A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Guilherme.Pereira 31/03/2018

Resenha "A Cartomante"
A Cartomante é um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um romance intenso e proibido. Camilo, Rita e Vilela, três nomes, três personagens que relatam uma só historia envolvendo amizade, amor, paixão e ódio.

genicio 31/03/2018

A cartomante
Nesse conto, Machado de Assis utilizou um de seus artifícios costumeiros: a ironia. A ideia de uma cartomante nos remete a uma passagem de outra história de Machado, o romance Esaú e Jacó, em que também havia a figura de uma cartomante. A leitura dessas histórias nos ajuda a compreender a posição do escritor em relação a essas situações que fogem da racionalidade. Repito o que já disse em outras resenhas sobre ele: ô, homem danado!

Herland.Augusto 30/03/2018

Cartomante é um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um romance intenso e proibido. Mais um conto feito pelo grande autor machado de assis

João Vitor "Pi" 30/03/2018

Bom Livro
Um Triângulo Amoroso formado por dois amigos e a esposa de um deles. Isso já é o Suficiente para despertar ou não para a leitura do Conto.Quando chegamos ao fim do Conto pode se Concluir que a escolha narrativa não poderia ser outra.

Tassio.Ferreira 30/03/2018

Tassio2f
Cada dia que passa estou gostando de machado de assis e recomendo ler o conto a cartomante que e contada em terceira pessoa por um narrador onisciente. Quando chegamos ao final do conto, concluímos que a escolha narrativa não poderia ser outra, caso contrário, o conto não teria graça alguma.

Bia Valongo 30/03/2018

O livro fala sobre um triângulo amoroso, onde a protagonista é enganada por uma cartomante, o que ocasiona na morte dela e de seu amante.

Italo.Nery 30/03/2018

Amor proibido
A Cartomante é um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um romance intenso e proibido. Camilo, Rita e Vilela, são os personagens que relatam uma só historia envolvendo amizade, amor, paixão e ódio que trás um final bem trágico é surpreendente.

Isabela.Soares 30/03/2018

A cartomante
A cartomante mostra a pior parte existente em um ser humano, nos remete a um ser humano cheio de maldades e traiçoeiro, cheio de soberba e vingança. É trás de forma explícita o amor sendo rebaixado como uma justificativa de erro, da falta de fidelidade.

Gessy Lima 30/03/2018

Confiança
O livro conta a história do ?Triângulo Amoroso? entre Vilela, Camilo e Rita. Com um fim trágico a história nos prende para o maravilhoso desfecho. Isso nos faz perceber como o comportamento humano é moldado nas bases da sociedade. A cartomante foi obviamente a peça fundamental do conto, haja vista que ela enganou a todos. No final trágico, onde duas morres ocorrem vemos como a confiança é testada.

Levi.Capitão 29/03/2018

O livro conta a história de um triângulo amoroso entre Vilela, Camilo e Rita. A história se inicia em uma conversa de Rita e Camilo seu amante. E Rita revela que foi visitar uma cartomante, por medo de perdê lo, e com isso Camilo riu de Rita, tentando deixar claro que ele a queria muito. Rita era uma mulher muito insegura, sonhadora, que acreditava nas cartomantes, e Camilo dizia que isso era bobagem. No conto a cartomante se passa poruma charlatã, sendo um personagem muito sinistro que ilude as pessoas. Só que Rita acredita nela, e quando o caso de Rita e Camilo está quase para ser descoberto, o mesmo recorre à cartomante, que o ilude da mesma forma que iludiu Rita. Iludido pelas mentiras da cartomante, Camilo vai ao apartamento de Vilela e encontra Rita morta e depois é morto a queima roupa pelo amigo. Já que sabia de toda a traição de Rita e Camilo.