A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

laura azevedo 29/03/2018

A cartomante
Machado de Assis, nas ultimas três linhas do conto estilhaça todas as expectativas em um trágico fim do qual o leitor havia passado a descrer com agradáveis, mas falsas, palavras da cartomante. A leitura além de rápida, embora de modo algum superficial, com sua visão fria e realista nos traz a reflexão sobre os ingênuos, e por vezes incoerentes, padrões de comportamento humano.

Mayara_bulcao 29/03/2018

A cartomante.....
São 4 personagens onde Machado de Assis se coloca em 3° pessoa , ele quiz mostrar neste conto o quanto cético é as nossas decisões.

Ariel.Petrovic 28/03/2018

A cartomante
É um livro que o foco são três pessoas: Camilo,Rita e Vilela.Viela e Camilo são amigos de infância,mas não se viam. Passaram-se tempos e Vilela volta casado com a Rita. Chegou um tempo em que Camilo passou por uma perda muito forte,e seu maior consolo foi Rita. Ao longo do conto aparece uma cartomante que enganava a todos. E as surpresas foram surgindo,Vilela acaba matando sua mulher e seu amigo pela traição

Ysaa.Santtos 28/03/2018

maraisa santos
O livro '' A Cartomante'' fala sobre um triangulo amoroso entre os dois amigos ( Vilella e Camilo), uma mulher (Rita) e uma cartomante (nome não revelado) que não encanava somente Rita e Camilo, como todas as pessoas que iam procura-la.
Rita era mulher de Vilella e começou a se envolver com seu amigo Camilo, pouco tempo depois o jovem recebe uma carta anônima dizendo que os amantes estavam prestes a serem descobertos, com medo ele se afasta da moça. Após uns dias recebeu uma carta de seu amigo Camilo, pedindo para que fosse visita-lo, com receio foi consultar a cartomante e ela disse que estava tudo bem e que ele teria toda sorte do mundo no amor, depois disso ele ficou mas tranquilo.
Quando chegou na casa de seu amigo Vilella, se deparou com o corpo de Rita no chão e Vilella irreconhecível. Sem reação o jovem é morto pelo amigo com um tiro.

Paulo.Martins 28/03/2018

A CARTOMANTE
No meio do caminho, uma carroça atravessada pela rua, fez camilo parar justamente na casa da cartomante, como já estava desesperado, Camilo que não acreditava nestas coisas, imaginou ser “obra do destino”, e decidiu se consultar com a cartomante.
A autor faz uma análise psicológica das contradições humanas, criando personagens imprevisíveis, detentores de sentimentos normais como ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.
O uso de metáforas, o comportamento imprevisível dos personagens e seu valor filosófico, e a ambigüidade em seus personagens, já que estes lutam por um amor surgido entre ambos porém traem descaradamente seu melhor amigo e marido.
narração dos conflitos internos dos personagens, mais uma vez dá um tom dramático ao conto e fortalecendo seu final de tragédia.
historia possúi 4 personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante , porém, existem outros personagens que não participam diretamente na trama, mas suas participações são determinantes no enredo da história, como por exemplo, a mãe de Vilela, que a sua morte dá início ao relacionamento clandestino de Ca

Barcelos 28/03/2018

O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva ,ele faz uma análise psicológica das oposição humana na criação de personagens.

Andressa.Serbeto 28/03/2018

A cartomante
O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas. O autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.

Felipe.Ferreira 28/03/2018

a cartomante
A cena primordial para o prolongamento do enredo é uma sexta-feira de novembro de 1869.
Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante.
O nome dessa personagem não é revelado no livro, caracterizando, assim, a típica forma machadiana de escrever.
A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições.
A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Camilo.
Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher.
Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos.
Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais.
Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa.

site: Estudo pratico

Jaleno Valente 27/03/2018

A cartomante
A história se passa no ano de 1869, onde Camilo reencontra seu amigo de infância, Vilela, que voltou da província onde havia se casado com uma bela moça chamada Rita. Este havia abandonado o emprego e veio abrir uma banca de advogados. Pouco depois do reencontro a mãe de Camilo faleceu e o casal foi muito importante para reerguer o rapaz.
Camilo e Rita tinham muito em comum, além de representar um ombro amigo, ele se sentia bem na presença dela. Foi quase inexplicável como aconteceu mais os dois acabaram se envolvendo em um romance perigoso.

Douglas.Lima 26/03/2018

A cartomante
A narrativa conta a história de um estranho triângulo amoroso, onde se envolvem Rita, Camilo e Vilela. A confusa história começa quando a mãe de Camilo morre, então Rita, mulher do Vilela, o confortava com frequentes visitas, dando assim o início de um triângulo amoroso. Um certo dia, Rita vai a cartomante pedir ajuda, a cartomante a acalma e a aconselha a se resolver com o marido. Algum tempo depois, Camilo recebe uma carta do Vilela para que fosse a sua casa. Mesmo assustado, Camilo vai, porém em seu caminho encontra a mesma que cartomante, que o acalma e lhe dá conselhos positivos. Logo, Camilo vai a casa de Vilela, chegando lá, Camilo se depara com Rita morta, então Vilela efetua 2 disparos em seu peito, acabando assim o "belo" romance do triângulo amoroso.

luanzinho dlas 26/03/2018

A cartomante
Era uma mulher que mentia, falava o que os outros queriam ouvir.Que se dizia ver o futuro dos outros e numa dessas consultas ela mente e causa uma morte

Viih.Andrade 25/03/2018

A cartomante
Achei esse conto super misterioso talvez por isso na minha opinião tenha sido o melhor! Esse conto ele se parece muito com uma ?mininovela? bastante intrigante e senti o climax em todos os momentos (o que eu achei incrível!) Achei que essa história foi feita de forma inteligentíssima usando um triângulo amoroso e uma suposta cartomante.

eline 25/03/2018

Resenha 2 M
A cartomante, retrata a história de um triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela focando no pessimismo e as decisões a serem tomadas na nossa vida e as relações entre o comportamento humano que são mostrados, essas características (malícia e ingenuidade) fazem com que Camilo traia seu amigo de infância com Rita. O enfraquecimento vem a partir das misteriosas cartas que Camilo recebe acusando-o de adultério. A descoberta dessa
traição traz á morte de Rita feita por Vilela.