A cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

folkclara 04/06/2023

Oi?
Li por causa da minha aula de literatura. A professora colocou uma parte do livro, e eu fiquei com interesse de ler.
artreb3ca0 11/06/2023minha estante
aula de literatura

artreb3ca0 11/06/2023minha estante
essa jane inspirando os jovens....

folkclara 11/06/2023minha estante
sim

folkclara 11/06/2023minha estante
Nossa queen de português

Katia Rodrigues 24/02/2022

Amigo disfarçado, inimigo dobrado.
Machado é um excelente contador de histórias, né não?! Fico besta com a habilidade dele de manipular nossas expectativas com revelações inesperadas, assim como suavizar situações dramáticas com pinceladas de humor, além de conseguir esboçar, em poucas linhas, a identidade de um personagem:

"Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento: limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando."

Não é à toa que "A cartomante" destaca-se com louvor entre os vários contos do escritor.

Ig: @ingrisias
Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
Eu adoro esse conto.

Katia Rodrigues 02/03/2022minha estante
Bom demias, Carolina. Esse ," A igreja do diabo" e "O alienista" são impagáveis ??

Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
Os meus preferidos, tb! ???

Katia Rodrigues 02/03/2022minha estante
??

.Ju 08/04/2022

bem inesperado
Comecei a ler os livros de Machado de Assis por agora, então ainda estou me acostumando com sua narrativa e reviravoltas inesperadas. Gostei bastante desse conto, me impactou bastante.

Eu só esperava uma mensagem por trás do plot, após ler "a igreja do diabo" pensei que todas suas narrativas tivessem essa pegada.
Leitora Ana 08/04/2022minha estante
Esse foi uma surpresa pra mim também

.Ju 08/04/2022minha estante
o último parágrafo foi ?

Clara3322 28/04/2022minha estante
Hummm

Adriano.Passos 23/02/2018

Ladra!
A cartomante, e um conto que tem foco nos três amigos que viviam um triangulo amoroso, que ao decorre da historia, percebesse como o amor e as incertezas começam a corrompe suas amizade. O que os leva a nossa querida e "amada" cartomante que aparentemente deu todas as certezas a Camilo de que nada daria errado. O que ele não esperava era que ela basicamente nunca se quer conseguiu prever o futuro realmente, o que resultou numa morte terrível tanto para ele quanto para rita. (Sem conta o dinheiro que ele perdeu)/ Este conto no inicio me fez pensa que tudo fosse da certo, mais o final se mostrou totalmente o contrario do que eu esperava, o que me fez de certa forma fica intrigado. E eu confesso que ri um pouco com a questão da cartomante te ganha aquele dinheiro tudo e falado que era para ele ir atras dela que nada poderia da errado.
Felipe Moura 23/02/2018minha estante
;-;

Ana Paula Paim 24/02/2018minha estante
É mesmo, Adriano. O final do conto é um assombro!!!! Causa-nos um impacto, como um soco no estômago. Machado discute a superstição, a moral, a traição, a vida humana e nos deixa com a cabeça cheia de questões... A cartomante é um dos meus favoritos. Fico imaginando a cartomante, a tensão de Vilela e a plena confiança de Camilo após a consulta com a cartomante. Quanta genialidade!! Não dá para não amar, Machado é Machado!! Abraços,

Giovanna.Tavares 12/09/2021minha estante
Eu e Ana Gabriela gostamos muito da sua resenha, achamos ela bem informativa, ajudando os leitores que ainda não leram o conto a entende-lo melhor. Também conseguimos aprender sobre o autor e sobre o realismo tanto no conto quanto na resenha. Além da pré abordagem aos personagens.

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu e a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, contem bastante informações sobre o conto e sobre o escritor. Confesso que entendi melhor o texto com a sua resenha do que com ele mesmo kkkk.

Bargeri 14/09/2021minha estante
Eu e a Mariana gostamos muito da sua resenha, e concordamos que o amor pode mesmo superar uma amizade e até mesmo o respeito com a outra pessoa e seu relacionamento. E que sim cada um acreditou em alguém, mas no final o medo, o desespero, a vergonha, fez Vilela cometer atos horríveis.

Mateus Araujo 15/09/2021minha estante
O Rocato e eu, achamos muito interessante sua resenha, e concordamos muito com vocês, principalmente no ponto que a dupla colocou em relação a ciência ter uma relação importante no conto, pois é característica do Realismo.

Henrique 28/02/2018

LALA
O fato de ter a linguagem um tanto antiga dificulta a leitura mas apesar disso é um livro que prende um pouco a atenção... Mas entre ler livros comuns de atualmente e esses contos, prefiro ler os atuais. Gostaria realmente de saber porque lemos esses livros ao decorrer dos anos na escola. Os livros mais atuais não são o bastante ? Por que temos que ler livros com linguagem completamente diferente da nossa ?
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Porque os textos de Machado de Assis são clássicos e suscitam uma leitura mais aprofundada e uma análise a altura! Ítalo Calvino define muito bem o que é ser considerado um clássico:
"Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Podemos ler a obra de Machado de Assis trezentas mil vezes e sempre observaremos novas nuances, novas possibilidades de interpretação. Então, ler é a melhor maneira de descobrir que Machado nunca terminou de dizer tudo o que tinha para dizer.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Sugestão de leitura:
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Miguel Vinícius 15/09/2021

O conto “A Cartomante” foi publicado por Machado de Assis em 1896, era um livro composto por 16 contos que primeiramente foram publicados no jornal carioca Gazeta de Notícias, em 1884 e 1891. Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no dia 21 de junho de 1839 foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil, veio a falecer no dia 29 de setembro de 1908 aos seus 69 anos de idade. Machado de Assis foi o principal nome do realismo brasileiro o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura.
Umas das características mais marcantes deste autor é a presença da cidade como um importante elemento da narrativa. Assim como a maior parte dos livros de Machado de Assis, “A Cartomante” também traz alguns temas sociais e a denúncia de como a sociedade era hipócrita naquela época. Um casamento era mantido sem amor e pelas aparências.
Esse conto de Machado de Assis é uma das obras do autor que vem a demostrar como ele entendia o comportamento humano, é uma obra complexa porém cheia de características e fatos interessantes, ela tem como objetivo demonstrar que na vida humana existem situações distintas, em que se buscam laços afetivos e pessoas de confiança, porém muitas das vezes essas pessoas podem e tendem a decepcionar, como mostra no conto, em que Camilo e Vilela eram grandes amigos de infância, possuíam um grande carinho um pelo outro, porém por uma paixão proibida entre Camilo e Rita (esposa de Vilela), essa amizade acaba em um fim trágico, onde a paixão supera a amizade e acaba se transformando em raiva e ódio, trazendo a lição de nunca se confiar inteiramente em alguém.
A obra traz também, um quesito importante que são as crenças, no conto, mostra-se que Rita acreditava no que a Cartomante dizia, ao contrário de Camilo que a partir dos 20 anos de idade não conseguia acreditar em mais nada. Porém com o desenrolar da história, Camilo em um momento de insegurança e medo, vê-se na possibilidade de buscar respostas em alguém, e vai ao encontro da Cartomante, que diz coisas que de alguma forma o confortaram, ela disse pra ele não ter medo, pois nada de mal aconteceria com ele, nem com Rita, essas palavras o deram a segurança que ele buscava, para conversar com seu “amigo” Vilela, ao chegar lá ele vê Rita morta, logo após Vilela também o mata, deixando em evidência que as afirmações da Cartomante eram falsas... Outra lição sobre confiar nas pessoas.
Miguel Vinícius 15/09/2021minha estante
Dupla: Miguel e Leonardo

Kaio 15/09/2021minha estante
O Julio e eu, vimos sua resenha e partilhamos dessa mesma visão da obra. Também achamos interessante a perspectiva sobre as crenças.

Camila Da Rós 29/04/2021

Que???
Eu adorei esse livro e fiquei impressionada com o quanto que ele me prendeu na história. O final é muito doido!!
Ana.Cabianca 29/04/2021minha estante
É bom mesmo???

Camila Da Rós 30/04/2021minha estante
Simm, nunca pensei que teria vontade de ler algo do Machado de Assis. O livro é um conto, então é muito rápido de ler!

Janaina Edwiges 25/11/2020

A leitura de A cartomante nos permite fazer um trocadilho com um ditado bem famoso e questionar: há males que realmente vêm para o mal? Estou amando minha maratona de leitura dos contos de Machado de Assis, uma experiência tão enriquecedora! Recomendo a todos!
Pedrohenriqp 04/06/2022minha estante
Quais outros contos você indica? Adorei esse!

Janaina Edwiges 04/06/2022minha estante
Olá, Pedro! Os contos de Machado de Assis são excelentes! Dos que eu já li até o momento, amei Pai contra Mãe e O relógio de ouro. Outros que também gostei bastante foram: História de uma lágrima, A Igreja do Diabo, Mariana (tem dois com o mesmo título), Conto de escola, O caso da vara, O Enfermeiro, O pai.

Giovanni.Guedes 14/09/2021

Uma sucinta visão do conto
Responsável por dar início ao Realismo, Machado de Assis foi um dos autores mais destacados da literatura realista, sendo a obra “A cartomante” uns de seus contos. Destaca-se que diferente do Romantismo a escola que surge nos meados do século XIX é antropocêntrica e objetiva, muitas vezes trazendo assuntos nunca antes mencionados nas obras românticas. Misteriosa e imprevisível, “A cartomante” conta sobre um triangulo amoroso, onde um de seus integrantes consultava a mulher do título frequentemente.

Ocorrido no Rio de Janeiro o enredo conta com quatro personagens, sendo eles: Camilo, Rita, Vilela e a cartomante. No início da história já é evidenciada uma traição, já que Rita, que era casada com Vilela, era amante de Camilo, tal ato que a fazia viver preocupada com o futuro assim, consultando a vidente diversas vezes durante o conteúdo.

Com medo de ser descoberto, Camilo, que era amigo de Vilela, decide se afastar de Rita, onde a mesma com saudades começa a o enviar cartas até que Camilo começa a ser chamado por Vilela para uma visita, porém com receio de ter sido descoberto ele vai consultar a cartomante que o fala sobre um futuro incerto.

A proposta misteriosa do conto é um pouco confusa, mas durante o texto é lentamente desmistificada, com uma descrição cautelosa e ideal para gerar tensão ao usuário. O autor trabalha muito com contradições nas personagens fazendo o leitor duvidar do caráter das mesmas de uma forma que seja empolgante a continuação da leitura para a descoberta do desfecho.
Giovanni.Guedes 14/09/2021minha estante
Dupla: Giovanni e Henrique da Silva

Giovanna.Beatriz 14/09/2021minha estante
O meu grupo achou super interessante a resenha de vocês, pois acreditamos na mesma coisa, o fato de que a história começa um pouco confusa, mas com o decorrer da mesma podemos ver o desenvolvimento das personagens sobre a relação de Camilo e Rita.

Moises.Santos 23/02/2018minha estante
undefined

Grace 01/03/2018minha estante
OK

Carolina.Athais 07/03/2018

A Cartomante
Este conto e muito interessante pois, ele retratar uma linguagem classica, que me fez refletir sobre esse triângulo amoroso de traicões e mentiras trazendo esse lado pessimista da vida da vida.
Carolina.Athais 07/03/2018minha estante
Da vida.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Renan GM 27/07/2020

Final chocante
Eu realmente não esperava pelo final.
É o segundo conto favorito de Machado de Assis por mim. Meu favorito é o Alienista...
Gabi 31/07/2020minha estante
O final é realmente chocante!

Renan GM 31/07/2020minha estante
E como!