A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Mariane 12/11/2018

A cartomante
Este livro em história em quadrinhos é baseado em um conto de Machado de Assis. Nos apresenta o amor, a amizade e o misticismo. Bem rapidinho para ler e uma ótima dica para quem quer ler clássicos da literatura brasileira.

Caderno de botas 02/09/2018

O conto A cartomante

Camilo tem um grande segredo. Um segredo de amor que está prestes a ser descoberto. E isso pode não só manchar sua reputação, mas pode também lhe tomar a vida.

Continua no blog...

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/09/a-cartomante-machado-de-assis.html

Yuri Gabriel 15/07/2018

Sensacional!
Machado de Assis consegue expressar bem a contradição que há na realidade nas entrelinhas desta história.

Nina 21/05/2018

Minha história com A cartomante

A cartomante deve ter sido o texto mais estudado na minha época de escola. E nunca tinha prestado atenção na sua história, passava por mim como um aglomerado de substantivos, orações subordinadas, traços de época e por aí vai.

Até que, um dia, tive um reencontro romântico com ele ao visitar um sebo no Rio de Janeiro. Foi no meio da poeira, das traças e dos gatos, que eu o achei e reli ali mesmo. Quando terminei, fiquei parada com cara de besta olhando para o senhor balconista. Este sorria satisfeito e balançava a cabeça para mim, como quem estivesse num diálogo secreto e mudo com meus pensamentos.

site: motivospraler.blogspot.com.br

Bruno.Cerqueira 07/05/2018

A cartomante
a cartomante , Retrata a história de Camilo e um amigo de longas datas de Vilela, e bem depois da morte da sua mãe aproximou-se mais de seu querido amigo e de grande sua esposa. assim era tambem , o relacionamento escondido de Camilo e Rita. Certo dia Camilo recebeu uma carta anônima que nela havia dito que o envolvimento a respeito dos dois foi descoberto.

alcantara 28/04/2018

Rita E uma mulher ingenua e Bonita quando vilela Perde Sua Mãe Rita se apaixona por Camilo e os Dois se apaixonam . Rita vai a casa da cartomante eles se separam Camilo vai na casa de vilela encontra Rita Morta eles Brigam e vilela Mata Camilo e se Mata tambem.

Bibiana Rabaioli @floreioselivros 19/04/2018

Conto curtinho e de fácil leitura. Já tinha lido no ensino médio e reli agora. Sempre se aprende alguma coisa com Machado de Assis.

Samuel.Xavier 14/04/2018

Muito bom!
O conto "A cartomante" conta a história de um triângulo amoroso, no qual após o descobrimento da parte de um cartomante e suas cartas. Os dois homens á cerca da mulher decidem matar o outro, aos quais há um final trágico pois um deles mata a mulher e após isso, mata o seu próprio amigo.

Ana Beatriz Pessoa 2°M 09/04/2018

A Cartomante
O conto narra um triângulo amoroso vivenciado entre Vilela, Rita e Camilo. A história se inicia quando Camilo pede ajuda ao seu amigo de infância Vilela, contratando seus serviços para tratar dos processos judiciais que envolvem a morte de sua mãe. Nesse meio tempo, Rita a esposa de Vilela, se aproxima de Camilo e desperta sentimentos por ele, e os dois acabam se envolvendo. De forma misteriosa, cartas anônimas são endereçadas a Camilo, afirmando-lhe saber toda a verdade sobre o caso entre eles e o julgando de adultério. Diante dessa situação ele resolve se afastar, enquanto ela temendo em perdê-lo procura uma cartomante para lhe dizer sobre o futuro de ambos. Depois de um tempo, Camilo recebe uma carta de Vilela, chamando-o para visita-lo urgentemente, sem explicar por qual razão. Ao chegar à casa do seu amigo, ele se depara e assusta ao ver o corpo de sua amante no chão, em seguida se tornando vítima do próprio amigo, que o mata com um tiro. No conto de Machado de Assis, retrata como uma paixão pode destruir uma amizade e um casamento. O que também acontece na vida real.

Gabrielle Santos 09/04/2018

Gabrielle Santos 2M
A Cartomante é um conto misterioso que prende você até o fim que da história.
A cartomante com suas trapaças faz com que você fique intrigado e se perguntando se ela vai ser pega ou não.
Grace 10/04/2018minha estante

pl 09/04/2018

Novembro de 1869. Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante. O nome dessa personagem não é revelado. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir. Era, portanto, uma mestra em mentir descaradamente. Camilo era amigo de longa data de Vilela. Este, então, casa-se com Rita que constrói uma relação mais íntima com o rapaz. A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Camilo. Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher. Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos. Camilo foge de Rita, evitando-a. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais. O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros. Garante a ele que o seu futuro era de amor pleno. Quando chega à casa de Vilela, ele está irreconhecível. Camilo percebe o corpo caído da amante, Rita. Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.
A história é contada em terceira pessoa. Quando chegamos ao final do conto, concluímos que a escolha narrativa não poderia ser outra, em outro caso conto não teria graça alguma. Machado de Assis utilizou um de seus artifícios costumeiros, a ironia. Machado nos mostra que uma paixão é capaz de passar por cima de uma amizade e de um casamento, que o amor pode ser transformado em raiva e ódio.
Grace 10/04/2018minha estante

Celestino 09/04/2018

A cartomante
Machado de Assis, onde nos mostra um romance intenso e proibido. Camilo, Rita e Vilela, três nomes, três personagens que relatam uma só historia envolvendo amizade, amor, paixão e ódio.
Camilo e Vilela eram amigos de infância, mas seguiram caminhos profissionais diferentes. Camilo entrou na área de funcionalismo até sua mãe lhe arrumar um emprego na área publica, já Vilela formou-se em em magistrado, onde seguiu sua vida "longe" de Camilo, casou-se com uma formosa dama, Rita. Então decidiu voltar para a cidade onde Camilo o aguardava, abandonando sua carreira e levando sua esposa consigo. Os três conviviam muito e isso gerou uma intimidade grande, nada fora do normal até Camilo sofrer uma grande perda, sua mãe faleceu deixando-o sozinho no mundo.

Rafael Lima 06/04/2018

A CARTOMANTE RAFAEL LIMA-2J
A cartomante fala sobre 3 pessoas camilo, rita e vilela uma relação de amor proibido Camilo e Vilela eram amigos de infância porem seus caminhos se descruzaram em suas áreas profissionais e ambos seguiram caminhos diferentes até que vilela voltou da província em que morava com sua esposa rita e reencontra seu amigo camilo, que é muito receptivo e oferece uma casa para o casal a convivência deles resulta em um ganho de intimidade grande. Tempo após o reencontro a mãe de camilo morre e enquanto vilela ajudava com coisas sobre o enterro rita cuidava do frágil coração do rapaz percebe-se que um romance proibido começa a surgir cada vez mais eles se aproximavam ate a trama se tornar um triangulo amoroso.
Grace 06/04/2018minha estante