Lafcadio Hearn

Lafcadio Hearn's Japan Lafcadio Hearn




Resenhas - Lafcadio Hearn's Japan


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Rick-a-book 26/08/2010

O moderno Japão de cem anos atrás

Este livro é fruto da compilação de escritos de Lafcadio Hearn, também conhecido pelo pseudônimo japonês, Koizumi Yakumo, sobre a figura típica do povo japonês e seus mitos e lendas. O Editor é Donald Richie, crítico famoso no mundo das letras nipônicas por seus vários livros sobre estética e igualmente respeitado no mundo cinematográfico por seus inúmeros filmes e incontáveis participações.

Este livro, que reúne alguns dos artigos mais famosos, ou, pelo menos, mais atraentes de Hearn, é uma tentativa de integração entre a visão do autor do homem japonês e de sua cultura, como os dois lados da moeda interagem entre si e como um influencia o outro.

Diferente dos outros livros que o tornaram famoso, especialmente o “Kaidan”, este livro traz uma série de relatos que expõem a visão de Hearn com relação ao mundo em que viveu, o mundo que ele escolheu viver por conta própria, o Japão ainda recém saído de trezentos anos de reclusão e em rápida ascensão rumo à modernidade desenfreada dos anos iniciais do século XX, a mesma modernidade cega e desenfreada em que se encontra hoje em dia.

Hearn tem quase sempre o poder de segurar o leitor quando transmite histórias do passado ou comparações profundas entre seus coabitantes nipônicos e seus conterrâneos ocidentais. A única falha de Hearn, se é que se pode julgar desta maneira, é que sua tendência à prosa poética por vezes cansa o leitor e nem sempre causa o efeito desejado, que talvez fosse justamente o de desenvolver uma narrativa tramada com poesia. A conclusão disso é que em alguns trechos de seus escritos, o ritmo fica tão diferente do que se esperava que o interesse na leitura vai se perdendo rapidamente.

Críticas à parte, os contos, artigos e ensaios de Hearn ainda mantém a magia necessária para se enviar um leitor moderno para o Japão de mais de cem anos atrás, quando ainda era possível se ver samurais e gueixas em plena luz do dia.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR