Pomba Enamorada ou Uma História de Amor

Pomba Enamorada ou Uma História de Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Pomba Enamorada ou Uma História de Amor

de Paula 30/12/2020

E vamos de Lygia!
Este pequeno livro reúne os melhores contos da Lygia, selecionados de suas principais coletâneas de contos, como Antes do Baile Verde e A estrutura da bolha de sabão. Como se trata de uma coleção de contos de diferentes temas e épocas da vida da autora, é possível identificar elementos que mudaram na narrativa com o passar dos anos, além dos temas amadurecerem com o passar do tempo.

Como já tive a oportunidade de ler Antes do Baile Verde, percebi que existe um padrão de escrita que a Lygia segue, porém sem perder o elemento surpresa nem a qualidade. Quero destacar o conto de terror As Formigas, que é mais sombrio ainda que Vamos ver o pôr do sol.

Os contos Tigrela e Dolly me surpreenderam pela forma que as narrativas foram conduzidas de forma que prende o leitor e o deixa embasbacado antes de chegar ao fim da história, com muita qualidade artística e estilística.

A autora não dá nada de mão beijada, por isso, é desafiador entender a mensagem por trás de tudo o que está acontecendo, como o final de Herbarium. O conto que dá nome ao livro é extremamente angustiante e desesperador, pois se trata de uma mulher que conheceu um homem e define que ele é o amor da sua vida, por isso passa a persegui-lo loucamente, mesmo depois de cada um formar suas respectivas famílias, uma verdadeira stalker.

É uma leitura muito gostosa e reflexiva, vale a pena conferir este livro se o tiver na sua estante.

Srtadd 31/12/2020

Um ótimo livro para conhecer a escrita da Lygia Fagundes Telles, amei seus contos desta coleção, o meu favorito foi, claro, o famoso "Antes do baile verde", mas também destaco os contos "Venha ver o pôr do sol", " A ceia" e a "História de passarinho", que me surpreenderam muito.

giovanna 04/04/2021

A sociedade em sua forma mais crua
?Pomba Enamorada Ou Uma História De Amor? é um livro de contos, 17 ao todo. É sempre muito difícil descrever o trabalho de Lygia Fagundes Telles, uma das maiores contistas que nossa nação já teve, e com esse livro é possível ter uma base de seu imenso talento. Seus contos narram angústias, desajustes e desencontros, explorando emoção com lirismo puro. São cativantes, instigantes e permitem que façamos boas análises da sociedade do século XX. Sem dúvidas, seu trabalho é digno de ser perpetuado.

duda 30/04/2021

Lygia é uma das rainhas da literatura brasileira, seus contos são cheios de sentimentos e sua escrita é viciante, vale a pena se chocar e se surpreender com ela

lumis 06/08/2021

Cativante e surpreendente
De livro esquecido na estante a preferido. Têm contos sensíveis, engraçados, interessantes e curiosos. Difícil escolher, mas meuspreferidos foram "Dolly", "Natal na barca", "O jardim selvagem", "Venha ver o pôr do sol" e "História de passarinho".

Giutsudasombras 22/06/2022

Coletânea moh gotosa~
O livro nada mais é que contos selecionados, dos mais fofos (se é que pode dizer assim), aos mais...horríveis, de nossa maravilhosa Lygia Fagundes Telles.
Confesso que tem contos ai que é ok, são legais e interessantes mas nada muito assim, porém, tem sempre os contos "contra peso", que ai sim, vão te fazer fechar o livro com cara de espanto e soltar um xingamento favorito. Simplesmente recomendo, são curtos, ótimos pra aliviar uma ressaca literaria.

nico 06/01/2023

cada conto melhor que o outro
olha, sendo sincero, não sou fã de contos, não consigo geralmente me apegar ás histórias e não sou rápido em entender, mas nada disso aconteceu aqui. todos os contos foram incríveis e eu amei o jeito que essa escritora cria personagens, é maravilhoso.

Pamela Florentino 27/12/2023

Adorei
Quase todos os contos são muito bons, a maioria tem um ar misterioso que deixa o leitor muito intrigado no final.

Gaby 19/12/2019

Maravilhoso
Os contos de Lygia Fagundes Telles são maravilhosamente vivos e envolventes. Quando se começa é impossível parar para determinar se é você que está devorando o livro ou o contrário. Neste primeiro livro que li dela fui surpreendida pela maneira extremamente real com que são descritas histórias não de amor, mas de reflexão.

Ca Melo 01/08/2016

Sobre livro de contos...
Eu ganhei esse livro de uma amiga em 2014, tentei ler 3 vezes e não consegui, acho que esse livro se enquadra naquela questão de “ler o livro na hora errada”, eu já disse algumas vezes que tenho um certo problemas com contos porque achava que era impossível “achar graça” numa história com apenas algumas páginas. Mas depois de um semestre na faculdade só analisando contos (clássicos) percebi que sim, tem contos maravilhosos e cheios de surpresas, revelações e reviravoltas incríveis. Depois dessas aulas comecei a me apaixonar por esse gênero e finalmente consegui finalizar essa leitura😉

Sobre os contos…

O livro é super curto e conta com 16 contos, dos quais eu me apaixonei por 7! (que progresso, haha): “Antes do baile verde”, “O jardim selvagem”, “Natal na barca”, “A ceia”, “Venha ver o pôr do sol”, “O menino” e “Dolly”. Não que eu não tenha gostado dos outros contos, mas dessa coletânea esses foram os meus preferidos😉

Alguns contos possuem um tom muito sombrio de terror e mistério, muito estilo do Edgar Allan Poe (se vocês nunca leram nada dele eu super recomendo os contos: “O gato preto”, O barril de Amontillado” e “O coração delator”, dá para encontrar facilmente na internet😉 ).

Uma dica legal que o meu professor (#TeamTitan

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2016/04/19/uma-pomba-enamorada-ou-uma-historia-de-amor-e-outros-contos-escolhidos-por-lygia-fagundes-telles/

Elaine P. 11/04/2016

Excelência narrativa
Esse livrinho de contos é uma ótima introdução à obra de Lygia Fagundes Telles. As histórias, embora curtas, mostram a excelência narrativa de uma das melhores escritoras nacionais, recentemente indicada para o Nobel de Literatura. Não deixem de conferir o conto que empresta seu nome à coletânea, "Pomba Enamorada ou uma história de amor". No link, uma vídeo-resenha que fiz sobre o livro.

site: https://youtu.be/QpQbAkwhpEg

Dhiri Silva 06/06/2014

POMBA ENAMORADORA OU UMA HISTORIA DE AMOR
Um livro repleto de contos nacionais, de tipos variados como aventura, romance, drama, e até alguns que digo que é puxado para comedia. Ao todo são 16 contos que se lendo em sequência até parece que as historias tem uma ligação entre elas.
Gostei muito do conto do "Natal na barca", pois entre todos foi o que mais animado que fiquei para que o final jamais chegasse, outro que achei engraçado foi da "Tigrela", pois cuidar de um filhote de tigre durante anos, como se fosse um filho deve ser muito complicado. Não se esquecendo do conto que da nome para o livro, no Pomba enamoradora, teve um capricho de realismos que em outros não encontrei, além de mostrar a difícil batalha da protagonista ao tentar ficar com seu amado e tudo mais. E para finalizar poderia colocar a maluca "Historia de passarinho", mas o conto "Dolly" foi sem sombras de duvidas, muito bem desenvolvidos, além do ar de mistério e drama que esse conto trás, tem toda emoção dos passos do dia de Adelaide até o encontro do corpo da 'pobre' Dolly.

site: http://blogdodhiri.blogspot.com.br/2013/10/livro.html

Sami43 09/01/2024

Mulheres. Vivendo suas vidas cheias de amor, decepções e desesperos. Com o ponto de partida no cotidiano, histórias curiosas passam a traçar uma nova trajetória na vida delas ? ou não. Assim se constrói a coletânea de contos excepcional vista aqui, em que o bizarro, o estranho, o comum, o incrível e o decepcionante se sobrepõe numa visão crua da realidade. O lírico, afinal, se encontra aí: nu, em histórias certeiras.
Foi meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles e imagino que não poderia começar melhor. Escrita fluída, sem rodeios, mostrando a história como é sem remover sua poesia. A graça da leitura foi a variedade, aprofundando o necessário cada um dos personagens e entregando histórias curtas e bem elaboradas.
Por vezes fiquei confuso quanto ao final repentino de alguns contos, mas me diverti vendo que aquilo foi apenas um retrato, um momento, da vida que o personagem criou. É mágico acompanhar.
Recomendo a todos, realmente uma grande contista!

Gabi 18/02/2012

light e delicioso. precisa falar mais alguma coisa?