A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Sofia 16/03/2023

Quando li a cartomante achei que não iria gostar igual Brás cubas mas foi completamente diferente né surpreendi com o final não esperava por isso juro gente é muito bom

Ana 16/03/2023

"Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a filosofia"
Na listinha dos poucos livros de escola que eu realmente gostei, senti a emoção e o impacto na história.

Ju Biasuz 16/03/2023

Achei muito legal e envolvente esse conto. às vezes acho as escritas do machado de assis confusas, mas essa foi bem tranquila. e que final chocante!!

Larissa 13/03/2023

Intrigante
Machado de Assis utiliza o conto para abordar questões relacionadas à sociedade brasileira da época em que foi escrito, como o papel da mulher na sociedade e as relações de poder entre as classes sociais.

Em suma, "A Cartomante" é uma obra-prima da literatura brasileira que consegue, em poucas páginas, criar uma trama envolvente e cheia de significados profundos. A habilidade narrativa de Machado de Assis e a riqueza dos temas abordados tornam esse conto uma leitura obrigatória para todos aqueles que apreciam a boa literatura e a capacidade de se emocionar com uma boa história.

Amanda 12/03/2023

Livro da escola
Eu não gosto de livros antigos porque a linguagem é bem chata e confusa
A história em si não fez muito sentido mas no final eu acabei entendendo um pouco
Tive que pesquisar na internet para saber o que o autor queria passar ao escrever o conto
O final foi um choque, não estava esperando por isso

Lorena 10/03/2023

Isso que eu chamo de ir de cem a zero muito rápido
Amo demais a escrita do Machado, então não me parece difícil. Acho bastante fluida.

Remédio pra doido é um doido e meio. Talvez foi o que pensou o Vilela.

Camilo na ansiedade descontrolada foi lá acreditar no que jamais acreditaria só para ter paz de espírito.

Esse conto pode ser tranquilamente um retrato do motivo pelo qual as pessoas creem em alguma coisa.

As crenças são o ópio das pessoas. Usamos para não morrermos no meio do caminho, mas no final das contas não terminou muito bem pro pobre do Camilo e nem pra coitada da Rita.

No entanto, talvez a cartomante não estivesse errada, ela pediu que os envolvidos agissem com cautela, não era de todo mentira né, faltou só interpretação e aprofundamento dos fatos kkkkkk

Mateus.fariadc 07/03/2023

Machado de Assis, como sempre bastante crítico e sagaz, e com uma reviravolta que nos deixa atordoado no final.

ana 05/03/2023

Um dos melhores contos do Machado!!
Um ótimo exemplo do realismo!Envolvente e com um plot twist que você fica ??

??

Arcturo 04/03/2023

Conheci o conto no colégio e me interessei de ler em quadrinhos. Particularmente gostei mas previ o que aconteceria "Tava bom demais pra ser verdade"
Gostei de ver como o medo foi demonstrado, que até o ateu foi na cartomante.

Pedro2725 01/03/2023

A Cartomante
O conto é um belo exemplo para o realismo, que visa escancarar a realidade de forma pessimista. Esse conto de Machado de Assis, trata de adultério,com um enredo baseado em previsões feitas por uma cartomante, que cria expectativas, talvez verdadeira e talvez falsas, sobre o final.
Este é definitivamente um choque.

Diego Piu 27/02/2023

Olha... curto, envolvente e com final bem impactante. É de conhecimento amplo que o autor era cético, botando em xeque o trabalho da cartomante!