Pedro da Floresta

Pedro da Floresta Iacobus M. Blasco.

Resenhas - Pedro da Floresta: Um cancioneiro de Morte

fabio.hingst.1 14/03/2021

Uma cantiga de escárnio em forma de conto!
Iacobus consegue tecer uma narrativa fluida que nos fisga feito bagres num rio bravo. O ritmo frenético dos acontecimentos nos prende a atenção, ao mesmo tempo que faz com que criemos um apego muito forte ao protagonista e nos deixa loucos para saber como termina.
Fazendo uma releitura bem humorada, com a maestria de nomes ilustres como Machado de Assis, Jorge Amado, Mario de Andrade, Manuel Antônio de Almeida e outros, este conto alucinante certamente lhe trará uma experiência literária ímpar, única e emocionante.

Nat Nat 31/03/2022

"Pedro vive. Pedro sobrevive. Pedro sonha. Pedro clama.
...Pedro é o desespero e o medo. Pedro é o amor e o ódio."

Pedro um jovem franzino da idade média, cheio de traumas e rancores, que ajuda seu avô no trabalho de lacaio para ter o que comer em casa.

Seu sonho é poder ser um trovador de sucesso e casar-se com a garota que tanto ama, mas como fazer isso com todas as suas limitações de fala?

Pedro vê seus pesadelos tornarem realidade quando chega a cidadela outros três rapazes, os mesmo que o tanto torturaram quando era criança. Seu acalento, é a donzela do qual ele é apaixonado, parece retribuir seus gracejos.

Traição. Bullying. Rituais macabros. Vingança. Tudo isso se conecta no final desse cancioneiro pra lá de exótico.

Amadeus bibliotecário 03/07/2023

Acredito que seja o melhor folk-horror que já li!
O enredo acontece numa Era medieval, com uma floresta enigmática, trazendo personagens intrigantes e acontecimentos surpreendentes.
É o mais puro suco do horror rural mesmo! Pois temos aqui relações de suserania e vassalagem em seu estado explícito.

Além disso, o autor também explora questões mais profundas, abordando temas como a justiça e o lado obscuro da humanidade. A trama é construída de forma a mesclar o limiar tênue entre o que é justo e o que é maligno.

Se tratando do protagonista, o Pedro. Ele é um personagem extremamente cativante! A complexidade com que ele lida com um mundo assombrado, tanto por horrores naturais quanto sobrenaturais, é de tirar o fôlego.
Tem horas, que simplesmente, dá vontade de entrar na história e protegê-lo de tanto sofrimento.
É uma jornada que testa a fé e a moralidade, levando-nos a refletir sobre os limites de nossas convicções.

Eu diria que os dois primeiros atos do livro focam num drama bastante pesado, com uma leve tensão sobrenatural. Já é o terceiro ato, é o mais puro terror que nos prende até o fim. (A conclusão é definitivamente dada no último parágrafo!).

Bruna.Caroline 01/10/2021

Eu não sou chegada a um terror diabólico, mas confesso que esse me prendeu, queria saber oq aconteceria com Pedro.

Eu gostei bastante do desenrolar da história, achei interessante as questões levantadas pelo autor.
É um conto com aspectos triste e sombrio. Recomendo a leitura.