A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Tata 07/03/2018

"A cigana" uma obra classica de Machado de Assis, narra a história de três pessoas Vilela, Camilo e Rita três amigos.
Vilela e Camilo eram amigos de longa data, desde à infância, mas devido aos estudos de cada um, eles acabaram se separando e não se vendo por muito tempo.
Quando Vilela voltou este já se encontrava- se casado com uma moça formosa e um pouco tonta, ela que ataiu muito à atenção de Camilo.
Dada a morte de sua mãe, Camilo se abateu muito como qualquer outro filho, porém Vilela cuidou de tudo relacionado a parte material do enterro como um bom amigo que era, enquanto Rita a esposa de Vilela, confortou o coração do rapaz "principalmente o coração".
Não sabiam como mais os dois estavam apaixonados, e se encontravam frequentemente as escondidas, trocando juras de amor e carinhos, mas depois de algum tempo Camilo começou a receber cartas com acusações sobre os dois, e com medo de um escândalo parou de visitar a sua amada.
Rita com medo de seu amado não a querer mais, procura uma cartomante que lhe diz palavras de conforto, que faz com tenha coragem para enfrentar seu amor, e pedir explicações sobre seus sentimentos.
Depois de tudo ter sido exclarecido, eles voltaram a se encontrar e é claro depois de algumas precauções serem tomadas.Até que um dia o rapaz recebe uma carta de seu amigo o convocando para que ele vá rapidamente a sua casa, o que fez com o moço se enchesse de preocupação já que o horário não era o adequado.
Enquanto ele andava para a casa de Valela, a curiosidade e ansiedade o corruiam por dentro foi quando ele passou em frente à casa da cigana na qual a sua amada havia se consultado e resolveu entrar, a cigana lhe disse palavras, assim como para com sua amada, confortantes que o deixou corajoso e esperançoso em relação a conversa quê teria com o seu velho amigo.
Chegando lá Velela o chamou para que entrasse em um certo cômodo, este que no qual jazia o corpo já sem vida de sua querida Rita e alguns minutos depois o seu.

Antonio Guilherme 07/03/2018

A cartomante
A história se passa no ano de 1869, onde Camilo reencontra seu amigo de infância, Vilela, que voltou da Província onde havia se casado com uma bela moça chamada rita. Este havia abandonado a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo foi receptivo e arranjou uma casa para que o casal ficasse e desde então os três se uniram e a convivência trouxe intimidade. Pouco tempo depois do reencontro a mãe de Camilo faleceu e o casal foi muito importante para reerguer rapaz. Enquanto Vilela ficou a par dos assuntos mais técnicos, como enterro e inventário, Rita ficou especialmente por tratar de seu coração. Camilo e Rita tinham muito em comum. Além de representar um ombro amigo ele se sentia bem na presença dela. Gostavam dos mesmos livros, iam juntos a tetros e passeios entre outras coisas. Foi bastante inexplicável como aconteceu, mas os dois acabaram se envolvendo em um romance muito perigoso.

Anderson.Santos 07/03/2018

A CARTOMANTE
O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros, E fala muito sobre romance entre Rita e camilo que começa bem e acaba mal

Anderson.Santos 07/03/2018

A CARTOMANTE

Carolina.Athais 07/03/2018

A Cartomante
Este conto e muito interessante pois, ele retratar uma linguagem classica, que me fez refletir sobre esse triângulo amoroso de traicões e mentiras trazendo esse lado pessimista da vida da vida.

Gabriela.Maria 06/03/2018

Resenha sobre o conto A cartomante
O conto A cartomante de machado de assis, retrata uma história de amor entre 3 pessoas. Achei o enredo interessante de ler, é como história de novela. E podemos também refletir a partir dele, sobre coisas que acontecem quando ficamos ausentes durante um longo período por conta de alguns problemas... Como a vida segue, como coisas mudam.

Roberto.Matheus 05/03/2018

Todo o conto mostra uma forma realista da vida, uma visão mais dura com características humanas apresentadas e seus sentimentos expostos, mas, também muito bem humorado e com algumas ironias. apresenta também varias situações de pessimismo e da triste desonestidade no dia a dia. Acaba sendo um livro muito interessante e viciante por conta dos diversos sentimentos e emoções nele

Mr_Brener 05/03/2018

Mistérios e mentiras
Um conto simplesmente excepcional, envolvente e como de costume um tanto misterioso. O conto nos desperta a curiosidade e desejo de finalizar a leitura, pois a cartomante mente de forma tão descarada que faz com que o leitor de certo modo acabe acreditando nesta mentira que ela cria para enganar os personagens. E o melhor deste conto? É a forma como ele termina.

Roberta.Leite 05/03/2018

A Cartomante é um dos contos de Machado De Assis, esse conto se trata sobre um romance proibido de Camilo, Rita e Vilela a história desses personagens tem o envolvimento de amizade, amor, paixão e o ódio.
Camilo e Vilela eram amigos de infância que seguiram caminhos bem diferentes profissionalmente, Camilo foi para área publica e Vilela decidiu se forma em magistrado. Camilo se casou com a rita que resolveu voltar para cidade natal de Camilo e assim continua o conto. Além de continua achando algum contos de Machado De Assis, esse de todos foi o mais interessante e também foi o que eu menos precisei procurar significado de algumas palavras.

Henrique 05/03/2018

Cleiton Ribeiro 2M
A cena primordial para o prolongamento do enredo é uma sexta-feira de novembro de 1869. Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de acreditar nas afirmações da cartomante. O nome dessa personagem não é revelado no livro, caracterizando, assim, a típica forma machadiana de escrever. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir. Era, portanto, uma mestra em mentir descaradamente. A cartomante servirá para enganar as personagens principais.

Camilo era amigo de longa data de Vilela. Este, então, casa-se com Rita que constrói uma relação mais íntima com o rapaz. A razão principal para o adultério entre eles é a morte da mãe de Camilo. Camilo, moço inocente, tenta negar os seus desejos, mas cai facilmente aos gracejos da mulher. Até então, o menino recebe uma carta anônima a qual deixa claro que os amantes estavam prestes a serem descobertos. Camilo foge de Rita, evitando-a. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais. O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela. Este pede para que ele apressasse em encontrá-lo na sua residência. Temendo o pior, Camilo decide consultar-se com a cartomante. Ela o engana, assim como fez com Rita e a tantos outros. Garante a ele que o seu futuro era de amor pleno. Quando chega à casa de Vilela, ele está irreconhecível. Camilo percebe o corpo caído da amante, Rita. Sem reação, o jovem é morto pelo próprio amigo com um tiro à queima roupa. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.

anabeatriz_sm 04/03/2018

Gostei desse livro pois mesmo com a presença da linguagem dificil, ele trás uma historia que puxa o leitor, trazendo a parecença do triângulo amoroso, o amor que pode se torna odio entre outras coisas interessantes

Juliana.Almeida 04/03/2018

A cartomante
Gosta da forma que Machado expõe as frustrações ,as inseguranças de seus personagens ,fazendo assim deles mais humanos ,o que faz com que o público se identifique e se prenda mais ao conto . A linguagem apesar de rebuscada não se tornou tão cansativa como em outros contos já lidos do mesmo autor .No geral eu gostei do livro ,gostei de ver o amor superando as barreiras do tempo .