Uma Breve História do Brasil

Uma Breve História do Brasil Mary del Priore

Resenhas - Uma Breve História do Brasil

Bevê 29/01/2024

Livro CHATO
Livro chato demais! Além de dar ênfase a eventos e pessoas sem tanta importância no estudo da história do Brasil, é monótono e de leitura arrastada. Já tentei ler umas três vezes e abandonei as três. Não tentarei mais.
Lucas 29/01/2024minha estante
Curiosidade: quem são as pessoas sem importância?

Bevê 29/01/2024minha estante
Espero que entenda que o público-alvo pretendido do livro é pessoas não-especializadas em história (acredito que para um estudante de graduação de história pode ser um livro interessante), pretendendo sintetizar a história do Brasil em poucas páginas.
A começar, é a metade do livro sobre brasil-colônia. Claro, o período colonial foi extenso, mas ele não poderia ter sido melhor sintetizado para tratar de forma mais extensa de períodos de mais complexa compreensão (como a república velha e a ditadura militar, por exemplo)?
Te darei um exemplo no capítulo 11 de nomes que eu sinceramente não considero importantes numa síntese da história do Brasil: João Barbalho Bezerra, Francisco Rendón de Queveda, Salvador Correia de Sá e Benevides, etc etc

Lucas 29/01/2024minha estante
Ainda não li o livro. Só perguntei porque vi o mesmo comentário em outras resenhas. Fiquei curioso. Obrigado!

Bevê 29/01/2024minha estante
De nada!

yukicomelivro 24/07/2023

Com essa leitura extremamente rica, completa e agradável, sinto-me um cidadão brasileiro mais consciente e responsável ao conhecer a maravilhosa e interessante história nacional. Finalmente, cheguei a seguinte conclusão definitiva:

PORTUGAL, DEVOLVA O NOSSO OURO ??

Marina Fülber 22/06/2023

Era o que procurava quando escolhi ler esse livro, um resumo absolutamente básico de toda a história do Brasil.
Em algumas partes melhor, em outras pior. Em alguns pontos trata coisas que considero menos relevantes que outras pra se contar uma história do país, mas em outras aborda temas bem relevantes.
Traz diferentes abordagens, um pouco do clássico nome-data-fato, um pouco da história social e diferentes pontos de vista em relação à "história oficial".
Considero um livro legal pra quem quer um resumão genérico antes de se aprofundar, mas pra quem já tem noção de história, melhor escolher algum período específico e buscar bibliografia melhor. Mas por outro lado não considero um livro tão bom pra quem não tem absolutamente nada de noção da história, porque em algumas partes (várias até), é tão resumido que chega a ser difícil de entender, sem ter em mente um contexto um pouco maior.
Enfim... nem bom nem ruim, mas atinge o que se propõe.

Clara.Brogliato 26/02/2023

É bom, mas muito corrido
Entendo que para contar a história do Brasil em 300 páginas é muito difícil, mas teve muita coisa que eles deixaram passar, ou passaram muito por cima.
Como uma pessoa disse na sua resenha, tem muita coisa sobre o período colonial e quando chegou na fase imperial, passou batido e de uma forma muito superficial, assim como foi feito com o período ditatorial - um capítulo para retratar 21 anos.
Mas de forma geral, é um bom livro, a escrita não é muito complexa.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Uma Breve História do Brasil" é um livro de Mary Del Priore que busca narrar a história do Brasil de forma concisa e acessível, desde os primeiros habitantes do território até os dias atuais. A autora aborda temas como a colonização portuguesa, a escravidão, a independência, a República e a recente redemocratização do país.

Capítulos

Antes dos portugueses
A autora começa a história do Brasil relatando a presença de populações indígenas no território antes da chegada dos portugueses. Ela destaca a diversidade desses povos, suas culturas e modos de vida, e descreve como a colonização europeia afetou essas sociedades.

A chegada dos portugueses
Nesse capítulo, Mary Del Priore apresenta o contexto histórico que levou os portugueses a buscarem novas rotas comerciais, culminando na chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500. Ela aborda a exploração do pau-brasil, a relação dos portugueses com os indígenas e a instauração do sistema de Capitanias Hereditárias.

A colonização portuguesa
A autora descreve o processo de colonização do Brasil, incluindo a criação do Governo-Geral e o estabelecimento da escravidão africana. Ela também aborda as tentativas de colonização francesa no país e a expulsão dos holandeses do Nordeste.

A era das Minas
Nesse capítulo, Mary Del Priore descreve a importância do ciclo do ouro e diamantes para a economia do Brasil colonial, assim como as consequências sociais e culturais dessa época. Ela também aborda a Inconfidência Mineira e a conjuração baiana.

A vinda da família real
A autora relata a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, trazendo consigo uma série de mudanças políticas, sociais e culturais. Ela também aborda a independência do país em 1822 e a consolidação do Império.

A abolição da escravidão
Mary Del Priore descreve a luta dos movimentos abolicionistas e a Lei Áurea de 1888, que oficializou o fim da escravidão no Brasil. Ela também discute as consequências dessa medida para a sociedade brasileira.

A República
A autora relata o fim do Império e o estabelecimento da República no Brasil em 1889, incluindo a ascensão de novas elites políticas e a luta por direitos sociais e trabalhistas. Ela também aborda a era Vargas e a ditadura militar.

A redemocratização
Nesse capítulo, Mary Del Priore descreve a luta pela redemocratização do Brasil nos anos 80 e 90, incluindo a promulgação da Constituição de 1988 e a ascensão de lideranças políticas como Fernando Henrique Cardoso e Lula.
"Uma Breve História do Brasil", escrito por Mary del Priore, apresenta um panorama geral da história do Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500 até a atualidade. A obra é bem estruturada e escrita de forma acessível, permitindo que leitores de diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto possam compreender e desfrutar da leitura.

Del Priore destaca em sua obra a importância de se entender o contexto histórico e social em que se desenrolaram os eventos que moldaram a história do Brasil. O livro apresenta uma narrativa crítica, que busca fugir de mitos e estereótipos, e oferece uma visão mais complexa e realista sobre diversos aspectos da história brasileira, como a escravidão, a independência, a República e a ditadura militar.

No entanto, apesar de sua proposta de ser uma obra breve, algumas partes do livro parecem ter sido escritas com pressa e faltam informações importantes para uma compreensão mais completa de determinados períodos históricos. Além disso, há uma tendência da autora de enfatizar o papel das elites e das personalidades políticas na história do Brasil, deixando em segundo plano as vozes e experiências das camadas populares.

De forma geral, "Uma Breve História do Brasil" é uma obra útil para aqueles que desejam ter uma noção geral da história do país, mas é importante estar ciente de suas limitações e buscar complementar a leitura com outras fontes e abordagens.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Thiago Narciso 04/01/2023

Que montanha russa
Essa leitura é um vai e vem muito grande. Como o próprio título já diz, o livro se propõe a elaborar uma breve história do Brasil e a partir disso são elaborados 33 capítulos que buscam realizar essa tarefa quase impossível.
A princípio o livro é muito bom, a parte que trata do período colonial se mostra espetacular sem nada a desejar, mas ao tratarmos de império e primeira república entramos num momento nebuloso. Diferente das 130 páginas dedicadas a colônia, esses dois outros períodos passam de maneira bastante inconsistente, havendo capítulos muito interessantes e outros que facilmente poderiam entrar no rol de "curiosidades pouco úteis do saber histórico". O livro retoma seu corpo analítico de peso a partir da década de 30, onde empreende-se uma série de capítulos bastante densos e necessários.

M Ferreira 17/03/2022

Esse livro, lançado em 2010, oferece um resumo geral da história do Brasil desde o período do "descobrimento" até a primeira década do século XXI. Embora seja um resumo histórico, o livro é cheio de detalhes e de fontes sobre os eventos.

A forma de narrativa é simplesmente incrível. Você quase consegue sentir o balanço das caravelas, o calor das cozinhas queimando o açúcar, o som das festas comemorando a chegada da coroa ao Brasil, e o agito das multidões protestando contra a ditadura.

Além disso, os capítulos foram construídos de maneira que se percebe uma linha de raciocínio que perpassa toda a história. Dessa forma, cada capítulo aborda um período histórico ao mesmo tempo em que conduz o leitor ao capítulo seguinte.

Para quem possui interesse ou curiosidade em conhecer melhor a história do nosso país, esse livro é uma ótima recomendação.

Fabi 02/03/2022

Difícil, mas melhora dos anos 30 pra frente
É dada uma importância grande (e muitas páginas), cheia de detalhes, ao período colonial - talvez por isso eu tenha achado maçante.
Brasil Imperial passa num piscar de olhos, mas, coincidentemente ou não, a leitura começa a ficar mais agradável e fluida, mais especialmente dos anos 30 em diante.
Leitura importante que nos faz pensar que devemos conhecer o passado, para entender o presente.
Não gostei do ritmo, mas a leitura foi instigante, por isso vou procurar outros livros de história do Brasil.

Wes 20/02/2022

Simples, resumido e delicioso
O livro traz um resumão da nossa história até os dias atuais. É um convite para adentrarmos profundamente nos meandros tenebrosos do nosso passado coletivo.

onlinebastiao 13/11/2021

ele se apresenta como um resumo da história do brasil mas achei que teve um foco muito forte em brasil colônia e império, mais da metade do livro é sobre esses períodos, o que faz parecer que os outros foram escritos bem enxugados pra caber na edição. mas, gostei bastante da forma como ele é escrito e os focos que as narrativas trazem, sempre tratando do cotidiano popular, diversidades culturais e artísticas, religiosidades, entre outros, fugindo de ser um texto técnico, o que faz a leitura ser bem prazerosa em muitos momentos, além de ser bastante acessível para diversos leitores.

Renato375 05/09/2021

Texto agradável e acessível
Conforme o título deixa claro, o livro é um resumo "breve" é conciso de 500 anos de Brasil.

Os autores escolhem temas de relevância geral e abordam questões culturais, religiosas, políticas e econômicas, com muita propriedade.

(Super indicado como presente, principalmente se você tiver algum familiar que manifeste o desejo de sair às ruas no dia 7/9 em defesa do atual governo).

E mais uma vez, que elite ordinária e medíocre é essa que temos no Brasil! ????

E-book
Preço: Amazon unlimited

Lu Fernandes 30/08/2021

Sinopse:
O livro enfoca a vida cotidiana, relatando detalhes da culinária e moda. Os capítulos abrangem desde a descoberta do Brasil, discutindo sua intencionalidade ou não, até o período militar nos anos 60 e 70 do século XX, chegando ao ex-predidente Lula

Flávio 07/04/2021

Um bom resumo da nossa história
Gostei do livro, pois faz um excelente resumo da nossa história, contando-a com certos detalhes que nos respondem dúvidas e aguçam a nossa curiosidade, foi uma leitura prazerosa

Mila 10/01/2021

Resenha Uma breve história do Brasil
É um ótimo livro para começar a estudar a história do Brasil, eu aprendi muito coisa e sou muito grata por esse livro. A maneira que os autores escrevem fez com que eu não conseguisse imergir na leitura, por isso foi tão difícil para mim ler esse livro, eu fiquei um ano lendo esse livro por conta disso. Mas é um livro bom, eu recomendo para quem quer começar a estudar história do Brasil.