A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Cerqueira 24/03/2018

SE EU CONTAR, PERDE A GRAÇA!
A obra de Machado de Assis, A cartomante trata de uma triangulo amoroso que acorre entre Rita, Camilo e Vilela. Camilo e Vilela sempre foram muito amigos, quando a mãe de Vilela faleceu o seu melhor amigo Camilo e sua mulher Rita ficaram a frente de tudo, com o simples objetivo de ajudar Vilela porém não é apenas isso que acontece(...) Rita e Camilo visitam a cartomante que fala tudo que iria acontecer, mas eles não acreditavam e mal esperavam que era tudo verdade. Se preparem para uma longa historia, onde estão incluídos temas como o adultério, a fé e a amizade.
Grace 10/04/2018minha estante

Vitor.Esquivel 24/03/2018

Conta a história de dois amigos de infância Camilo e Vilela, onde eles se separaram e depois de muito tempo se reencontram, porém Vilela esta casado, com um certo tempo camilo passa a ter relações sexuais com Rita a mulher de vilela, depois de um certo tempo, Camilo começa a receber cartas dizendo para ele se afastar, pouco tempo depois recebe uma carta de Vilela, pedindo com que ela va a seu encontro com urgência, indo ao encontro de vilela ele passa em uma cartomante, que disse tudo que ele queria escutar, que tudo daria certo e que seria feliz, chegando na casa de Vilela Camilo encontra Rita morta e logo depois e morto com um tiro a queima roupa por Vilela

Brenno 2° M 23/03/2018

Resenha a Cartomante
O Romace a cartomante de Machado de Assis, conta a história do casal Vilela e Rita e do amigo Camilo, porém Camilo acaba se apaixonando pela esposa de seu amigo a Rita. Com a morte da mãe de Camilo, ele e rita acaba se aproximando e vivendo um romance proibido. Ao passar do tempo Camilo recebe um bilhete falando que toda traição foi descoberta, Rita com medo desta relação proibida procura uma cartomante que "adivinhando" o motivo de sua visita, a reprende, fala que o que ela esta fazendo é errado, e que deveria conversar com seu marido. Um tempo depois Camilo recebe uma ligação de Vilela pedindo para ir ate a casa dele urgente, o qual no caminho passou para uma consulta na cartomante a qual disse que ele e Rita seria muito felizes. Ao chegar na casa de Vilela ele se depara com o amigo transtornado e com Rita assassinada no chão, logo em seguida Vilela mata também o amante de sua esposa. Este conto de Machado de Assis é um conto bastante instigante, pois ele foi escrito por volta de 1884, e o fato de a mulher trair gerou muitas criticas dentro da sociedade da época, a qual era bastante conservadora. Porém Machado de Assis abordou o tema, de certa forma que quebrou os "tabus" da época.
Grace 08/04/2018minha estante

Guilherme Lima Barbosa 23/03/2018

A cartomante- Guilherme Lima 2ºM
a obra "A cartomante", de Machado de Assis conta a história do casal Vilela e Rita. Vilela é um advogado que reencontra uma amigo de infância, chamado Camilo.
Camilo pede ajuda de Vilela para resolver um caso na justiça, envolvendo a morte da sua mãe. A partir daí, Camilo e Rita começam a ter relações mais íntimas e um triângulo amoroso é formado.
Rita então passou a visitar uma cartomante para saber como seria o seu futuro com Camilo e descobriu que este futuro seria cheio de amor.
Passaram-se uns dias e Camilo recebe uma carta de Vilela, que o chamava para resolver algo com urgência. Então, Camilo se aprontou e foi ao encontro do seu amigo. Chegando lá se deparou com uma cena terrível; Rita morta, coberta de sangue e seu amigo de infância com uma arma na mão, e logo depois, Camilo viria ser a próxima vítima, levando ao fim a história deste triângulo amoroso.
Eu achei o conto perfeito, tem drama, suspense, traições, um clímax bem elaborado, muito bom!!
Grace 27/03/2018minha estante

Grace 06/04/2018minha estante

Agenor.Augusto 21/03/2018

Tédio
Este livro vem com vários suspenses e também que questiona bastante a características das pessoas e que é bastante igual aos dias de hoje no aspecto das relações dos jovens casais!

Amanda.Souza 20/03/2018

A cartomante
A cartomante é um conto de Machado de Assis, um grande escritor da literatura brasileira, e propaga sobre a traição e as suas consequências.
A obra apresenta os três personagens principais, Rita esposa de Vilela, o próprio Vilela e Camilo. Logo no inicio Rita visita uma cartomante, pois, cometia adultério com Camilo, tinham um amor proibido que surgiu a partir da convivência e amizade e com a cartomante poderia quebrar os conflitos e incertezas que tinha, afinal, era casada. A trama seguiu com um amor proibido, uma cartomante desleal e cartas misteriosas que acaba com um final imprevisto.
O conto foi publicado em 1884 e apesar das vastas palavras complexas que não são, mas utilizadas atualmente, a historia passa um sentido de que toda ação tem um retorno, seja ele bom ou não.
Grace 08/04/2018minha estante

Joao.Pedro 20/03/2018

Rita, esposa de Vilela, vive um drástico caso com Camilo, um amigo de infância do marido. O conto dá entrada em uma famosa frase de Shakespeare: "Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia"
Rita recentemente volta de uma consulta com uma cartomante, e constata a Camilo, que aquilo fortifica mais ainda o amor deles, já que o que a cartomante disse, se assemelhava tanto com a realidade. Ao decorrer do conto, Camilo vive a trama, será que Vilela desconfia do relacionamento que ele vive deveras com a esposa? Na dúvida e receio de que tudo acabe mal, Camilo, decide que ele mesmo vai conversar com a cartomante. Com falsas promessas de próspera felicidade, a cartomante ilude Camilo. Assim se dá seqüência ao final da história.
Machado de Assis é uma crítica a sociedade contemporânea e antiga, em especial a antiga. A cartomante, um de seus contos com determinado destaque, denota essa crítica a sociedade em seu aspecto geral, o conto envolve o leitor e surpreende, agradando ao público geral.

Gisele.Costa 20/03/2018

O livro A cartomante gira em todo da história de Rita, Vilela e Camilo que se envolveram em um triângulo amoroso.Tudo começou quando Rita conversou com Camilo, onde onde ela revelou que foi a cartomante motivada pelo medo refundo que ela sentia de perder para sempre.Todo o medo que vinha por seu marido Vilela que descobriu o caso que tinham.
Todo esse triângulo amoroso começou quando a mãe de Camilo faleceu.Como Rita e Vilela eram grandes amigos, Rita e Vilela confortaram-no especialmente ela ,que começou a a visitar Camilo e seduzindo-o.Até que um dia ele recebeu uma carta anônima onde diziam que sabiam de toda essa aventura.
Um certo dia, Camilo recebe um bilhete de Vilela,pedindo que o visitasse com urgência. Logo ele fica com medo, pensando que Vilela descobriu tudo entre ele e Rita.
A cartomante faz a mesma coisa que fez com Rita, acalma Camilo e diz que tudo se resolverá de uma forma pacífica e que nada de ruim acontecerá, quando Camilo fica horrorizado e grita assombrosamente ao ver Rita morta no chão totalmente ensaguentada.Vilela então o pega pela gola da camisa e dà dois tiros e queima à roupa com seu revólver, estirado no chão.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Brenda.Dias 19/03/2018

A cartomante
A cartomante um dos livros mais famosos de Machado de Assis que relata um triângulo amoroso intenso e proibido, vivido por dois amigos e a esposa de um deles. Um livro muito interessante que apresenta muito à questão da ironia e metáforas. No decorrer da história o autor acaba deixando o leitor ainda mais curioso e tornando o final misterioso. Apesar de ser uma obra de 1884 ela descreve fatos que ainda acontecem hoje em dia.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante

Nicolle.Adria 19/03/2018

A Cartomante- Nicolle Adria 2M
A Cartomante é um conto feito por Machado de Assis, onde o autor mostra a visão objetiva e pessimista da vida. A história fala de um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Vilela, é um advogado casado com Rita, que reencontra seu amigo de infância, Camilo. Rita começa a se envolver com Camilo e em determinado dia Camilo recebe uma carta anônima e decide se afasta de Rita, com isso Rita resolve visitar a cartomante para poder saber o motivo do afastamento de Camilo, ela conta para ele sobre a visita dela a cartomante mas ele se nega a acreditar. Quando Camilo recebe a carta de Vilela pedindo para encontrá-lo, ele vai ao encontro da cartomante, uma impostora, que com falsas palavras o engana, chegando ao local do encontro, se depara com Vilela, pronto para se vingar.
Grace 20/03/2018minha estante

Manu 19/03/2018

Resenha- Manuela Costa 2M
O conto "A Cartomante" foi produzido pelo escritor Machado de Assis e publicado em 28 de novembro de 1884 e retrata a história de Camilo um amigo de longa data de Vilela, que após a morte da sua mãe, aproximou- se mais dele e sua esposa. Ocasionando assim, o relacionamento escondido de Camilo e Rita. Um dia ele recebeu uma carta anônima que nela havia dito que o envolvimento a respeito dos dois foi descoberto. No dia seguinte, Camilo recebeu uma carta de Vilela chamando ao seu encontro em sua casa o mais breve possível. A caminho da casa de Vilela, avistou a cartomante que Rita havia consultado, então resolveu ir fazer uma consulta para saber a respeito do seu futuro com sua amada, a cartomante disse-lhe que nada de ruim sucederia a nenhum dos dois, alegrando assim o coração de Camilo. Ao chegar na casa de Vilela deparou- se com Rita morta no chão, e assim, Vilela com dois tiros tirou também a vida de Camilo.