A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Giovanna.Tavares 12/09/2021minha estante
Eu e Ana Gabriela gostamos muito da sua resenha, achamos ela bem informativa, ajudando os leitores que ainda não leram o conto a entende-lo melhor. Também conseguimos aprender sobre o autor e sobre o realismo tanto no conto quanto na resenha. Além da pré abordagem aos personagens.

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu e a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, contem bastante informações sobre o conto e sobre o escritor. Confesso que entendi melhor o texto com a sua resenha do que com ele mesmo kkkk.

Henrique 28/02/2018

LALA
O fato de ter a linguagem um tanto antiga dificulta a leitura mas apesar disso é um livro que prende um pouco a atenção... Mas entre ler livros comuns de atualmente e esses contos, prefiro ler os atuais. Gostaria realmente de saber porque lemos esses livros ao decorrer dos anos na escola. Os livros mais atuais não são o bastante ? Por que temos que ler livros com linguagem completamente diferente da nossa ?
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Porque os textos de Machado de Assis são clássicos e suscitam uma leitura mais aprofundada e uma análise a altura! Ítalo Calvino define muito bem o que é ser considerado um clássico:
"Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Podemos ler a obra de Machado de Assis trezentas mil vezes e sempre observaremos novas nuances, novas possibilidades de interpretação. Então, ler é a melhor maneira de descobrir que Machado nunca terminou de dizer tudo o que tinha para dizer.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Sugestão de leitura:
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Bruna.Braz 12/09/2021minha estante
Como disseram, o conto "A cartomante" foi publicado no Rio de Janeiro, nele estão presentes as principais características de Machado de Assis, e o principal tema das obras do realismo que é o adultério, uma obra pertencente à fase de maturidade do autor, estando presentes ideias realistas do momento, tom pessimista, ironia e riqueza em detalhes.
Comentário pertencente ao trio: Bruna, Camili e Ruan

Nathalia.Souza 14/09/2021minha estante
Eu a a Ana Raquel gostamos muito da sua resenha, tem bastante informação do conto e com ele nós conseguimos entender melhor a história :)

Okaywinx 09/01/2023

Primeiramente, palmas para a minha primeira leitura de machado de Assis!!! Obg obg

Sobre o conto:

Me surpreendi muito positivamente com esse conto, não por esperar pouco dele, não mesmo, mas por eu ter sido pega de surpresa pelo plot twit incrível que ele tem.

Temos como personagens principais a Rita, Vilela e Camilo, tendo a cartomante como personagem secundária.
Apesar do título homenagear a cartomante, e história girar em torno de suas ações, ela não é uma personagem principal e nem mesmo é muito citada, já tendo uma quebra de espectativa em relação a história.

O conto tem uma dinâmica muito rápida, tudo acontece quase que ao mesmo tempo, fazendo com que você não consiga desprender a atenção nem por um segundo, ou irá perder algum detalhe importante. E depois de você começar a pensar que a história tá ficando lenta, chegamos no final com um acontecimento de cair o queixo, e um final "não finalizado" que deixa todos os sentimentos mais aflorados.

Não considero um final aberto, pois um final aberto deixa brechas de interpretações para um final não dito, não vejo que o final de "a cartomante" tenha sido assim. O final está ali, o que resta é a dívida de como ele aconteceu e a pulga atrás da orelha que te faz pensar "será que é oq eu tô pensando mesmo?"

Então sim, existe interpretações variadas, eu mesmo ao discutir com amigos pensamos em muitas possibilidades, mas não é algo 100% aberto, porque gera dúvida, mas não uma completa liberdade de imaginação.

O conto é muito bom, bem curto, acho que vale muito a pena ler, não só pela história, mas por toda a problemática e discussões que dá pra ter ao ler o livro.
Thais645 13/01/2023minha estante
estou muito ansiosa para ler esse conto! Calma, é sua primeira leitura de Machado? Ahhh fico feliz que começou a ler pelos contos! Machado de Assis é um ótimo contista, tenho certeza que não será sua última obra dele ?

Okaywinx 13/01/2023minha estante
Leia sim!! Esse conto me fez realmente querer ler outras obras dele!

João Brito 2 ano E 22/02/2018

A cartomante
E um bom livro posso ter a convicção de dizer isso mas, tem um enredo muito clichê e comum mas eu acho um bom livro pelo simples fato de que o final não acaba igual aos dos contos de fadas onde tudo e imaginação e fantasia em questão a linguagem...kkkkk teoricamente eu aprendi a entender e interpretar depois de ter lido o Alienista.
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Olá, João

Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Além do seu autodidatismo é perceptível a paixão do escritor pela leitura. Ao iniciar o conto A cartomante ele cita William Shakespeare ?há mais coisas no céu e na terra, do que sonha a nossa vã filosofia? demonstrando como a leitura é importante para a construção intelectual e acadêmica. Que sigamos seu exemplo e mergulhemos nas leituras dos contos machadianos.

Julia.Neves 22/02/2018

A cartomante
O livro mega interessante, gostei bastante do conceito que a história retrata . Essa história em uma cartomante uma história entre três pessoas que formam a drama de um triângulo amoroso Vilela, Camilo , Rita . Conseguir interpretar e entender o livro que mostra a leitura tranquila e animada .
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Julia,

Também considero um texto interessante e surpreendente!! Quando o li pela primeira vez, nossa fiquei pasma! Confesso que nessa primeira leitura, vi a situação de maneira supersticiosa e somente após outras leituras é que compreendi suas críticas e a exaltação ao cientificismo da época. Machado é bom demais! Abraços,

Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Olá, Ana
Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula as personagens.

Vitor 23/02/2018

" assim é o homem, assim é as coisas que o cercam " :(
" assim é o homem, assim é as coisas que o cercam " essa frase esta no livro e ela serve como se fosse um tema pra ele pois é a pura verdade, se fazemos o mal, o mal vai no cercar e se fizer o bem, o bem vai te cercar. foi o caso do Camilo, que traiu o próprio amigo pq quis, e em consequência disso, vilela se vingou de uma forma trágica né... mas a cartomante que fazia a cabeça de todo o mundo rapaz, leiam que vocês vão ver. kkk
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Vinicius,
Realmente, a cartomante que fazia a cabeça dos supersticiosos! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais. Sua opinião é muito interessante, porém permita-me discordar de alguns pontos: primeiro, Machado na maioria dos textos usa de sutileza, ao criticar atitudes sociais. Creio que tenha sido assim com Rita, ela é ardilosa, envolvente, perspicaz e ao mesmo tempo supersticiosa e se deixa levar pelas "previsões" vagas da Cartomante. Não consigo ver sua fragilidade.
Segundo, que final é esse?! Um final trágico e surpreendente (pelo menos para mim...). O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. Sinto pela decepção, mas esse é um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços

ok

OK

Guedes 22/02/2018

A Cartomante conta a história de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Rita é esposa de Vilela e vive um caso com Camilo, um amigo de infância do marido. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo, contra a vontade do pai, que queria vê-lo médico, mas o pai morreu, e Camilo preferiu não ser nada, até que a mãe lhe arranjou um emprego público. No princípio de 1869, voltou Vilela da província, onde casara com uma dama formosa e tonta (Rita); abandonou a magistratura e veio abrir banca de advogado. Camilo arranjou-lhe casa para os lados de Botafogo, e foi a bordo recebê-lo.
A história começa realmente com um diálogo entre Rita e Camilo, em novembro de 1869. Rita, uma mulher insegura e sonhadora, crê que uma cartomante recentemente consultada pode resolver os problemas e as angústias do casal e Camilo se nega a acreditar na cartomante e desaconselha Rita a acreditar e procurar essa mulher. Neste conto, a cartomante está caracterizada destas que falam tudo o que serve para qualquer pessoa, e assim enganando os personagens principais.
Unindo-se os três, a convivência foi trazendo intimidades. Pouco depois morreu a mãe de Camilo, e nesse desastre, que os dois mostraram-se grandes amigos dele. Vilela cuidou do enterro, dos sufrágios e do inventário e Rita tratou especialmente do coração, e ninguém o faria melhor. Daí Camilo apaixonou-se, a verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Após receber uma carta anônima o chamando de imoral e que todos já sabiam de seu caso com Rita. Temendo essa história chegasse aos ouvidos de Vilela, preferiu se distanciar do casal para não levantar suspeitas. Preocupada, a mulher pede ajuda a cartomante, temendo que o seu amado não a deseje mais.
O jovem Camilo recebe uma carta de seu amigo Vilela, este pede para que ele se apressasse e o encontra-se na sua residência. Camilo num momento de desespero procura a cartomante, que o ilude com falsas promessas de felicidade, dando sequência a um final trágico a história.

Aluna: Ana Beatriz Guedes
Professora: Grace
Turma: 2J
OK

Raiana Souza 22/02/2018

A cartomante
O conto "A cartomante" é muito humorado e irônico nas relações entre os personagens e seus padrões de comportamento. É utilizado uma linguagem sóbria, que não despreza os detalhes necessários a uma analise profunda.
Ana Paula Paim 23/03/2018minha estante
Oi, Raiana
Humorizado???? O conto retrata um triângulo amoroso trágico, intenso e assombroso. Uma "análise profunda" só é possível a partir de uma leitura atenta e detalhada, analisando os pormenores. Abraços

Eu num.sei meo 22/02/2018

Envolvente
O livro retrata um triângulo amoroso que acaba envolvendo o leitor.diferente do último conto que foi o alienista esse livro acaba sendo mais envolvente e direto ja que possui menos páginas.

Alessandra.Santana 23/02/2018

A Cartomante
Diferente da minha primeira leitura referente aos contos de machado,a cartomante possui uma leitura mais fácil de ser compreendida.
O conto trata-se, principalmente da mentira e da traição, muito presente em nosso dia a dia. Pude notar que o conto nos mostra uma triste realidade quando se refere as consequências da desonestidade, como por exemplo a traição, esse fato me chamou bastante a atenção, pois, diferente de outras histórias que na sua grande maioria busca trazer um final feliz, a cartomante retrata a realidade dos dias de hoje.
Olá, Alessandra

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos apenas o que queremos ouvir?