A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Brenda Rosa 05/04/2018

A CARTOMANTE
A cartomante eu achei meio romântico, conta a história de dois amigos (Camilo e Vilela) de anos e uma moça (Rita) onde tem um romance com Vilela, após a mostre da mas do mesmo, ele acaba se distanciando do relacionamento, onde quem ajuda ela nessa fase é o amigo de Vilela, Camilo, onde dá espaço para que os dois desenvolvam um certo tipo de sentimento. Rita vai até uma cartomante para sabe como seria o proceder desse romance proibido.
O final desse conto é trágico, Vilela descobre, mata Camilo e Rita e logo em seguida se mata. É um conto que é fácil de ser compreendido porem deve ser ido com atenção para os personagens.

Grace 10/04/2018minha estante

Gabriel.Vilas 05/04/2018

o conto gira em torno da história de Vilela, Rita e Camilo, que se envolvem em um triângulo amoroso. Tudo começa com uma conversa entre Rita e Camilo, onde ela revela que foi a uma cartomante motivada pelo medo profundo que ela sentia de perder ele para sempre. Todo esse medo vinha por conta de Vilela (seu marido) descobrir o caso que tinham.

Clara.CodeAo 05/04/2018

A cartomante/Ana Clara Almeida
O conto retrata uma vida amorosa perigosa entre Camilo,Vilela e Rita tudo começa numa sexta-feira de novembro de 1869 Onde Camilo pede para Rita pare de acreditar nas afirmações da cartomante.Quem era essa cartomante?
Era uma mulher mentirosa e cheia de falsas previsões.
Camilo se envolve com a mulher de seu amigo Vilela ele recebe uma carta dizendo que os amantes serão descobertos.Vilela chama Camilo para ir na sua casa mais antes ele vai consultar a cartomante que o engana.
Chegando na casa de seu amigo percebe que o corpo de sua amante Rita está no chão ficando sem reação recebeu um tiro a queima roupa.
no conto o comportamentos das pessoas é conturbado
Grace 08/04/2018minha estante

Vinicius.Silveira 05/04/2018

a cartomante /vinicius silveira/2L
Este conto gira em torno da história de Vilela, Rita e Camilo, que se envolvem em um triângulo amoroso. Tudo começa com uma conversa entre Rita e Camilo, onde ela revela que foi a uma cartomante motivada pelo medo profundo que ela sentia de perder ele para sempre. Todo esse medo vinha por conta de Vilela seu marido descobrir o caso que tinham. Camilo não dá importância para o assunto da cartomante, dizendo que se ela estivesse com problemas com o marido, procurasse-o.

Glenda 05/04/2018

A CARTOMANTE
A cena primordial para o prolongamento do enredo é uma sexta-feira de novembro de 1869. Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante. O nome dessa personagem não é revelado no livro, caracterizando, assim, a típica forma machadiana de escrever. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir. Era, portanto, uma mestra em mentir descaradamente. A cartomante servirá para enganar as personagens principais.
Camilo era amigo de longa data de Vilela. Este, então, casa-se com Rita que constrói uma relação mais íntima com o rapaz. A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Camilo. Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher. Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos. Camilo foge de Rita, evitando-a. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais.
O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros. Garante a ele que o seu futuro era de amor pleno. Quando chega à casa de Vilela, ele está irreconhecível. Camilo percebe o corpo caído da amante, Rita. Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.

Ao meu ver, o conto A Cartomante é um conto muito pesado. Retrata temas como a falsidade, tanto de Rita para com seu marido, como de Vilela que era amigo de Camilo, e mesmo assim, ousou ter relações com a mulher do amigo. Retrata também mentiras, como a participação da Cartomante que ao invés de falar a verdade, preferia falar o que as pessoas queriam ouvir, não trabalhava com a verdade, mentia descaradamente. Ou seja, é um conto que envolve coisas pesadas, farsas, mas não deixa de ser bom.

Michelle Santos 02/04/2018

Este conto fala sobre um triângulo amoroso vivido por Camilo,Rita e Vilela. Vilela e Camilo eram amigos de infância. Rita era casada com Vilela. O adultério inicia-se logo após a morte da mãe de Camilo. Vilela e Rita se mostraram grandes amigos do mesmo. Enquanto Vilela cuidou do enterro, dos sufrágios e do inventário Rita tratou do coração de Camilo. Rita e Camilo foram se aproximando cada vez mais. Gostavam de passar horas juntos, passear, ir ao teatro, liam os mesmos livros, jogavam dama e xadrez as noites. Rita acaba seduzindo Camilo, que tenta nega seus desejos, mais cai facilmente nos gracejos da mulher. Certo dia, Camilo recebe uma carta anônima, a qual deixa claro que os amantes haviam sido descobertos. Camilo resolve então se afastar de Rita. Desconfiada e medrosa, Rita resolve visitar a cartomante para saber a causa do afastamento de Camilo. Os dois se reencontram depois é Rita contou a ele sobre a cartomante. Ele riu, zombou dela, pois não acreditava nessas coisas.

Joao.Pedro 02/04/2018

A cartomante
A cartomante
Apesar de ser um conto pequeno essa trama é uma das melhores de Machado de Assis, a trama misteriosa foi muito bem descrita,achei a linguagem bastante complexa, a escolha do conto de narrar um triângulo amoroso reflete bem as posições matrimoniais da época.

Angelo.Gabriel 02/04/2018

A Cartomante
O enredo apresenta o casal Rita e Vilela ele encontra um amigo de infância que o contrata para dar entradas em processos judiciais no que envolve sua mãe e curiosamente é formado o trio amoroso após Rita se envolver com Camilo. misteriosamente alguém envia cartas a Camilo sem informar a sua identificação, chamando-o de adúltero e com isso o rapaz ficou mais cauteloso em relação a Rita.
a mesma que por sua vez se viu em dúvida sobre o amor de Camilo por ela decide ir até uma cartomante com o passar do tempo Vilela enviou uma carta ao amigo para uma visita em sua casa sem dizer o motivo, preocupado com o motivo Camilo vai á cartomante que faz uma revelação muito importante para seu futuro.
o modelo de narração é em terceira pessoa uma leitura que achei relativamente ("fácil") Machado de Assis caracteriza os personagens da seguinte forma: Camilo, rapaz de 26 anos, é descrito como inexperiente e sem intuição. Ele trabalha como funcionário público. Já Rita, é apresentada como uma mulher de 30 anos, curiosa, graciosa, tonta e de gestos vivos. Vilela, o marido, é um homem de 29 anos, advogado, que, apesar da idade, aparenta ser mais velho do que Rita. A cartomante é uma mulher de grandes olhos, na casa dos 40 anos, italiana e magra.
logo quando Camilo vai a casa de seu amigo encontra a Rita morta que foi assassinada com um tiro pelo seu amigo de infância.

David Melo 01/04/2018

Amor e ódio
O conto da cartomante retrata muito bem alguns romances de hoje em dia, com traição, ódio, amor e adultério.
Contando a história de três personagens que passam por esses tramas, a cartomante vê e abre os olhos para a verdade.
Embora seja um tema atual, por assim dizer, não despertou muito o meu interresse, não gosto muito de histórias que retratam relacionamento, mas mesmo assim, o livro não deixa de ter sua genialidade se interpretado, pois, mesmo tratando de uma situação bem delicada, não deixa de acontecer no nosso dia a dia e na vida das pessoas.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
"Há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia". Machado utiliza elementos típicos da realidade humana no conto: relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia.

Ari Rocha 01/04/2018

A cartomante - Ariane Rocha 2ºM
O conto feito por Machado de Assis, mostra um romance adúltero. Envolvendo, amizade, paixão e traição.
Feito em si um triângulo amoroso com Vilela, sua esposa Rita e o amigo Camilo o qual alguns anos distante se reencontram, do qual foi apresentado a sua esposa Rita. Com um tempinho juntos foi gerando a intimidade, depois da morte da mãe de Camilo a esposa e o amigo se aproximam e se apaixonam, desde então viveram o amor proibido, mas, com receio Rita procura a cartomante para ter certeza se vai continuar com seu amado. No final Vilela já tinha descoberto a traição da esposa com o seu amigo e por vingança acaba matando os dois.