Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Alain 27/03/2024

"Amada", da vencedora do Nobel Toni Morrison, me jogou em um turbilhão de emoções. Comecei empolgado, achando que era o valentão da literatura após "Grande Sertão", mas logo me deparei com a escrita complexa e a narrativa não linear da autora. As histórias soltas e os nomes confusos me deixaram desnorteado, como se estivesse lendo um bolo de ingredientes misturados. Mas, persistindo, cheguei à segunda parte do livro, onde tudo se encaixa magicamente. A história da família na casa 124, logo após a Guerra Civil Americana, com a ex-escrava Sethe e a misteriosa Amada, me prendeu do início ao fim. A linguagem de Toni Morrison, embora desafiadora, é rica em detalhes e emoções. Ela nos transporta para a dura realidade de pessoas negras que, mesmo após a abolição da escravidão, ainda sofriam com o racismo e a segregação. "Amada" é um livro que nos faz pensar, sentir e revoltar. É um retrato cruel, mas necessário, da história americana. A leitura é densa e exige persistência, mas a recompensa é uma experiência literária única e transformadora.

Ramon 20/03/2024

Compadecido.
Esse livro trata do luto, entre vários outros temas, de forma bem sobrenatural. Eu gostei. Me compadeço com o movimento que a mãe fez, com o racismo e a escravidão tão frescos na cabeça, de não querer que os brancos sujem seus filhos como a sujaram.
O personagem Paul me gerou sentimentos controversos, mas na situação que ele entrou também tudo fica meio nublado. Gostei muitos das histórias dele narrando as várias fugas que já esteve. Alguns outros personagens secundários foram surgindo e me deixando um pouco perdido tanto na narrativa quanto no que eles são pra história.
A construção do clímax é tão complexa, a questão do orgulho virar ofensa e vaidade aos olhos de outros, que reagem com desaprovação e inveja, capaz de isolar uma família em ruínas sem que se saiba o que se passa com ela é desolador... A narrativa em si não é não complexa mas um pouco prolixa. Me percebi relendo várias vezes os parágrafos procurando sentido e acho que uma releitura futura mais madura e atenta pode atenuar essa característica (pra mim).

"Era adorável. Não ser observada, não ser vista, mas ser puxada à visão pelos olhos interessados, não críticos, de outrem."

Fran 12/03/2024

Amada - Toni Morrison
Esse livro é daquelas coisas que você precisa fazer devagar. Vai te devorar em alguns momentos, e exigir muito de você. É difícil, triste, mas lindo.

Giovana.Montezelo 18/01/2024

Impactada
Terminei o livro agora e vou escrever no calor do momento. Que livro impactante! Como mexe com a gente....
Amada tem uma narrativa que pula de um ponto de vista pra outro. Às vezes é difícil entender o que está acontecendo, mas não é impossível.
É a história de uma mãe que foge grávida da escravidão junto com outros três filhos. Através da história dessa família muitas reflexões são feitas, como: o que é liberdade, o que amar alguém significa, como a culpa e saudade podem corroer e o que significa ser preto naquele (e no nosso) tempo.

Lindo. Sofrido. Impactante. Tenho certeza que esse livro me marcou pra sempre.
Que escrita marcante! Amei forte ??

Viick 16/01/2024

A MAIORAL
Até agora eu li alguns dos livros da Toni Morrison (Amor, O olho mais azul e Amada), pretendo um dia completar a leitura de tudo que ela escreveu, além disso já vi algumas entrevistas que ela deu, alguns textos mais jornalísticos e ouvi os relatos de Angela Davis sobre a amizade que as duas tiveram.
Amada, pra mim, é a obra prima da Toni, é o livro que sintetiza o trauma da escravidão e os extremos que ela trouxe pra sociedade, bem como o racismo após o seu final, de forma genial. No livro, não há julgamentos morais, não há personagens estereotipados, não há mergulho raso no mundo em que se passa aquela história. A ideia de uma presença que está ali sem estar, que é uma coisa e é outra, que mexe na vida de todos, que une e que separa, é algo que nunca encontrei em nenhum outro texto.
Sem dúvidas é um dos melhores livros que li na minha vida!

Icaro 14/01/2024

Narrativa sinuosa
Amada - Toni Morrison

Publicado pela Companhia das Letras e a primeira indicação sob a Presidência da Magê no nosso clube, achei uma leitura bem difícil mas muito interessante.

A narrativa sinuosa foca menos na história em si e mais em relatar o horror da escravidão nos EUA.

Vale a leitura!

???

bruno 11/01/2024

Entender é uma palavra muito forte
Esse com certeza é um livro feito pra ser relido. Um dos livros mais complexos e desafiadores que eu já li e não posso dizer que entendi completamente, porém foi um experiência tão surpreendente e instigante que me fez apreciar a história imensamente, com certeza relerei no futuro!!!!

Mary 04/01/2024

Demorei muito para engatar na história, acho que isso dificultou muito na compreensão, o que me leva a crer que esse é um daqueles livros feitos para a releitura. Ele é feito para uma segunda e terceira imersão.

cibelefrahm 31/12/2023

Eu já conhecia um pouco da história por ter visto trechos do filme há muito tempo, mas a construção narrativa da Toni Morrison é maravilhosa. É direta, mas também é lírica. É objetiva, mas também é subjetiva. Lindo e pesado.

JosA225 30/12/2023

Amada
Livro de Toni Morrison, ganhadora do prêmio nível de literatura. Conta a estória de escravos foragidos que precisam enfrentar seus fantasmas e assombrações em suas vidas.

Geovana Rodrigues 29/12/2023

O homem branco é pior que o inferno.
"Você sabe tão bem quanto eu que gente que morre mal não fica no chão."

Não esperava o elemento fantasioso da história. A linguagem/forma como foi escrito é meio confusa, não segue uma linearidade – vários pontos de vista são narrados. Traz a realidade brutal do dia a dia de negros que foram escravizados – mais especificamente da Sethe. Uma mãe, uma fugitiva, uma assassina, uma mulher forte, traumatizada, abusada, escravizada.

A autora se inspirou em uma história real, (e agradeço a Camila, do @a_bookaholic_girl por ter me indicado essa obra incrível e ter discutido comigo diversos pontos).

Sethe vive em uma fazenda, dita assombrada. Horror por assombrações, mas também pela escravidão. Achei impossível ler sem dar pausas para respirar, o impacto que a Toni conseguiu expressar nas palavras é uma coisa que não se lê todo dia por aí. Mesmo que tenha demorado um pouco para engatar na história, senti que a forma como ela ia tecendo as frases me fisgou de uma forma que nem eu ainda entendo.

O professor, um personagem que se destacou, é uma das pessoas mais atrozes que li. Ele chega após a morte do Sr. Gardner, um senhor branco que se considera um homem bom por tratar seus escravos como homens e não como animais.

O coração sangra em pensar que seres humanos trataram tão perversamente outros seres humanos, através de conhecimentos tirados do c* que diziam que estes eram uma raça superior aquela outra. Absurdo também como deixamos acontecer por tanto tempo e por ainda deixarmos. O racismo está aí, sendo esfregado na nossa cara rotineiramente.

Em resumo, é potente, leva-se dias, meses, quiçá anos, para digerir. Amada entra com sucesso na lista de leituras imprescindíveis, para se ler antes de morrer.

site: https://www.instagram.com/p/C1aThgHPflw/

Lúcia 23/12/2023

Entendo a importância desse livro e o tema é incrível mas confesso que não consigo dar uma nota no momento. Dei 3 estrelas mas vou reler no futuro qdo estiver c a cabeça mais focada.

Melissa 12/12/2023

Devastador. Uma leitura muito intensa e que traz sentimentos muito fortes. Ainda não tinha lido nada de Toni Morrison.

Gabi Sagaz 06/12/2023

Triste.
Demorei bem alem da conta para terminar. Triste demais e surpreendente.
Uma grande obra inesquecível.
Gostei mais de outros livros da autora mas este é clássico e necessário.

Literathatha 02/12/2023

Surpreendente
Leitura excelente. Não esperava tanto. Achei perfeito e recomendo muitíssimo. História de escravos fugidos, poucos livres, muitos sem destino. Barbaridades quase justificadas pela crueldade da escravatura. Um olhar que eu nunca teria se não fosse por esse livro lindo.