A Cartomante

A Cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

analu 14/06/2023

Achei esse conto muito bom

Eu pensei que não conseguiria entender muito bem por ser Machado de Assis e soube que os livros deles são difíceis de entender mas logo no começo eu já tava entendendo tudinho

E o final me surpreendeu bastante, eu realmente não esperava que isso acontecesse

Stefany413 11/06/2023

Eu apenas li este conto, pois foi pedido pela professora de português da escola, então não tenho muito a dizer sobre o conto.

Nayara's Version 11/06/2023

Esse final
?A cartomante? é um dos contos mais famosos do escritor Machado de Assis. Ele faz parte do livro Várias histórias (1896) e mostra um trágico desfecho para a relação extraconjugal entre os personagens Camilo e Rita.
o narrador machadiano evidencia a traição praticada por Camilo, o qual é amante da esposa de Vilela, um amigo de infância. É feita a análise psicológica desse amante descrente, que zomba de Rita quando ela procura uma cartomante, mas acaba buscando o conforto da adivinha quando desconfia de que Vilela planeja uma sangrenta vingança.

Lutty1 08/06/2023

Mais um Triângulo Amoroso
Mais um triângulo amoroso de Machado de Assis. Rita, Vilela e Camilo. Escrita culta, vocabulário inacessível ao público infantojuvenil. Citações de Hamlet. A cartomante tem.papel aecundario por incrivel que pareca. Embora não goste de quadrinhos, precisei ler este. Não me decepcionei, mas  pretendo ler o livro, prefiro.

JAlia372 07/06/2023

Machado eu te amo namoral
Eu so consigo rir desse final kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Laryssa Barros 04/06/2023

Machado segue me surpreendendo...
Eu ame, de forma alguma achei que ele ia tomar o rumo que tomou no livro. Por ser curto, dá para ler de uma vez, o que aumenta o impacto da história, o final é de cair o queixo.

folkclara 04/06/2023

Oi?
Li por causa da minha aula de literatura. A professora colocou uma parte do livro, e eu fiquei com interesse de ler.
artreb3ca0 11/06/2023minha estante
aula de literatura

artreb3ca0 11/06/2023minha estante
essa jane inspirando os jovens....

folkclara 11/06/2023minha estante
sim

folkclara 11/06/2023minha estante
Nossa queen de português

Marina 03/06/2023

Muito bom esse conto.
Há várias indicações do estilo machadiano, tem uma parte muito boa que agt fica vidrado pra saber o que vai acontecer e já tem um quê de dom casmurro.

imkamilly 31/05/2023

Nem sei oq dizer
Cara... Que livro é esse?? Eu comecei ele na escola e terminei em uma aula só, li somente porque a professora mandou, para fazer a gincana de amanhã. Meus amigos, que livro foi esse?? Esse final foi realmente surpreendente!!! Todos da sala gostaram, inclusive eu, a leitura é gostosa e envolvente.

?????

Cisquinhole 28/05/2023

Ninguém é a vítima
Eu simplesmente amei como esse conto foi um grande tabefe na cara, porque não traz personagens irreais, que um é a vítima que sofre e não faz nada e o outro que é o vilão e pah pah pah.

Temos três personagens que, no final, estão três errados, sem que um saia como a vítima. A construção da relação da Rita e Camilo e como até mesmo o narrador deixa claro que nem eles sabem como chegaram a se tornar amantes deixa a marquinha machadiana da incerteza no conto. Como dito, fica no ar quem fazia as cartas de denúncia, quem contou a Vilela da traição e como foi o trololó que deu início a relação escondida de Camilo e Rita.

A forma como a Cartomante está conectada em todos os acontecimento é surreal e muito por baixo dos panos, porque, dá a entender que ela não conhece os personagens e a relação entre eles, mas os diálogos e situações se encaixam.

Recomendo bastante, foi uma leitura para a faculdade, que me lembrou um pouco O Primo Basílio, e a narrativa e a escrita são bem tranquilas.

DeboraESouza 27/05/2023

Estou começando a gostar dos contos do Machado por causa do meu professor de literatura KKKK

São contos pequenos mas que sempre trazem uma crítica por trás, esse em questão tem um final inimaginável, é aquele fechamento que te deixa de boca aberta e a espera de mais.

skuser02844 24/05/2023

um pouco decepcionante
esse é o conto mais hypado do machado, ent esperava muito dele. acabou não sendo uma leitura tão boa, não curti muito o desenvolvimento e acho que existem outros contos dele que são infinitamente mais interessantes. o que salva é o final, que eu adorei e limpou um pouco a imagem que eu tive do conto enquanto lia ele

Najúlia 24/05/2023

Twist
Estou lendo para a escola a coletânea de 12 contos do Machado de Assis e "A cartomante" é o primeiro lido.
Acho difícil ler e me interessar por leituras com esse estilo mais clássico, mas confesso que esse me impressionou! Todos os personagens são complexos e bem trabalhados, a trama é envolvente e o fim surpreendente.

Luiz.Goulart 22/05/2023

Machado é o tal
Esse é um conto de Machado de Assis originalmente publicado em 1884 no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e que conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. A bela Rita, em conflito com sua situação amorosa, decide secretamente procurar uma cartomante. Ela é casada com Vilela, mas secretamente é apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido. A súbita chegada de cartas anônimas ameaça a paz de Rita e o triângulo amoroso vai rapidamente chegando ao seu final trágico. Interessante notar que no texto, o autor não faz qualquer juízo de valor sobre as atitudes dos personagens com o narrador deixando para o leitor a responsabilidade de julgar o comportamento deles. Esse conto trás uma das características marcantes dos textos de Machado, a forte presença da geografia urbana do Rio de Janeiro com as páginas repletas de referências às ruas, praças e caminhos da cidade que os personagens transitavam.

Fernanda.Canseco 15/05/2023

É legal. Bem rápido, objetivo. A linguagem não foi de uma dificuldade contábil. É legal. Não sei se tem uma mensagem, mas é legal. Vagarosamente simplista e digno de louvor por objetividade.