpriu algum item da lista, basicamente uma previsão da Mãe Diná.
A construção da personagem é péssima. Ela muda de opinião a todo momento, suas atitudes não condizem com as situações, uma hora ela diz que é velha pra se apaixonar e no parágrafo seguinte tá correndo atrás de macho no meio de uma praça. O livro não segue uma cronologia compreensível, é todo desencontrado e sem nenhum personagem carismático.
O livro tinha tudo pra ser incrível e emocionante, mas eu acho que a escritora se perdeu. Se ela tivesse dado um significado maior as cartas da mãe da Brett, se tivesse colocado nelas algum sentido pra vida, um sentimento mais forte, uma explicação decente do porque dela ter feito isso com a filha, seria compreensível, poderia fazer chorar, pensar na vida, mas não, as cartas são tão insossas quanto a Brett!
E ainda tem os absurdos da escritora, que fez questão estereotipar a raça das pessoas ou alguma condição social e/ou de saúde delas. Ela fala coisas do tipo: ?Os filhos mestiços da minha amiga?. Sabe aquela criatura que tentou se mostrar anti-racista pq colocou pessoas negras e mexicanas no seu livro e como resultado só provou que ela é muito racista, pq só descreveu eles baseada em estereótipos, foi triste de ler.
Se quiser ler o livro depois de tudo que eu falei, tá por sua conta. Avisado você foi. É péssimo.

Mary's 01/04/2022

Achei essa leitura desde o início bem emocionante, chorei muito no começo, mas depois foi se arrastando, achei mais lenta e demorei um pouco a conseguir concluir a leitura. Mas o ritmo melhora do meio pro fim e gostei muito do desfecho de toda a história. Claro que eu já saquei grande parte do final, mas é isso que eu gosto em romances com clichês.

Leticia 06/04/2022

Um livro que me fez enxergar o TANTO que minha mãe é importante na minha vida e dá mais valor aos meus momentos com ela.

Noemy 07/05/2022

Amorzinho
A lista de Brett, é a primeira obra que leio da autora e gostei muito. Achei um livro muito amorzinho, perfeito para sair de uma ressaca literária ou após leituras mais densas.

Aqui vemos a jornada de Brett que após perder sua mãe para um câncer, tem uma grande surpresa na hora da leitura do testamento. Para ela receber sua herança ela tem que cumprir 10 metas que ela criou quando tinha apenas 14 anos.

Entre metas como se apaixonar, ter um filho e até mesmo comprar um cavalo, vemos Brett numa jornada de autodescoberta e superação.

O livro em si é muito bonito, tem passagens muito emocionantes e comoventes, mas tem umas metas que na minha opinião são um tanto absurdas.

A leitura é rápida e envolvente, só que achei o final um tanto apressado. Senti que algumas pontas ficaram soltas, mas no geral é uma leitura que vale muito a pena.

memel 16/12/2022

a lista de brett
livro INCRÍVEL, uma vizinha me emprestou e sinceramente, não dava nada para esta leitura, mas se tornou uma das minhas favs
brett se transforma ao decorrer da história e reencontra valores e sonhos que tinham se perdido conforme ela foi vivendo; tudo isso graças a lista que sua mãe deixou como ?testamento?
o enredo proporciona um novo olhar tanto ao leitor quanto a própria personagem!
recomendo muuuuito esta leitura