A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Day Jones 19/03/2018

Amizade, amor, paixão e ódio
É um conto bem instigante, onde nos mostra um romance intenso e proibido entre três personagens – Rita, Vilela e Camilo - envolvendo amizade, amor, paixão e ódio.

Neste conto foi mostrado que uma paixão avassaladora é capaz de passar por cima de uma amizade e de um casamento, e que o amor pode ser transformado em raiva e ódio. Tem um enredo psicológico, que faz com que o narrador expõe os personagens, os medos de Rita em relação aos sentimentos de Camilo, o medo de Camilo em relação ao seu amigo de infância, Vilela, descobrir seu caso com Rita...

Machado de Assis utiliza durante todo o desenrolar da história, flashbacks, ironias e metáforas, o que faz o texto envolvente e interessante, criando um ar de suspense que deixa o leitor grudado à história dos três.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Olá, Dai

Excelente análise! Os sentimentos amizade, amor, paixão e ódio são tipicamente humanos. Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata. Um dos meus favoritos!

Raissa.Francine 18/03/2018

A cartomante - Machado de Assis 2F
Um livro muito bom, fala sobre um triângulo amoroso, no começo retrata de Vilela e Rita que eram casados, mas como Camilo pede ajuda para Vilela que era um advogado bem renomado, Rita começa a se envolver com o Camilo e isso vai tornando um romance a três.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.

Livia.Amalia 2 J 18/03/2018

A cartomante
A cartomante é um conto de Machado de Assis publicado em 1884. No conto tem Vilela que é um advogado de 29 anos e marido de Rita, uma mulher meiga e curiosa de 30 anos.
No início do conto Vilela logo encontra um velho amigo de infância, o Camilo de 26 anos.
Camilo pede ajuda pra Vilela em um casa judicial envolvendo a morte da mãe. Nesse meio tempo Camilo tem um caso com Rita e um triângulo amoroso acontece na história.
Depois de um tempo cartas misteriosas começam a ser entregar as na casa de Camilo e Rita preocupada procura uma cartomante que logo a engana.
No final Vilela descobre do caso entre Camilo e Rita e cria uma armadilha para mata-los e se vingar.

Lívia Amália
2° ano J
Prof° Grace

Olá, Dai
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo, é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.

Felipe.Matos 16/03/2018

A cartomante
No meu ponto de vista o melhor conto de Machado de Assis, amei a escolha de ter sido um romance, um tanto dissimulado(o fato da traição)porem me fez refletir bastante em relação aos casamentos da época e de como se eram resolvido as coisas, achei também um livro que usou pontos culturais por exemplo a cartomante, a personagem Rita e Camilo tiveram de certa forma fé naquilo, um conto bastante instigante e que tem um clima de suspense bastante legal, teve um final que me deixou a desejar mas fora isso um conto perfeito.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante

Thamires 16/03/2018

A cartomante
A cartomante , um livro baseado em um triângulo amoroso , com Rita , Vilela e Camilo , a cartomante motivada pelo medo profundo que ela sentia de perder ele para sempre , só historia envolvendo amizade, amor, paixão e ódio.
A cartomante, por sua vez, é uma mulher cheia de mistérios e que gostava de dizer apenas aquilo que seus clientes gostariam de ouvir. Não à toa, mentir de modo descarado era sua principal característica.
Todo esse medo vinha por conta de seu marido Vilela descobrir o caso que tinham. Camilo não dá importância para o assunto da cartomante, dizendo que se ela estivesse com problemas com o marido, procurasse , Ele deixa claro que não acredita em cartomante fazendo com que todos os fatos ocorram contrariando todas as palavras ditas pela tal. Rita acreditava na cartomante. Vilela acreditava em sua amizade e no seu amor. Camilo não acreditava em nada até temer, sentir o medo dominá-lo. Todos necessitam acreditar em algo, seja no que for .
Esse livro me surpreendeu !
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A Cartomante é mesmo surpreendente!! Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais

Tamibds 14/03/2018

A cartomante
Esse conto escrito por Machado de Assis retrata sobre paixões ardentes, amizades profundas, mortes, mentiras e um triângulo amoroso. Sendo assim uma obra que chama atenção através das palavras necessárias, ou seja, um conto encantador que transmite um olhar diferenciado e permite a participação do leitor.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
O leitor tem um papel importante nos textos machadianos. Permitem ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos aumentam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada).

Bruna Costa 2°C 14/03/2018

Um conto muito interessante de Machado de Assis, que trata-se sobre um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo, no qual Vilela e Camilo eram amigos de longa data e Camilo acaba se apaixonando pela esposa de Vilela, a Rita, e uma cartomante dirar sobre o que será do futuro deles...
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana.

Allan.Jesus 13/03/2018

a cartomante.
Um livro que com muito suspense,um livro que questiona o caráter das pessoas e que se assemelha bastante aos dias atuais nos aspectos de relacionamento entre amigos e casais. e que no fim de tudo consta uma mensagem fundamental , na vida tudo é desmascarado.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Olá, Allan

Duda Gonçalves 11/03/2018

Eduarda Gonçalves 2M
Esse conto de Machado tem como foco um triângulo amoroso; entre Vilela , Rita e Camilo. Isso tudo começa quando Camilo pede ajudar ao seu amigo de infância , Vilela, para assumir um processo judicial envolvendo a morte de sua mãe. Nesse meio tempo , Rita a esposa de Vilela, começa a ter sentimentos por Camilo e se envolve com ele. Por não saber o que realmente sente por Camilo , Rita começa a frequenta uma cartomante. Como a cartomante não é boba, começa a falar para sua cliente o que ela gostaria de ouvir.
De um modo bem misterioso, Camilo recebe cartas anônimas, dizendo que ele era adultero e sabia de toda a verdade, então por conta das cartas ele decide se afastar um pouco de Rita. Depois de um tempo, Camilo receber uma carta de seu amigo Vilela ,chamando-o para sua casa, sem explicar o motivo. Então Camilo vai ao encontro de Vilela , ao chegar na casa do seu amigo, se assusta ao vê o corpo da sua amante no chão, e logo em seguida se torna vitima do seu proprio amigo, que o mata com um tiro.
O conto escrito por Assis é super interessante, pois mostra na historia uma situação que acontece muito na vida real, por exemplo o adulterio ou traição e até mesmo a sede de vingança, porque Vilela matou seu proprio amigo e sua esposa por vingança.
Grace 10/04/2018minha estante
ok

Iasmin 11/03/2018

A cartomante
Um conto criado por Machado de Assis, super gostei, é até meio engraçado o amor proibido que acontece no conto, um triângulo amoroso que acontece entre dois amigos e a esposa de um deles.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Yasmin Cruz 11/03/2018

A cartomante
Amei essa obra de machado de assis porem achei que ele deixou as coisas muito implícitas que terminou trazendo um ar de questionamento muito grande como : ?quem é a cartomante? ?será que vilela estava mandando as mensagens? ?será que a cartomante contou?? Gostei bastante do romance no conto porém achei que houve bastante falha em relação a esses ?mistérios? implícitos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas". Ler A cartomante e tentar responder essas típicas perguntas.

Breno.Brito 10/03/2018

A cartomante ( Resenha )
A história gira em torno de um triângulo amoroso entre Camilo, Rita e Vilela e também da Cartomante. O livro conta muitas histórias cheias de sentimentos, mentiras, traições , e na minha visão mostra um lado pessimista da vida. Apesar da linguagem um pouco difícil é um bom livro de se ler, da até para fazer uma novela. rsrsrs
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Eveny.Mendes 09/03/2018

Resenha (A CARTOMANTE)
A história acontece entorno dos 4 principais personagens: Camilo, Vilela, Rita e a Cartomante. É um conto baseada nas relações desses personagens que envolve um misto de sentimentos. Camilo reencontra seu amigo de infância, Vilela, que voltou da lugar onde havia se casado com uma moça chamada Rita. Camilo foi gentil e arranjou uma casa para que o casal ficasse e desde então os três se uniram e a convivência trouxe intimidade. Pouco tempo depois do reencontro a mãe de Camilo faleceu e o casal foi muito importante para reerguer o rapaz. Camilo e Rita tinham muito em comum. Além de representar um ombro amigo ele se sentia bem na presença dela. Houve um dia que Camilo recebeu uma carta que dizia que todos sabiam o que estava acontecendo o que o deixou com muito medo e fez com que parasse de visitar Vilela e Rita. Por conta desse comportamento de Camilo, Rita procurou a Cartomante. Ao passar do tempo, a situação vai se agravando, e Camilo recebe um bilhete de Vilela, dizendo que era pra ele comparecer á sua casa. Ao caminho, o moço decide passar na casa da Cartomante que Rita havia consultado uma vez. E o fez, seguiu seu caminho até à casa de Vilela e Rita. Ao chegar foi recebido por Vilela que estava desanimado com a situação, ao entrar ouviu um grito e sentiu a frieza no local. Logo ali, estava Rita, morta. E então Vilela o agarrou pela gole e disparou dois tiros.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?