Super interessante - O livro das mitologias

Super interessante - O livro das mitologias Editora Abril

Resenhas - Super Interessante - O Livro das Mitologias

Ana 05/04/2022

Curiosas histórias sobre mitologias de vários povos e culturas.
É apaixonante ver que, embora vários povos sejam muito distintos entre si, algo os une:
a necessidade de explicar através dos mitos a origem de fenômenos naturais, a origem de certos códigos de ética, conduta e moral através dos séculos, etc. Por mais que não se acredite na veracidade desses mitos, os arquétipos são estudados a sério na psicologia por exemplo, desde Jung.
Curiosidades: Na leitura aprendi que tal qual um Olimpo grego, a morada dos deuses hindus era o monte Meru; aprendi também que nas Américas, mais especificamente entre o povo maia, havia uma deusa do suicídio, chamada Ixtab. Não estranhem. Para esse povo, suicídio era um meio honroso de chegar a Paraíso.
Uma coisa que devo concordar em relação à mitologia egípcia: foi a primeira mitologia que abriu uma espécie de ''brecha'' para que o homem visse a si mesmo como ser divino, já que possuía inteligência, vista como reflexo da inteligência dos próprios deuses. De acordo com Antonio Brancaglion Jr., que contribuiu com a matéria sobre os egípcios na revista, os egípcios foram a primeira sociedade humanista da história. Achei bem interessante essa colocação.
Sobre a mitologia nórdica: afinal, Odin era pai adotivo ou irmão de Loki, WTF? Pelo visto, existem várias e várias versões da mesma história.
Em suma: essa é uma revista que a gente nem sente quando está perto de acabar de ler, de tão proveitosa a leitura!
Recomendo a todos os curiosos e apaixonados pelo tema.

Oruindo 22/12/2012

pequeno mas bom!