A cartomante Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Adriano.Passos 23/02/2018

Ladra!
A cartomante, e um conto que tem foco nos três amigos que viviam um triangulo amoroso, que ao decorre da historia, percebesse como o amor e as incertezas começam a corrompe suas amizade. O que os leva a nossa querida e "amada" cartomante que aparentemente deu todas as certezas a Camilo de que nada daria errado. O que ele não esperava era que ela basicamente nunca se quer conseguiu prever o futuro realmente, o que resultou numa morte terrível tanto para ele quanto para rita. (Sem conta o dinheiro que ele perdeu)/ Este conto no inicio me fez pensa que tudo fosse da certo, mais o final se mostrou totalmente o contrario do que eu esperava, o que me fez de certa forma fica intrigado. E eu confesso que ri um pouco com a questão da cartomante te ganha aquele dinheiro tudo e falado que era para ele ir atras dela que nada poderia da errado.

Carolina.Athais 07/03/2018

A Cartomante
Este conto e muito interessante pois, ele retratar uma linguagem classica, que me fez refletir sobre esse triângulo amoroso de traicões e mentiras trazendo esse lado pessimista da vida da vida.

Henrique 28/02/2018

LALA
O fato de ter a linguagem um tanto antiga dificulta a leitura mas apesar disso é um livro que prende um pouco a atenção... Mas entre ler livros comuns de atualmente e esses contos, prefiro ler os atuais. Gostaria realmente de saber porque lemos esses livros ao decorrer dos anos na escola. Os livros mais atuais não são o bastante ? Por que temos que ler livros com linguagem completamente diferente da nossa ?

Ana Luiza Borges 23/02/2018

A Cartomante
A obra trata-se de mentiras e traições, que acabam com um final trágico de duas personagens. A Cartomante serviu para enganar os personagens principais da trama, o conto mostra uma triste realidade que acontece no nosso cotidiano, em relação a desonestidade entre os personagens. A trama é contada na terceira pessoa, e mostra algumas metáforas durante o conto.

Madu.Borba 01/03/2018

Maria Eduarda santos 2C
O romance " a cartomante" de Machado de Assis, conta uma história onde a mulher italiana se diz cartomante e engana os personagens principais que fazem parte de um triângulo amoroso.Ao decorrer da história, Camilo recebe uma carta anônima onde descobre que um segredo em que esta envolvido virá a ser desmascarado.
E uma história que te prende pois mostra o cotidiano falando como os personagens se comportam ao mesmo tempo com fácil leitura

Biansasantos 26/02/2018

A cartomante Machado de Assis
O conto a cartomante relata a vida de uma mulher cheia de mistérios, alta nas faixas dos 40 anos e não tem nome próprio italiana e nesse conto também tem a história de Rita, Camilo, e Viela, tanto a Rita como o Camilo acreditavam que quando a cartomante provocasse sua morte eles no final poderiam ficar juntos mas não foi realmente isso.

Ludimila.Hatzinikolaou 28/02/2018

A Cartomante
A Cartomante é uma obra do escritor Machado de Assis, na qual aborda temas como: traição,amor e vingança. A história se inicia quando Vilela após casar-se com Rita, volta a sua província e reencontra seu amigo de infância Camilo.Com a morte da mãe de Camilo, a amizade dos dois se fortalece cada vez mais. Vilela ajudou o amigo com o enterro da mãe, já sua esposa, Rita, o confortou.Com o passar do tempo, surgiu um romance escondido entre Rita e Camilo, e o jovem passou a receber cartas anônimas alegando que já tinham conhecimento do seu relacionamento, ele resolveu evitar ir a casa do amigo.Preocupada, Rita decide fazer uma visita a uma cartomante.Dias se passam e as cartas continuam, até que Camilo recebe uma nova carta, dessa vez, seu amigo Vilela o convida a ir a casa do casal. Chegando lá, Vilela estava muito nervoso e fez um gesto para que ele entrasse, Camilo entrou e viu sua amada Rita morta, Vilela em um surto de raiva vingou-se e com dois tiros o matou.

Edu 23/02/2018

Muito bom livro,pequeno e simples,com uma linguagem que apesar de ser antiga não é tão difícil e que poder ser lido em minutos com um final um pouco inesperado.

Mariana.Souza 26/02/2018

Em ?A Cartomante?, Machado de Assis narra a história de um triangulo amoroso, que tem como personagens Vilela, Rita e Camilo. No início era apenas Camilo e Vilela, que viveram desde pequenos juntos e se tornaram melhores amigos. Vilela então, casa-se com Rita e constrói uma relação íntima. O principal motivo para acontecer o adultério é quando a mãe de Camilo falece. Camilo, que era inocente e mais novo, após a aproximação dos amigos, como forma de conforto, tentava esconder seus desejos, mas rapidamente passou a ser impossível. As visitas passaram a ser frequentes, especialmente por Rita, que passou a seduzir e provocar Camilo. Logo após, Camilo começou a receber cartas anônimas, que diziam saber de toda a história da traição. Diante da situação, Camilo ficou com medo de acontecer algo e passou a visitar com menos frequência a casa de Vilela, mesmo os dois sendo amigos desde a infância. Em um dia, o rapaz recebe uma outra carta, agora com o nome de Vilela, que pedia com urgência para o amigo ir até a sua casa. Desesperadamente ele ficou receoso do amigo ter descoberto tudo entre ele e Rita. Andando nervoso pela rua, decide visitar a uma Cartomante, essa que acalma Camilo falando que tudo irá se resolver e nada de ruim acontecerá para ele. Chegando lá, Camilo encontra Rita morta no chão da sala, totalmente ensanguentada, Vilela então lhe dá dois tiros, colocando um fim na história dos três.

Mariana - 2º J

tsumi 02/03/2018

Breno 2J
A cartomante é uma historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Camilo riu de Rita, tentou deixar claro que ele a queria, e que em caso de dúvidas procurasse a ele mesmo, também pelo risco de Vilela (marido de Rita) descobrir tudo. Rita era uma mulher insegura, sonhadora, que acreditava nas cartomantes, já Camilo dizia que era uma grande bobagem.Mãe de Camilo morreu,e Rita e Vilela demonstrou ser grandes amigos, Vilela cuido da parte do velório,já Rita, cuidou da parte emocional.. e assim vai surgindo um lindo amor... no fim Vilela descobre tudo,mata Rita e Camilo. Bom é uma história muito boa pra se ler... gostei bastante desse Conto!

Isabela.Soares 30/03/2018

A cartomante
A cartomante mostra a pior parte existente em um ser humano, nos remete a um ser humano cheio de maldades e traiçoeiro, cheio de soberba e vingança. É trás de forma explícita o amor sendo rebaixado como uma justificativa de erro, da falta de fidelidade.

Baiano 27/02/2018

A cartomante
A cartomante livro de Machado de Assis, é um livro muito interessante que gira em torno de um triangulo amoroso contendo 2 personagens casados, com um final muito surpreendente que nos faz ficar espantados.